Lua Cheia
“Faça luz onde há involução/Escolha os versos para ser meu bem/E não ser meu mal/Reabilite o meu coração”… Vanessa da Mata
******************X********************
De saraus online a um programa de rádio que conquistou o coração dos maranhenses, transformamos a nossa paixão por vinis em audiência cativa no Alvorada – Memórias e Paisagens Sonoras. E que agora, o programa deu vida ao Bloco dos Alvoradeiros, com música, alegria e a estreia da ‘Marchinha da Alvorada’ de Tutuca Viana e show com Os Timbiras – formado por músicos que são servidores da Timbira FM: a diretora Maria Spíndola (voz), Luiz Barreto (voz), Leônidas Costa (violão) e Mariano Rosa (percussão), além de uma canja especialíssima do Mestre Josias Sobrinho. O Bloco dos Alvoradeiros tem primeira concentração neste sábado, 15, no Monalisa Cervejaria (Rua V 13, n.17, Parque Shalon). Rose Carrenho é a porta-estandarte e Paulinho Durans, o mestre-sala (foto).
Saiba mais em https://www.instagram.com/alvorada_paisagensememorias/.
******************X********************


Já se foram cinco décadas desde que Alcione deixou São Luís rumo ao Rio de Janeiro e imortalizou a música que se tornou um verdadeiro hino: Não Deixe o Samba Morrer. De lá para cá, a negra voz do amanhã já visitou mais de 30 países e foi agraciada com alguns dos maiores prêmios que uma artista pode alcançar, a exemplo do Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum. Em comemoração a estas e outras marcas, o Centro Cultural Vale Maranhão mergulhou na vida e obra de uma das maiores vozes brasileiras de todos os tempos para homenagear seus 50 anos de trajetória na primeira exposição dedicada à cantora no Brasil: Com Amor, Alcione! São mais de 300 fotos do acervo de Alcione disponibilizadas para a exposição do CCVM, mais dez figurinos emblemáticos de várias fases da Rainha do Brilho. Com Amor, Alcione ficará em cartaz até dia 30 de agosto no Centro Cultural Vale Maranhão, que está localizado à Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís, e é aberto ao público, com entrada gratuita, de terça-feira a sábado, das 10h às 19h.
******************X********************


Gugs lança “Daquele Jeito”, primeiro single de seu novo álbum de reggae, previsto para 2025. A faixa conta com a participação especial da talentosa cantora Klicia (foto) e promete conquistar o público com sua mensagem poderosa e ritmo contagiante. Com uma sonoridade marcante, “Daquele Jeito” mergulha em temas como espiritualidade, fé e proteção, trazendo uma reflexão sobre respeito ao ambiente e à cultura local. A letra reforça a importância de “pisar devagar” quando se está em terra alheia, conectando-se com a identidade e a riqueza da linguagem maranhense. O lançamento chega acompanhado de um videoclipe autêntico, gravado no coração de São Luís do Maranhão. Sob a direção de Jonas Sakamoto e Coisa Nossa, o videoclipe traduz em imagens a essência vibrante da cidade, capturando seu cotidiano e a força cultural de sua gente. “Daquele Jeito” já está disponível em todas as plataformas digitais.
******************X********************


A Rede Mandioca surgiu em 2008, nas comunidades Riacho do Mel e Vila Ribeiro, na zona rural de Vargem Grande/MA, como uma estratégia de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo, chaga social que ainda assola o Brasil e o Maranhão. Com apoio e assessoria da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, a Rede Mandioca passou a congregar grupos produtivos, associações, sindicatos e comunidades, pequenos produtores rurais, extrativistas e artesãos, pautados por princípios da agroecologia e da economia popular solidária. A Rede Mandioca mereceu a atenção da academia, e uma pesquisa interinstitucional, reunindo pesquisadores das Universidades Federal (UFMA) e Estadual do Maranhão (UEMA), buscou conhecer melhor suas dinâmicas. Mais de 400 questionários foram aplicados em 23 municípios de atuação da Rede Mandioca, entre outubro de 2022 e agosto de 2023, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O resultado da pesquisa poderá ser conhecido no livro “Rede Mandioca do Maranhão: perfil socioeconômico, práticas produtivas e de comercialização”, organizado pelos professores Marcelo Sampaio Carneiro, Evaristo José de Lima Neto e José Sampaio de Mattos Junior, coordenadores da pesquisa.
******************X********************


A temporada pré-carnavalesca está intensamente aquecida este ano. É o Maranhão se tornando uma grande vitrine entre os melhores destinos turísticos do Nordeste. Nessa levada, o cantor e compositor César Nascimento está na onda e aproveita para reunir músicas e lançar seu EP César Nascimento no Carnaval. Trata-se de um compilado de 04 faixas voltadas à folia momesca que o artista reuniu para disponibilizar nas plataformas digitais. São elas: A Serpente tá quietinha (César Nascimento), Fofinho (César Nascimento/Marinaldo Marques), Caranguejo depilado (Paulinho Lopes) e Quatro cantos (César Nascimento). Todas com produção e direção musical, arranjos, mixagem e masterização do Estúdio Chalezinho Amarelo, em Petrópolis (RJ).
******************X********************


O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país voltado a escritores inéditos, estará com inscrições abertas até 10 de março de 2025. Podem concorrer originais ainda não publicados nas categorias Romance, Conto e Poesia. Os vencedores têm seus livros publicados pela Editora Senac Rio e recebem uma premiação em dinheiro no valor de R$30 mil cada. Também serão concedidas menções honrosas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo finalistas na premiação. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.sesc.com.br/premiosesc. O resultado, que este ano também contemplará os finalistas, será divulgado em agosto e os vencedores vão ser apresentados ao público em uma cerimônia com noite de autógrafos no fim do ano. Após a publicação, os livros serão distribuídos na rede de bibliotecas e escolas do Sesc, em todas as regiões do país. Os escritores participarão, ainda, de bate-papos e mesas redondas em eventos culturais promovidos pelo Sesc ao longo de 2026.
******************X********************
Check In
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
******************X********************