Lua Nova
“É divindade, é satisfação, é/Nada no pensamento é/Tudo no firmamento é…”, Walter Franco
*******************X********************
Na 1ª Edição do Carcará Festival Sesc de Música, o baiano Mateus Aleluia é a primeira atração confirmada e estará no último dia do festival, 09 de novembro, às 22h, na Praça das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. No show, “Fogueira Doce”, “Despreconceituosamente”, “Cordeiro de Nanã” e “Bahia Bate o Tambor” estão entre as músicas mais aguardadas pelo público. A saber, Mateus Aleluia é cantor, compositor e pesquisador da musicalidade ritualística afro-brasileira e integra o cenário da World Music Mundial. Iniciou sua carreira no Recôncavo Baiano e junto com Dadinho foi responsável pelo perfil artístico ideológico dos Tincoãs. Com sofisticados arranjos vocais, a obra dos Tincoãs é considerada ainda hoje um capítulo singular na história da música brasileira. Já Mateus Aleluia é considerado uma das personalidades culturais mais importantes do Brasil – em 2020, foi tema do filme documentário “Aleluia, o canto infinito do Tincoã”. Em 2022, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano. No mesmo ano, teve o seu álbum “Afrocanto das Nações – Jêje” indicado ao Grammy Latino. Gratuito, o Carcará Festival Sesc de Música inicia no dia 7 de novembro e segue com shows e ações formativas também nos dias 8 e 9. Acesse o site do Sesc (sescma.com.br) e fique por dentro da programação.
*******************X********************
“É uma coletânea de 142 poemas, que passam a dar vida aos sentimentos recheados de gestos e intenções reveladores das dores e das delícias de fabricar versos, e atrevê-los sobre o silêncio do mundo. A multiplicidade de facetas da autora vai, a cada página, moldando a substância maior da sua afirmação e formação como poeta, que tem muito a nos dizer, sem precisar se fantasiar em eterna fingidora, como prefaciava Pessoa, ainda que a memória musical sustente e revele a Elisa cantora e compositora que convive com a poetisa, sem nenhuma excludência” escreve o poeta Joãozinho Ribeiro sobre a obra “Rabiscos” de Elisa Lago. Trata-se do novo livro de poesias dessa artista pedreirense que terá lançamento, aberto ao público, no próximo dia 08 de novembro, sexta-feira, às 19h, na Livraria e Espaço Cultural AMEI – São Luís Shopping. Elisa Lago é Pedagoga, Secretária Executiva, Bacharel em Direito, pós-graduada em Negociação Coletiva no Serviço Público, servidora aposentada da Universidade Federal do Maranhão, onde exerceu os mais diversos cargos de direção, inclusive de Pró-Reitora de Recursos Humanos. E também sempre se dedicou à música e à literatura.
*******************X********************
“O Mar de Vidro” (Caravana, 2023), da escritora, poeta e crítica literária Gabriela Lages Veloso teve relançamento na 17ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), no espaço Praça Mar, no sábado, dia 02 de novembro. Em click, a Professora Mestra Gabriela Lages Veloso durante a palestra “Cidade e Memória: São Luís nos versos de José Chagas e Arlete Nogueira”, na sede da Academia Maranhense de Letras (AML), em comemoração ao Centenário do poeta José Chagas. Nesta ocasião, ocorrida em 17 de outubro último, contou com a presença da escritora Arlete Nogueira da Cruz, que discursou emocionada e grata pela homenagem em vida.
*******************X********************
Em celebração ao centenário de nascimento do poeta José Chagas, foi aberta na última quarta-feira, 30, na Galeria Antônio Almeida, do Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782) uma exposição coletiva de artes plásticas. Todos os livros do escritor, além de objetos pessoais como máquina de escrever, saxofone, fotografias, dois cordões da Academia Maranhense de Letras, envelopes contendo o Título de Cidadão Maranhense e outros artigos estão nesta exposição que fica em cartaz até o dia 02 de dezembro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e de 14h às 18h.
*******************X********************
A alma blueseira, o reggae raiz e o charme da bossa nova, junto ao groove da cadência rítmica única existente na musicalidade da Ilha está presente no show de pré-estreia, para convidados, do projeto audiovisual “Bossa Reggae’N Blues”, de Fauzi Beydoun, que aconteceu na sexta-feira, 01 de noevembro, no estúdio 98 Records (Rua Maruim, quadra 9 – casa 15 – Calhau).
No palco, Fauzi Beydoun acompanhado por notáveis músicos maranhenses, com direção musical de Moisés Mota, e apresentou boas histórias à plateia e um repertório recheado por doze músicas inéditas, como “Follow the flow”, que em breve estará disponível nas plataformas digitais.
Fauzi Beydoun, vocalista e líder da banda Tribo de Jah, entre seus trabalhos solos, já lançou o projeto “The Soul Vibe” e o álbum “The Many Ways of Love”. E agora prepara o lançamento de “Bossa Reggae’N Blues”.
*******************X********************
A Uh! Manas TV é um coletivo criado em 2020 com o objetivo de dar visibilidade e protagonismo às mulheres na cena musical, especialmente no cenário da discotecagem. Surgida em meio à pandemia, a iniciativa nasceu como resposta às desigualdades no setor cultural e se tornou uma plataforma de apoio, acolhimento e divulgação do trabalho de mulheres DJs. Desde então, o coletivo busca assegurar espaços de trabalho e a continuidade do protagonismo das mulheres, dando voz a suas histórias e fortalecendo sua presença na música.
O videocast Mana a Mana, criado pela DJ Ju Salty e apresentado pela DJ Carlu, é uma extensão desse trabalho. O primeiro episódio, com as DJs Lys Ventura e Vanessa Serra, estreou no canal do YouTube da Uh! Manas com o tema Discos de Vinil: Uma Jornada Sonora e Cultural na Música. Está disponível também nas principais plataformas de podcast. A iniciativa tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Governo Federal, Ministério da Cultura, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.
*******************X********************
Check In
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
*******************X********************