Lua Crescente
“Quem esperou, como eu, por um novo carinho/ E viveu tão sozinho/ Tem que agradecer/ Quando consegue do peito tirar um espinho/É que a velha esperança/Já não pode morrer” – Monarco
O Centro Cultural Vale Maranhão realiza até 18 de dezembro, o Festival Kebrada 2021. O evento leva para o espaço do CCVM as linguagens que compõem o universo da cultura de rua: dança, rima, música eletrônica e grafitti.
Com curadoria de MC Alcino, da produtora Glauciane Pires, do grafiteiro, skatista, produtor e diretor de vídeo Jonas Pires e do grafiteiro e artista visual Edi Bruzaca, o Kebrada chega à quarta edição de forma híbrida: com shows, oficinas e batalhas de dança e rima presenciais e um curso online gratuito de música eletrônica.
Neste ano, foram selecionados dez shows e cinco DJs maranhenses por meio de chamada pública, uma maneira de diversificar a programação e dar espaço a novos talentos da cena hip hop do estado.
O rapper BK, um dos principais nomes da nova geração do hip hop, fará show encerrando a programação de sexta-feira, 17, haverá distribuição de ingressos a partir das 10h do mesmo dia para acesso do público.
Abrindo o show de BK’, se apresentará MC Alcino, comemorando 30 anos de carreira e recebendo Nattan MC e MC Hades sob o comando das batidas do DJ Juarez para o show MC Alcino 3 Décadas.


A ação “Capelinha de São Benedito”, foi agraciada com o Prêmio nacional Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na última sexta-feira (10), em Brasília.
Quem circula pelo Centro Histórico pela primeira vez, pode não imaginar que o local onde se encontra, atualmente, a “Capelinha de São Benedito”, na praça da Faustina fora, um dia, uma área onde se depositava lixo e que ilustrava o abandono de um espaço do patrimônio tombado da região. Preservada a partir da realização de diversas ações, a Capelinha de São Benedito dá nome à ação agraciada na 34ª edição do Prêmio Nacional Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan. O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é de caráter nacional e promovido, anualmente, pelo Iphan desde 1987.
Em comemoração ao Prêmio será realizada uma roda de tambor de crioula neste sábado, 18, organizada por Carla Coreira (foto), na Praça da Faustina, em frente a Capelinha.


As cantoras Célia Leite e Milena Mourão (foto) fazem a ponte geracional da música maranhense na abertura do projeto Beco Cultural na próxima sexta-feira, 17, na Praça Nauro Machado, a partir de 18h. Com a proposta de confraternizar gerações no palco, o projeto é chancelado pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Mateus e realizado Pelo Pé no Chão.
Na programação dessa estreia, participam também o grupo Abanjá, Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale, Afrobuk, sarau com a poeta Preto Lekti, performance teatral “Passagem” e DJ Maguelo. As próximas edições estão agendadas para os 14 de janeiro e 11 de fevereiro.


Em Alcântara – MA foi aberta a exposição “A Ponte” onde artistas convidados representam diferentes tempos, linguagens e propostas, mas têm em comum a vivência no maritório de Alcântara. A exposição tem curadoria de Yuri Logrado, produção e comunicação da Casa do Sereio, expografia de Dinho Araújo e participação de artistas alcantarenses e nomes nacionais da arte contemporânea. Fica no Museu Histórico de Alcântara (Praça da Matriz, 31, Alcântara – MA), a visitação é de terça a domingo, das 09h às 13h.


Nesta quinta-feira, 16, a partir de 18h, na livraria e sebo Poeme-se (rua do Egito, Centro), o escritor, poeta e artista visual, Cláudio Terças, lança ‘Uma Cidade nas Nuvens’, seu mais novo livro de poesia e prosa em que homenageia a ilha de Upaon-Açu e a cidade de São Luís. O livro foi contemplado pela Lei Aldir Blanc\Conexão Literatura, da Secretaria de Estado da Cultura – SECMA. Natural do Acre, Cláudio Terças, há muito considera-se maranhense de São Luís. O livro traz poesia e prosa, e é divido em três partes, sendo, ‘mapas da ilha’ e a ‘cidade em sã descida’, poesia, e ‘uma cidade nas nuvens’, prosa, nas quais o autor reflete sobre a convivência que nem sempre é harmônica entre esses dois mundos que coabitam no tempo e na vida do lugar e das pessoas…


A banda Companhia do Calypso fará show no dia 07 de janeiro na Tom Music no Turu com o show de abertura dos cantores Zau e Yohara, uma promoção da JW Distribuidora que vem se destacado com suas cachaças de jambu, bananazinha e o carro chefe, a Rainha da Cana. Ingressos à venda na Loja Play Cases do Rio Anil Shopping e na Bilheteria Digital. A banda Companhia do Calypso totalmente repaginada, com novas integrantes e lançando seus novos sucessos na voz das cantoras Paulinha Miranda e Fênix Ribeiro que dão um show de carisma no palco.
Check In
* A Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino está com dicas sensacionais atendendo na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
*Nesta sexta-feira, 17, tem “Vinyl Lounge” no Restaurante Thai – Golden Shopping, a partir de 20h.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!