Lua Minguante
Recomendou-me a Deus/Senhor de todos nós rogando/Nada me faltar/Resfriando o amor a fé e a caridade/Vejo o semelhante entrar em confusão/Oh lua nova quem me dera/Eu me encontrar com ela/No pispei de tudo”, Elomar
*******************X********************
RETROSPECTIVA 2024
*******************X********************
Janeiro
O Bloco da Imprensa reúne foliões de todas as idades, e uma gama de jornalistas, produtores, radialistas, publicitários, fotógrafos, profissionais da comunicação no Maranhão para brincar o Carnaval. As concentrações de 2024 aconteceram no Ceprama (Madre Deus), sob o tema “TipiCamente: Para não esquecer do que é nosso”, sugerido por um dos idealizadores do bloco, Célio Sérgio, do Jornal O Imparcial.
*******************X********************
Fevereiro


Celebrando 50 anos de carreira, o mestre do cancioneiro popular maranhense, poeta, cantor, compositor, violonista, produtor e dramaturgo Josias Sobrinho foi vice-campeão do carnaval maranhense 2024, como tema da Turma do Quinto. Dentro de sua produção fonográfica, Josias lançou ao longo do ano passado 10 álbuns com o projeto de Canção em Canção. Ele é pesquisador, licenciado em Música pela UEMA, pós-graduando em Gestão Cultural e diretor cultural da Fundação da Memória Republicana. Casado com Lenita Pinheiro, cantora e produtora. O casal tem 03 filhos, Cassiano, Luísa e Lucas Sobrinho, e 04 netos. Em click, após o desfile o Mestre Josias Sobrinho entre o casal Vanessa Serra e Maurício Capella.
*******************X********************
Março


Celebração dos 10 anos do projeto “Mulheres que dão no couro”, da Capelinha de São Benedito, idealizado pela produtora cultural Carla Coreira. Para comemorar foi realizado o “I Encontro de Mulheres na Cultura Popular”, na Praça da Faustina, localizada na Praia Grande, Centro Histórico.
*******************X********************
Abril


O Sarau Vinil & Poesia recebeu a poeta Lúcia Santos como convidada especial na edição ocorrida no Caçarola Bistrô- Rua de Nazaré – Centro Histórico (anexo ao Reviver Hostel). Maranhense de Arari, Lúcia Santos é poeta, escritora, atriz e letrista. Tem seis livros publicados, o mais recente, Macabéa Desvairada, lançado simultaneamente ao álbum “Eu não quero prosa se não for pra tanto”, em todas as plataformas. Vale lembrar que a poeta Lúcia Santos tem gravado o poema “No Umbigo da Noite Insana”, faixa 1, do Lado A do LP Vinil & Poesia, viabilizado pela Lei Aldir Blanc, vencedor do Prêmio Papete 2021, projeto idealizado pela jornalista e DJ Vanessa Serra. Em click, durante o sarau Vinil & Poesia, Sérgio Habibe, Chico Saldanha, Lúcia Santos, Laura Amélia Damous, Josias Sobrinho e Aziz Jr.
*******************X********************
Maio


O poeta, cantor e compositor Santacruz foi o convidado especial de uma das edições do Quarta no Solar, tendo como anfitriões Aziz Jr. e Chico Nô no palco do Solar Cultural da Terra, sede do MST, Rua Rio Branco, Centro. “Santacruz canta a vida humana a partir da Ilha de São Luís e seus contrastes sociais; suas rupturas existenciais e seus desafios. Não se trata de um artista fabricado em série e construído da grande mídia aliciadora. O cantor nasce nos escombros de uma realidade social esfacelada, tensa, onde músicas como ”Peixe Fresco”, uma de suas mais recentes produções, faz um retrato fiel desse tecido social carcomido pela desigualdade”, relata Aziz Jr.
*******************X********************
Junho


Casamento do jornalista Vinícius Magalhães e da advogada Naíla Radtke nos salões da Casa de Francisca, um belo palacete histórico situado na Sé, em São Paulo – SP. O casal celebrou as raízes nordestinas levando todo o conceito estético para a cerimônia, tendo, inclusive, como atrações da ocasião, a banda paraibana Samuca e a Selva, e a DJ maranhense Vanessa Serra, que aproveitou a oportunidade para apresentar sua alquimia de sonoridades em outros espaços importantes do circuito de discotecagem de vinil paulistano.
*******************X********************
Check In
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos! Feliz Natal e Ano Novo!!
*******************X********************