A estruturação de destinos de natureza é a grande sacada do turismo brasileiro nessa retomada segura. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente, e que tem a data de 5 de junho como a data em especial, o Ministério do Turismo destaca os avanços alcançados pela Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade. A Rede, criada por voluntários da sociedade civil em parceria com os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem o objetivo de conectar paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a estruturação e a ampla visibilidade da oferta turística de natureza no país.
Atualmente, 120 trilhas localizadas em 390 Unidades de Conservação (UC) do Brasil que fazem parte do projeto e 5.500 quilômetros já foram sinalizados. As trilhas são identificadas com um símbolo de “pegadas” amarelas e pretas e podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem não motorizados. A meta do RedeTrilhas é chegar a 10.500 km nos próximos cinco anos, consolidar a identidade visual da rede e movimentar o turismo em mais de 2 milhões de pessoas anualmente.
Aruba reabrirá fronteiras para brasileiros


Aruba reabrirá suas fronteiras para visitantes brasileiros na próxima segunda-feira (7). O anúncio ocorre após a indústria de Turismo local se sentir confortável com o alinhamento do destino às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a vacinação estar em ritmo acelerado: mais de 65% da população local já está imunizada.
Para que os brasileiros possam voltar a desfrutar os atrativos da ilha é necessário apresentar comprovante de vacina contra Febre Amarela e baixar o aplicativo de saúde de Aruba para preencher a ficha de embarque e desembarque – ED card. Para completar o documento é necessário fazer upload do teste de PCR negativo para covid-19 realizado de 72 a 12 horas antes do embarque. Além disso, é preciso fazer o seguro-viagem de Aruba criado pelo governo local para cobrir eventuais custos relacionados a covid-19 na ilha. O valor para pessoas maiores de 15 anos é de US$ 30 e US$ 10 para crianças de até 14 anos.