Cultura
Literatura Infantil na Sexta Edição do Projeto Segunda de Primeira em Alcântara


No dia 20 de julho passado, foi criada em Alcântara / MA, a Academia Alcantarense de Letras, Ciências, Artes e Filosofia – ALCAF, que tem, dentre seus inúmeros objetivos, “estimular a produção e a difusão das manifestações literárias, científicas, artísticas, culturais e filosóficas, atuando na defesa, no resgate e na preservação e valorização das tradições e da memória histórica do passado e da atualidade da antiga Tapuitapera, defendendo ainda o meio ambiente, no âmbito dos princípios da sustentabilidade, além de valorizar o desenvolvimento da literatura, ciência, arte e filosofia nas manifestações culturais locais”. Nessa perspectiva, a ALCAF idealizou e vem colocando em prática o “Projeto Segunda de Primeira”, realizado às segundas-feiras, em datas previamente determinadas, movimentando o cenário cultural local.
O início do projeto se deu no dia 5 de agosto passado, com leitura de poesia de escritores que integram a Academia. Na edição anterior do projeto foi comemorado o Dia do Poeta. A ação cultural continuará sendo realizada em dias alternados, sempre às segundas-feiras. Na próxima semana, dia 18 de novembro, o tema será “Caixa Literária: o universo da literatura infantil e Alcântara”, onde haverá a realização de um diálogo que será conduzido por Liz Renata Lima Dias e Maize Daniela Carvalho Resende, autoras dos livros infantis O Segredo de Alcântara e Alcântara: História de pescador.
Lançado em 2019, o livro “O Segredo de Alcântara” conta a história da menina Isabel, que percorre vários espaços em Alcântara e conversa com personagens de significativo valor cultural no município para descobrir o segredo da localidade. O livro foi ilustrado pela empresa Dupla Criação e Publicidade, de São Luís – MA. Por sua vez, o lançamento do livro “Alcântara: história de pescador” ocorreu em 2023 e tem como protagonista o personagem Nonô, um jovem pescador que vivencia um acontecimento misterioso nas águas de Alcântara, provocando uma reflexão sobre as ameaças à pesca na região. Dessa vez, o projeto gráfico ficou a cargo da empresa Gm Editorial, de São Paulo-SP.
Ambos os livros são resultado do programa educativo desenvolvido pelo Museu de Alcântara – MUSA, por meio do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Além do fortalecimento do viés literário de Alcântara, as obras buscam a valorização da memória local e do patrimônio cultural e ambiental do município. Os livros no formato impresso são distribuídos gratuitamente para os educadores que atuam no município e estão disponíveis em formato digital para o público em geral por meio das redes sociais do museu @museudealcantaraibram.
Serviço
O quê? Sexta Edição do Projeto Segunda de Primeira (ALCAF), apresentando “Caixa Literária – O universo infantil e Alcântara”. Com Liz Renata Lima Dias e Maize Daniela Carvalho Resende
Quando? Dia 18 de novembro de 2024.
Hora? 19 h30.
Onde? Divino Café (Rua Grande, nº 76 – Centro). Alcântara / MA. Entrada franca!
Ação: ALCAF. Parceria: Museu Histórico de Alcântara – MHA
Texto: Paulo Melo Sousa