Lua Minguante
“É você que ama o passado/ E que não vê/ Que o novo sempre vem”…,
Belchior
******************X********************
A Ginga Cia de Dança chega a São Luís para duas apresentações do espetáculo Silêncio Branco, nos dias 29 e 30 de maio, às 20h, no Teatro João do Vale. Contemplado no edital Funarte Rede das Artes e fomentado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, o projeto coloca em cena um tema social tão difícil quanto urgente: a violência contra a mulher.
O espetáculo questiona quantos alertas são ignorados e quantas perguntas bailam sozinhas sem respostas. A violência contra a mulher não se restringe apenas à agressão física; ela se manifesta também na coerção psicológica, na desvalorização moral, no controle financeiro e nas limitações impostas à liberdade feminina. Ao longo da obra, Silêncio Branco evidencia como essas diversas formas de opressão estão interligadas, reforçando uma estrutura que silencia, subjuga e, muitas vezes, mata.
Com um forte apelo visual e corporal, a coreografia dá corpo ao silêncio imposto às mulheres, transformando dor em movimento e denúncia em arte. A cada gesto, as intérpretes expressam não apenas o sofrimento imposto às mulheres, mas também a resiliência e a luta por liberdade.
******************X********************


Como conclusão dos trabalhos da 23ª edição da Semana de Museus haverá uma visita mediada, à exposição Com Amor, Alcione, pelo curador da mostra, Gabriel Gutierrez, neste sábado, 17h, às 16h. A visita mediada, guiada pelos curadores, permitirá aos visitantes aprofundar o conhecimento sobre a obra da cantora e sua importância para a cultura maranhense, brasileira e mundial. Além da visita, a exposição oferece a possibilidade de interação, como uma jukebox com a trilha sonora da cantora e um espaço para karaokê.
******************X********************


A Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP) abre, no dia 15 de maio, inscrições para três editais que integram a programação de sua segunda edição, marcada para acontecer na capital paulista entre os dias 21 e 24 e 27 a 31 de agosto. Artistas interessados de todo o Brasil podem se inscrever pelo site www.prodanca.org.br/mid. Esta segunda edição reafirma o papel da Mostra como plataforma de difusão e valorização da dança em seus múltiplos formatos.
Realizada pela Associação Pró-Dança em parceria com o Itaú Cultural e com direção artística de Inês Bogéa, a MID-SP convida artistas e companhias de todo o país a participarem das seleções para espetáculos presenciais, videodanças e projetos de pitch online.
******************X********************


Capítulo fundamental na Música do Maranhão, autor de Bandeira de Aço, Boi da Lua, Namorada do Cangaço e tantas outras dezenas de composições icônicas, Cesar Teixeira, estará ao lado da cantora e compositora Didã em um show inédito nesta sexta-feira, 16 de maio, no Reviver Hostel – Rua de Nazaré, Centro Histórico.
Conhecido também por deveras ser avesso aos palcos, Cesar Teixeira leva suas veias abertas de histórico militante para encontrar nos gritos, nos becos, a poesia e melodia de Didã, nesta ocasião, intitulada “Sem Anistia”. Uma iniciativa imperdível para muitos fãs e admiradores.
A saber, Didã tem entre suas músicas mais conhecidas, Banca da Honestidade, lançada em seu primeiro álbum “Amor Brotando”, no começo do anos 2000, e difundida na Vida é uma Festa em muitas de suas participações ao lado do então companheiro, Erivaldo Gomes (percussionista e compositor, falecido em 2022).
Cesar Teixeira (escreve assim, sem acento) e Didã são dois grandes artistas, que se assemelham em muitos aspectos, cantam suas obras, são crescidos em berço madre-divino e autênticos por natureza.
A dupla estará acompanhada de Rui Mário (acordeon), Hugo César (violão), Joares Miranda (contrabaixo) e Jesimiel (bateria). A noite contará ainda com performance poética de Kátia Dias e discotecagem de Selecta Groove. A realização é d’A Casa da Mãe Joana Produções.
******************X********************


A capital maranhense se prepara para um grande evento gratuito que celebra cidadania, cultura e lazer: a Semana S do Comércio, promovida pelo Sistema Fecomércio-MA, Sesc e Senac. Nos dias 17 e 18 de maio, a Praça Maria Aragão será palco de dezenas de atrações para todas as idades, com serviços de saúde, apresentações artísticas e muita animação!
******************X********************


Ora, pois, será apenas uma coincidência? Na última terça-feira, 13, noite de amanhecer ao som dos tambores em São Luís do Maranhão, de acender as velas e fazer uma oração diante do Gongá sentindo a força da ancestralidade nos guiando, marcou a celebração da missa de sétimo dia de Patativa (Maria do Socorro Silva), que deixou este plano terrestre, aos 87 anos, no último dia 06 de maio.
Notável voz feminina de toda essência da Cultura Popular mais nobre e genuína. Brincante dos Fuzileiros da Fuzarca, do Boi da Madre Deus, da Turma do Quinto, d’A Vida é uma Festa… Do Samba ao Reggae…Imaginem só essa mulher que desafiou os costumes atravessando gerações, sempre com irreverência e bom humor; enfrentou todos os ismos estruturais; e em meio às adversidades, criou família, conquistou casa própria, aposentadoria; e só depois de setenta e lá vai pedra, gravou seu primeiro álbum (mas com toda a pompa que merece, diga-se de passagem) e reunia a rapaziada todo dia 05 de outubro, para comer aquele mocotó e feijoada e beber sua especiaria, o grelo da nega.
Ah, Patativa, você que me dizia que eu era das letras, vou molhar umas palavras pra ti… E procurar uma roda para baiar nesta noite de Pretos Velhos, minha preta. És tu, Patativa, certamente, uma dessas entidades de luz, sabedoria e paciência, que representa os ancestrais que viveram a dor da escravidão, mas também a força da libertação espiritual. Saravá!
******************X********************
Check In
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe na Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Depois de 25 anos trabalhando como voluntária como este espaço que criei para falar de cultura, comportamento e turismo no JPTurismo, hoje, me despeço deste veículo. Agradeço imensamente a acolhida do editor Gutemberg Bogéa. E adianto que continuaremos atuando agora em meu espaço independente, www.vanessaserra.blog.br, com atualizações diárias. Siga também o Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
******************X********************