Lua Minguante
“Não bulo com governo, com polícia/ Nem censura/É tudo gente fina, meu advogado jura/Já pensou o dia em que o papa se tocar/E sair pelado pela Itália a cantar/Ehê, ahã!/Quando acabar o maluco sou eu”, Raul Seixas
O Centro Cultural Vale Maranhão anunciou o resultado do edital Pátio Aberto para o ano de 2021. Foram contemplados 38 projetos de 14 cidades maranhenses. Entre as propostas selecionadas: Associação Quilombola Tambor de Crioula São Benedito de Mato Grosso – Morros, Bumba Meu Boi de Guimarães (Sotaque de zabumba, Bumba Meu Boi Rama Santa (Sotaque Costa de Mão) de Cururupu e Mestre Zé Olhinho – O guerreiro valente: 60 anos de belas toadas, Boi de Santa Fé, sotaque da baixada (foto). Toda a programação do CCVM pode ser acessada no site www.ccv-ma.org.br e no canal do Youtube da instituição: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao.
Vem aí o disco “O homem que virou circo” de Marcos Magah, pela Saravá Discos, com produção de Zeca Baleiro e Tuco Marcondes. E o primeiro ato para anunciar este grande espetáculo é o single “Estação sem fim” que chegou ontem, 04, nas plataformas digitais, onde Magah divide os vocais com o cantor Odair José, um dos seus ídolos. Quando viajava pelo país com o violão nas costas, Magah escreveu a letra de Estação sem fim, em Goiânia – GO, terra natal de Odair José; uma feliz coincidência pois nunca imaginou gravar um dia exatamente essa música com ele. O disco vem com 13 faixas, tem duas assinadas com Zeca Baleiro: O homem de ferro e Alcântara em chamas. Há ainda uma parceria com o poeta Celso Borges: As coisas mais lindas do mundo. Marcos Magah começou trajetória artística enveredando na cena punk ludovicense com a lendária banda Amnésia, depois seguiu carreira solo, misturando folk, rock e brega. O reencontro de Magah com Zeca Baleiro aconteceu em 2019 durante as gravações do documentário ‘Ventos que sopram – Maranhão’, do cineasta Neto Borges. Daí veio a primeira parceria “Eu chamo de coragem”, gravada por Baleiro no álbum O amor no caos – volume 2.
Começou ontem, 04, as primeiras ações do festival Dança em Trânsito 2021, com aulas de manutenção para profissionais de dança e artes cênicas de todo o Brasil. As aulas serão gratuitas e online, sempre às sextas-feiras, mediante inscrição. Para participar é necessário enviar um breve currículo, de até três linhas, para o email online@espacotapias.com.br. As aulas semanais de dança contemporânea serão inicialmente ministradas pela coreógrafa Flávia Tápias – a partir do Método Tápias, criado pela curadora e diretora artística do Dança em Trânsito Giselle Tápias – e posteriormente por professores convidados. Com duração de 1h30, as aulas serão disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube do Espaço Tápias.
A 19ª edição do Dança em Trânsito começa em outubro e segue até dezembro em formato híbrido, presencial e online, percorrendo diversas cidades, incluindo a capital maranhense São Luís.
Que tal um “Blend Eros” (afrodisíaco) para celebrar o Dia dos Namorados? A porção mágica leva chá verde, jasmin, canela em pau, hortelã, frutas vermelhas, casca de catuaba e rosa canina. Essa é uma das dicas sensacionais da Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino. Na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses, acontece todas as quintas-feiras e sextas-feiras uma roda de conversa em torno desse incrível mundo dos chás puros e blends, com degustação de três tipos de chás e comidinhas, tudo harmonizado; obedecendo todas as regras sanitárias e protocolo de saúde. Uma vivência sensorial muito interessante, com meditação, e todo o ritual do chá. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
Teve estreia essa semana o canal da personal cooking Raíssa Portela no YouTube. Será atualizado semanalmente com vídeos novos todas as quintas-feiras. O conteúdo será voltado para a boa alimentação, com dicas e receitas de comida de verdade, sabor e sem complicações. A mistura promete ser das melhores – culinária, música e arte!!
Radicado no Canadá, o maranhense Rommel lançou ontem, 04, o EP “Bússola das andorinhas”. O trabalho apresenta cinco faixas, quatro delas já lançadas como singles e a inédita faixa-título. “Bússola das andorinhas” tem a colaboração de músicos brasileiros e canadenses e letras em português, inglês e francês. Destacamos “Escutando as estrelas” em que ele homenageia uma das grandes constelações do Brasil: a dos sanfoneiros. Especialmente o saudoso mestre Dominguinhos (1941-2013) e o maranhense Zé Américo Bastos. A faixa conta com a adesão de Mestrinho, um dos grandes nomes brasileiros do instrumento na atualidade. Neste sábado, 05, Rommel fará live no Instagram: @rommelribeiromusic, para marcar o lançamento do trabalho.
Check in
*Estamos de volta com apresentações presenciais às sextas-feiras, no Thai Restaurante – Golden Shopping, Calhau. De 19h às 23h uma trilha sonora instrumental, jazz, soul music e clássicos internacionais com set 100% vinil.
*Confiram a agenda da DJ Vanessa Serra: Lives às quintas-feiras, “Vinil & Poesia” às 20h, no instagram: @vanessaserrah; às segundas-feiras, Festival Segunda Sem Lei na plataforma Twitch (twitch.tv/djvanessaserra), às 23h15. E aos domingos, “Alvorada” de 7h às 9h, no Instagram (@vanessaserrah) e na Twitch, integrando a programação do coletivo UhManasTV, vai até 10h.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Use máscara, higienize as mãos. Saúde para todas e todos!