Diário de Bordo

LUA CRESCENTE

“Tudo é mistério/ Nesse teu voar/ Ai se eu corresse assim/ Tantos céus assim/ Muita história/ Eu tinha pra contar”

Ednardo


A Vale vai lançar no próximo dia 4 de agosto um programa gratuito de capacitação online para apoiar produtores culturais na formatação e cadastro de projetos na Lei Federal de Incentivo à Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Organizações de todos os portes, associações ou produtoras de todo o Brasil poderão acessar a capacitação, que será dividida em cinco módulos com videoaulas e manual disponibilizados em www.vale.com. Os módulos apresentam, de maneira didática, informações sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura e o sistema Salic, do Ministério do Turismo, além do que é essencial para a construção de um projeto de destaque. As videoaulas são ministradas pelo professor, roteirista e produtor cultural Jorge Pieiro (foto), com conteúdo desenvolvido por Henilton Menezes, ex-Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura e autor do livro “A Lei Rouanet muito além dos (f)atos” (Editora Loyola, 2016) e Suellen Moreira, especialista em gerenciamento de projetos e consultora em elaboração e captação de recursos para projetos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa também contará com lives, onde produtores poderão esclarecer dúvidas.


Foto: Reprodução

Na tarde do último sábado (25), os agricultores Sueli Costa da Silva e Antônio Francisco do Nascimento foram homenageados durante a visita realizada na fábrica da Cervejaria Ambev, onde a cerveja Magnífica é produzida. A homenagem aconteceu em virtude das comemorações ao Dia do Agricultor, celebrado dia 28 de julho. Eles foram recebidos pelo gerente fabril, Adriano Pereira e pelo mestre cervejeiro, Manoel de Holanda, que deram as boas-vindas e explicaram os processos que envolvem a produção da cerveja e o porquê que a mandioca que produzem é tão importante para a leveza e refrescância da cerveja Magnífica. Ao final da visita, os agricultores viram em primeira mão a edição comemorativa da latinha da cerveja Magnífica com as ilustrações deles. No detalhe, a caricatura de dona Sueli da Silva ilustra a edição comemorativa da Cerveja Magnífica em homenagem aos agricultores.


Foto: Divulgação

O Som dos Tambores é um movimento da percussão brasileira, idealizado pelo percussionista Caio Ignácio, há 30 anos. O projeto homenageia o percussionista Airto Moreira, como patrono durante todo o mês de agosto. A segunda edição do Festival será dias 01 e 02 de agosto, on line, com o tema “Tradições”. Na programação, deste sábado, 01, tem início com Luiz Claudio Farias apresentando o Tambor de Crioula do Maranhão, às 18h, seguido do grupo Toque de Mãos com os sotaques da Baixada e de Zabumba, e Kadu Galvão encerra com o sotaque da Ilha do Bumba meu Boi. No domingo, a programação começa às 19h, com o Instituto Yluguerê, Eliézer Costa com o sotaque de Costa de Mão e encerra com uma leitura autoral do Grupo Afrôs (foto). A transmissão será pelo instagram @festivalosomdostambores.


Foto: Divulgação

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) apresenta a série ‘Caboclo de Pena: Os Protagonistas’, sempre às sextas e domingos, às 20h, em seus IGTV e Canal no YouTube. Nesta sexta-feira, 31, o caboclo de pena José Silva Lopes (Zequinha), um dos fundadores do Boi de Ribamar, é quem conta um pouco dos seus 60 anos de história nessa Arte. No domingo, 02, a presença feminina será destaque com a cabocla de pena Graça Martins Almeida, uma das mulheres pioneiras entre os peneiros. Ela é integrante do Boi do Sítio do Apicum, em São José de Ribamar. A série “Caboclo de Pena: Os Protagonistas” integra o projeto Coreografias Maranhenses, criado por Paula Porta, diretora e curadora do CCVM, com o objetivo de documentar e divulgar a dança presente na cultura popular do Maranhão. A iniciativa é uma continuidade ao documentário Caboclo de Pena (2019), que reuniu 29 caboclos e caboclas atuantes em diversos batalhões da Ilha de São Luís e de Icatu. Os vídeos individuais, com duração de 5 a 10 minutos, aprofundam o registro da dança desse personagem marcante do Bumba Boi de sotaque de matraca ou da Ilha. Assista através do youtube.com/centroculturalvalemaranhao / instagram.com/centroculturalvalemaranhao/channel.


Foto: Divulgação

Anotem na agenda nossos encontros semanais, em formatos de lives! Aos domingos temos a “Alvorada” que começa às 7h da manhã, com samba, choro, samba-canção, bossa, jovem guarda, moda de viola, romântica e bolero, tudo 100% vinil. Um programa para toda a família! Transmissão pelo instagram @vanessaserrah, e/ou facebook @vanessaserra1974 e no Vanessa Serra do YouTube (inscrevam-se no canal). Já o “Vinil & Poesia” é às quartas-feiras, sempre 21h, com recital poético interativo, música popular brasileira, clássicos internacionais. Tem bate-papo e sempre há destaque para a produção artística do Maranhão. Sejam bem-vindos (as)!


CHECK IN

*O Mês da Negociação Equatorial encerra hoje, 31. O projeto oferece condições especiais de pagamento aos clientes que tiveram dificuldades de manter as contas de energia em dia, durante os meses de março a junho, com parcelamento em até 6 vezes, sem juros, multas ou correções monetárias.

*Já para débitos anteriores a esses meses, a Equatorial Maranhão oferece a opção de parcelamento da conta a partir de uma entrada de 15% a 50% do valor da conta. É só ligar 0800 098 2997.

*Obrigada pela leitura! Email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com.

*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br. /@diario_de_bordo.

* Cuidem-se! Saúde para todas e todos!!



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *