Uma data especial mostra ao mundo um dos mais importantes cartões postais do país, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, encravado entre as cidades de Humberto de Campos, Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz, que completa neste mês de junho 40 anos do decreto criado, em que o local ficou subordinado ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal IBDF, Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Agricultura.


Um paraíso que tem entre os seus maiores desafios os cuidados com o ambiente natural, a organização do desenvolvimento do turismo e a preservação das espécies animais. Daí a proteção advinda de um decreto instituído de junho de 1981.
O Parque Nacional, criado há 40 anos, tem como principais finalidades a proteção ambiental, em suas características naturais, numa área de preservação ambiental comprometida com a qualidade das águas dos rios que circundam o ambiente, às espécies animais, o movimento das dunas, numa manutenção de todo um conjunto de fatores que possam colaborar para fomentar esse fantástico acervo natural sem perder sua essência, numa construção responsável e comprometida com o meio ambiente.


Entre as inúmeras preocupações com o Parque Nacional, estão a grande quantidade de lixo deixada pelos visitantes, a preservação dos sistemas hídricos, assim como a preocupação com os mananciais de água doce, com as formações geológicas que armazenam água subterrânea, assim como as costas marítimas na proteção das tartarugas marinhas que sofrem com a pesca industrial e artesanal, visto a quantidade de barcos de pescas vindos de outros estados, e outros vindos de cidades da região que sobrevivem da economia pesqueira, e que causam as mortes dessas espécies marinhas, através das redes de arrasto para peixes e camarões e outras perigosas formas utilizadas.
De acordo com o secretário de Turismo, Carlos Kerluylys Rodrigues da Silva, o trabalho para a manutenção dessa importante biodiversidade precisa ser constante. “Estamos muito felizes em comemorar os 40 anos do PNLM, nosso principal atrativo turístico, com uma beleza excepcional e características únicas. Estamos trabalhando para manter sua rica diversidade ponto fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, afirmou Kerluylys.
Um destino impar
Para se chegar a esse destino cobiçado por pessoas de todos os lugares do mundo, existem algumas possibilidades, entre elas a Rota das Emoções, vindo do Piauí e atravessando as cidades maranhenses Tutóia e Paulino Neves até Barreirinhas. Já partindo de São Luís do Maranhão, temos como principais portas de entrada as cidades de Santo Amaro e Barreirinhas, destinos esses que possuem as mais belas pousadas, resorts e hotéis das mais variadas estruturas de rusticidades a sofisticados leitos, em sua maioria de ótimos padrões de hospedagens.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é formado por milhares de lagoas em dunas de areia branca, numa área de 155 (cento e cinquenta e cinco mil hectares).


Partindo de Barreirinhas ao longo do rio Preguiças, que banha a cidade, os visitantes podem apreciar as belezas das praias do Morro do Boi, Espadarte, Caburé e Atins até chegar ao paraíso maranhense, o Rio Preguiças é uma aventura fascinante.
O passeio oferece recantos onde os visitantes podem conhecer o artesanato, se distraindo em ambientes ribeirinhos que proporcionam agradáveis paisagens da fauna e da flora em toda sua exuberância.
Por Santo Amaro, a viagem pode ser feita também de transporte rodoviário com ônibus, vans e carros particulares, sendo necessário deixar os veículos em amplos estacionamentos seguindo para a pacata cidade em veículos de tração, uma das cidades mais aprazíveis de toda a região. A pequena cidade recebe um fluxo de visitantes que buscam no turismo ecológico e de aventura um contato mais próximo com a natureza.
Bem perto de Santo Amaro, localiza-se a lagoa da Gaivota, ponto de visitação indispensável. Nesta época do ano, após as chuvas de inverno, a lagoa da Gaivota já está disponível para banhos. O local se torna exuberante e muitas outras lagoas se formam nas proximidades, favorecendo o acesso para aqueles que buscam um pouco mais de privacidade.
“Há mais de dez anos, o Sebrae tem tido uma forte atuação nos municípios que integram o destino Rota da Emoções, roteiro integrado que envolve os estados do MA, PI e CE e que no Maranhão tem como principal indutor do turismo no estado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Sabemos que ainda há muito potencial para ser explorado e muito o que fazer em apoio aos pequenos negócios presentes no destino, principalmente nesse período de pandemia e no pós pandemia também. E nesse sentido, continuamos a postos, prontos a contribuir com o que for necessário para fortalecer ainda mais o turismo na região, de forma estruturada e principalmente focada na preservação deste patrimônio nacional”, considera o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, reiterando ainda que a instituição do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses serviu de exemplo para outros parques, como o Parque Nacional do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional de Jericoacoara.
De Primeira Cruz e Humberto de Campos
Primeira Cruz também é um dos municípios do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os rios Parnaíba e o Preguiças carregam grande quantidade de areia proveniente de seus leitos, e a descarregam no Oceano Atlântico. As correntes marítimas conduzem os grãos até às praias desertas de determinado trecho da costa do Maranhão.
Em outra aventura se pode alcançar Santo Amaro e consequentemente o Parque Nacional, saindo de Humberto de Campos. No porto da cidade embarcações tradicionais percorrem os leitos de rios, como o Periá e outros levando os aventureiros por entre paisagens fantásticas. No caminho, a observação de pássaros e vegetação nativa proporcionam um respirar bastante saudável. Humberto de Campos possui inúmeras ilhas, entre elas, destacamos: Ilha Grande, Rosário, Santaninha, Mucunandiba, Santa Aninha, entre tantas outras que precisam ser trabalhadas para o fomento do turismo natural, cada vez mais buscados por turistas em tempos de distanciamentos necessários no combate a pandemia da Covid 19.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é hoje um dos destinos turísticos mais visitados do país, sendo também um mercado aberto para investidores e empresários que abrem negócios e fomentam o turismo na região, se tornando ultimamente um dos points de diversão alternativos daqueles que buscam diferentes emoções em períodos de festividades do calendário anual brasileiro.
Para o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Jr., esse é um paraíso que encanta o mundo. “O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses completou 40 anos e a gente tem muito o que comemorar, afinal são 155 mil hectares de um paraíso único no planeta. Dunas de areias brancas e lagoas de águas cristalinas que encantam o mundo, e que atraem turistas ao nosso Estado. Um patrimônio do povo do Maranhão”, comentou Catulé Jr.
Desbravando os Lençóis


256Km separam São Luís de Barreirinhas e 236Km São Luís de Santo Amaro, as duas cidades vivem praticamente da economia do turismo, pesca, lavoura, comércio e artesanato.
O período das férias, o mês de julho é a época ideal para visitar a região, já que a partir de maio as lagoas ficam cheias com as águas das chuvas período que vai até dezembro, mostrando a verdadeira e inimaginável beleza que cativa o mundo.
Entusiasta do jornalismo e da música na região, a jornalista e DJ Vanessa Serra fala das possibilidades de estruturas adequadas para educação e sustentabilidade. “Os Lençóis são um dos segredos do mundo! O nosso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem uma natureza esplendorosa, com todas as potencialidades para receber bem que deseja ter essa experiência. Mas é muito importante o poder público garantir junto a iniciativa privada todas as condições adequadas, educação e investimentos para se ter auto-sustentabilidade e estrutura. Sou absolutamente encantada por essa região única do planeta. Sempre que posso, aproveito suas belezas e encantos”, comentou a jornalista responsável pela coluna Diário de Bordo do JP Turismo, Vanessa.


O Parque Nacional dos Lençóis é um desfrute, uma viagem cheia de surpresas, mistérios e encantos. A observação dos movimentos das areias sopradas pelo vento forte, emoldurado pelo sol ardente e o mergulhar nas águas das lagoas são momentos maravilhosos que causam sensações inebriantes. Um paraíso maranhense aberto ao mundo.
Texto: Gutemberg Bogéa