Lua Crescente
“Chega de ser frango de despacho/Um par de asas vou encomendar/O anjo da guarda vai me assessorar/Se ao primeiro emprego/A Nasa for me contratar/Eu vou”… Cesar Teixeira
*******************X********************
Estudantes da rede pública de ensino de São Luís terão a oportunidade de vivenciar o universo da cultura indígena e cabocla com as atividades do CIRCUITO ARETÉ – Tempo de Festa, projeto gratuito que apresenta a cultura e arte pindorâmica e cabocla como forma de salvaguardar a memória dos povos originários brasileiros, em especial da região Nordeste.
O CIRCUITO ARETÉ é uma realização do Aldeia Coletivo, em parceria com a Giro Planejamento Cultural. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, no Programa Petrobras Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução. Nos dias 13 e 14, haverá vivências indígenas nas escolas CE Liceu Maranhense, IEMA Pleno Centro, IFMA Monte Castelo, CE Benedito Leite – Escola Modelo e CE Sotero dos Reis. A programação inclui rodas de cantos e danças, troca de saberes, pintura corporal, feira de artesanato indígena, bate-papo sobre a importância da preservação ao meio ambiente e a apresentação do espetáculo cênico-musical “Ybytu-Emi”, que recebeu três indicações ao Prêmio Caymmi de Música 2017 e foi finalista no Festival Rádio Educadora FM 2021.
*******************X********************


A escritora maranhense, Samaritana Pasquier, que vive há 36 anos na Suíça, lança neste sábado, 09, na Feira do Livro de São Luís (FeliS), a 2ª edição de sua obra autobiográfica “Do Brasil à Suíça: A superação e uma mulher migrante”. O lançamento será às 19h, no espaço Casa do Escritor. O livro “Do Brasil à Suíça: A superação de uma mulher migrante” é um convite à reflexão sobre questões como a fome, a pobreza, a exclusão social e direitos humanos. Ao mesmo tempo, mostra como superar, evoluir e crescer frente aos desafios da vida, além do processo de convivência intercultural entre países.
*******************X********************


Estão abertas as inscrições para as ações formativas da 1ª edição do Carcará Festival Sesc de Música, que vai até o dia 9 de novembro, em São Luís. As inscrições são solidárias e devem ser feitas por meio de formulário, no link: https://forms.gle/vLi7zZP1uh6ZRCiX8. Outra forma de inscrição será com a entrega de 1kg de alimento não perecível, para colaborar com o Projeto Sesc Mesa Brasil. A saber, entre as atividades, nesta quinta-feira, 07, ocorre Debate “Nordeste musical: os desafios da produção e fomento da música nordestina” com Ranier Oliveira/CE, Mel Nascimento/AL, Sarminina/PI, Beto Ehongue/MA, Raiz Tribal/MA e Combo 363/MA com mediação da jornalista e DJ Vanessa Serra. E na sexta-feira, 08, tem Roda de diálogo: “Nordeste eletrônico: beats em transformação na cena musical nordestina”, na Sala de Dança Sesc Deodoro com DJ Luana Flores, DJ Jorge Choairy, Joana Golin (DJ Selecta Groove) e DJ Franklin com mediação da DJ Gabriella Leão (foto).
*******************X********************


Um ato de afirmação e diversidade cultural em conexão com as raízes ancestrais e culturas urbanas em saudação ao Novembro Negro em São Luís. No próximo dia 22 de novembro, sexta-feira, vai ocorrer a segunda edição da Viradinha Afro Cultural. Um festival de arte e cultura negra promovido pelos dez anos de (re)existência do Instituto Yluguerê, em parceria com o Ministério da Cultura e patrocínio do Instituto Cultural Vale. A Viradinha Afro Cultural vai reunir 30 atrações entre cantores, bandas, poetas, dançarinos, DJs, atores, além de trancistas, artesãos, chefs de cozinha, estilistas, entre outros empreendedores e fazedores que movimentam a cadeia da Economia da Cultura no Estado. O Instituto Yluguerê, de educação, política e cultura afro-brasileira, tem o objetivo de promover a diversidade por meio da educação étnico racial. Saiba mais: https://www.instagram.com/institutoyluguere/.
*******************X********************


A Pequena Companhia de Teatro, em feito inédito para um grupo de teatro de pesquisa maranhense, foi selecionada no Edital de Patrocínio Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) 2023 – 2025 e fará temporada regular do espetáculo “Velhos Caem do Céu como Canivetes” nos Centros Culturais do Banco do Brasil de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. A primeira etapa de execução acontecerá nos meses de novembro e dezembro de 2024 em Belo Horizonte (MG), onde a companhia, além de apresentar o espetáculo, realizará debates, oficinas e intercâmbio com grupo local. A previsão de execução nos outros Centros Culturais é de que ocorram no primeiro semestre de 2025. Rio de Janeiro, março e abril; Brasília, maio e junho e São Paulo em junho e julho do ano que vem. A saber, a trilha sonora do espetáculo é de Jorge Choairy e Marcelo Flecha.
*******************X********************


O álbum “Bossa Reggae’N Blues” de Fauzi Beydoun, produzido pelo 98 Records, teve pré-lançamento na última sexta-feira, 01, em show realizado na área externa do local, reunindo 100 convidados. A iniciativa marcou as celebrações de 01 ano de atividades no Estúdio 98 Records (Calhau). “O que me deixou muito feliz foi ter feito tudo isso, literalmente, em casa. Um projeto 100% maranhense, com músicos, selo e um estúdio que não deixa nada a desejar das outras capitais do país. É muito gratificante”, ressaltou Fauzi Beydoun. O artista teve, ao palco, a direção musical de Moisés Mota, com uma super banda tendo entre os instrumentistas, nomes como Marcelo Rebelo (teclados) e Israel Dantas (guitarra). Tudo conspirou para uma atmosfera agradabilíssima, o repertório agradou em cheio os presentes. “Foi um presente ter recebido o convite para estar aqui hoje prestigiando o amigo Fauzi Beydoun e conhecendo esse espaço… Eu não sabia que em São Luís tinha um estúdio desse porte”, disse o consagrado cineasta e diretor de TV, Jayme Monjardim. O produto audiovisual “Bossa Reggae’N Blues” de Fauzi Beydoun tem foco no mercado internacional, com produção genuinamente maranhense, e terá lançamento em 2025. No registro de Mateus Oliveira, após o show, as jornalistas Suzana Fernandes e Vanessa Serra ladeando o casal Juliana e Fauzi Beydoun.
*******************X********************
Check In
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
*******************X********************