Lua Nova
“Quando entrar setembro/ E a boa nova andar nos campos/ Quero ver brotar o perdão/ Onde a gente plantou juntos outra vez/ Já sonhamos juntos/ Semeando as canções no vento/ Quero ver crescer nossa voz/ No que falta sonhar” – Beto Guedes
Vem aí 13º Lençóis Jazz & Blues Festival
O mais charmoso festival de Música do Maranhão, Lençóis Jazz & Blues Festival, referência em todo o Brasil, terá edição, este ano, programação presencial, aberta ao público, mas com capacidade restrita (considerando o protocolo de saúde). Esta será a décima terceira edição, anual, ininterrupta, do Festival. O circuito continua em duas etapas, com a programação na capital maranhense nos dias 07 e 08 de setembro, próximos. Os shows acontecem na Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa. A seguir, a iniciativa de Barreirinhas subirá o rio Preguiças com a programação de shows até Atins, vilarejo que fica localizado em meio a um dos principais destinos turísticos do Brasil: os Lençóis Maranhenses.
Toda a programação será registrada e disponibilizada posteriormente no canal oficial do Lençóis Festival no YouTube.
A realização é da Tutuca Viana Produções, através de Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão, patrocínio da Equatorial Energia e Governo do Estado do Maranhão. Com apoio cultural da Concha Acústica Reynaldo Faray, Prefeitura de São Luís, Prefeitura de Barreirinhas e SEBRAE.
A programação é aberta ao público, obedecendo todo o protocolo de saúde. A capacidade é limitada respeitando o distanciamento entre as pessoas. Vacinação em dia e uso de máscaras são itens obrigatórios. O Lençóis Jazz & Blues Festival tem caráter social, e na entrada sugere-se a entrega de 1kg de alimento não perecível, para que seja doado para entidades beneficentes. As pulseiras de acesso, diferenciadas por data, serão distribuídas no local do evento com mínimo de duas horas antes do horário inicial da programação de shows.


A cantora, compositora e instrumentista Jane Duboc e o maestro Ogair Júnior farão uma bela homenagem ao hitmaker Burt Bacharach, criador de inúmeros sucessos mundiais como “I Say a Little Prayer”,”Raindrops Keep Fallin’on My Head”,”I´ll Never Fall in Love Again”, “Close to you” e outros. Hits gravados por nomes como Nina Simone, Barbra Streisand, Dionne Warwick, Beatles e Aretha Franklin. A dupla apresenta um show encantador de grande sucesso por onde passa.


Jefferson Gonçalves e Kleber Dias reúnem-se nesse novo trabalho comprovando sintonia musical. O duo que já percorreu boa parte da América Latina, EUA e Europa (em turnê com a banda do próprio Jefferson e com outros artistas), sobe aos palcos com a proposta de resgatar o blues de raiz com releituras de compositores que fizeram a história desse estilo musical e que são pouco tocados no Brasil.


O show do disco ‘Velha amizade’ celebra o encontro entre esses dois dos maiores instrumentistas do Brasil, Nailor Proveta e Alessandro Penezzi. Com a naturalidade de quem fala, eles tocam com tal virtuose que as ideias musicais parecem transbordar. Tudo na maior alegria, tudo no maior equilíbrio. Proveta e Penezzi tem um repertório totalmente autoral e inédito, na inquietude pela busca das melodias mais sinuosas, das harmonias mais surpreendentes.


Esse show de Zé Paulo Becker e Marcos Sacramento, em breve, deve virar CD – Homenagem a Baden Powell. Em 2018 a dupla fez uma excelente turnê por Holanda e França com repertório formado principalmente por obras do mestre do violão, em sua maioria os Afro-sambas (parceria com Vinícius) além de algumas composições originais do duo. Sacramento e Becker começaram a trabalhar juntos em 2007 quando lançaram o disco ‘Na Cabeça’, onde o cantor era acompanhado por Becker além dos violonistas Luís Flávio e Rogério Caetano.


Salomão Soares é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018. Com 31 anos, ele vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de pianistas brasileiros. Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão é pianista, arranjador e compositor. Vanessa Moreno é intérprete, compositora e vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 na categoria ‘Cantora’. Natural de São Bernardo do Campo em São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, um dos maiores talentos da nova música brasileira. A afinidade musical entre os dois se reflete na fluidez com que os arranjos são criados e conforme as trocas musicais acontecem no palco, repletas de liberdade e confiança mútua.


A história da música maranhense teve o toque especial do talento de Mauro Sérgio com sua identidade peculiar e virtuosismo no contrabaixo. Os excepcionais músicos Israel Dantas (violão), Carlos Raquet (contrabaixo), Renato Serra (teclados), Rui Mário (acordeon) e Ronald (bateria) formam o Caminhada. Eles se uniram a fim de expressar essas lembranças musicais do amigo e parceiro, e o grande legado que Mauro Sérgio deixou e que permanece vivo na história da Música no Maranhão.


A jornalista e Dj maranhense Vanessa Serra é entusiasta da Cultura do Vinil; se fortaleceu na cena artística através do seu protagonismo feminino em discotecagem analógica. Destaca-se pela sensibilidade e na virtuose em que apresenta seu repertório ao passear por diversos estilos musicais ativando memórias e paisagens sonoras. Há cinco anos começou a apresentar-se profissionalmente abrindo janelas em importantes festivais de música, inclusive, edições anteriores do Lençóis Jazz & Blues Festival, entre outras iniciativas já realizadas em São Luís, São José de Ribamar, Santo Amaro, Atins e em São Paulo. Lançou uma coletânea com artistas maranhenses, em LP, e nas plataformas digitais, “Vinil & Poesia – Volume 1”, fruto de suas ‘lives’ realizadas durante a pandemia.
PROGRAMAÇÃO 13º LENÇÓIS JAZZ & BLUES FESTIVAL 2021 – CIRCUITO SÃO LUÍS/ATINS BARREIRINHAS MARANHÃO
DIAS 07 E 08 DE SETEMBRO 2021 – SÃO LUÍS
LOCAL: CONCHA ACÚSTICA REYNALDO FARAY – LAGOA
DIA 07.09
- 20H – JANE DUBOC E OGAIR JÚNIOR.
- 21h30 – JEFFERSON GONÇALVES E KLEBER DIAS
- 23h – CAMINHADA – HOMENAGEM À MAURO SÉRGIO – ISRAEL DANTAS, CARLOS RAQUET, RENATO SERRA, RUI MÁRIO E RONALD.
DIA 08.09
- 20H – NAILOR PROVETA E ALESSANDRO PENEZZI
- 21H30 – ZÉ PAULO BECKER E MARCOS SACRAMENTO
- 23H – SALOMÃO SOARES E VANESSA MORENO
DIAS 10 E 11 DE SETEMBRO 2021 – ATINS/ BARREIRINHAS
DIA 10.09
- 20H – ALESSANDRO PENEZZI E PROVETA
- 21H30 – ZÉ PAULO BECKER E MARCOS SACRAMENTO
- 23H – DJ VANESSA SERRA
DIA 11.09
- 20H – SALOMÃO SOARES E VANESSA MORENO
- 21H30 – JEFFERSON GONÇALVES E KLEBER DIAS
- 23H00 – DJ VANESSA SERRA
SERVIÇO PARA AGENDA:
13ª Lençóis Jazz e Blues Festival – CIRCUITO 2021
Dias 07 e 08 de setembro – Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa, São Luís. 20h.
Capacidade restrita (400 pessoas). Entrada mediante apresentação da carteira de vacinação, 1kg de alimento não-perecível. Uso obrigatório de máscaras.
Retirada das pulseiras de acesso no local, mínimo de 2h antes do início da programação.
Dias 10 e 11 de setembro – Atins (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)
Mais informações: @lencoisfestival).
Realização: Tutuca Viana Produções, através de Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão.
Apoio: Concha Acústica Reynaldo Faray, Prefeitura de São Luís, Prefeitura de Barreirinhas, SEBRAE.
Patrocínio: Equatorial Energia e Governo do Estado do Maranhão.