Lua Crescente
“Ânsia de que a vida seja mais cheia de vida/Pelas alamedas, pelas avenidas/ Em aroma cor e som –/Árvores e ares, pássaros e parques/Para todos e por todos/Preservados em cada coração”, Carlos Rennó
*******************X********************
Zeca Baleiro e Wado lançam em novembro o álbum de inéditas “Coração Sangrento”. Mas antes disso liberam dois singles. O primeiro, “Dia de Sol”, já está rodando nas plataformas digitais, e “Alma Turva” será liberado nesta sexta-feira, 11 de outubro.
Depois da balada pop “Dia de Sol”, os artistas caem no suingue com “Alma Turva”. “É um samba rock gostoso, que remete ao Trio Mocotó, Jorge Ben e tem um pouco do clássico ‘16 toneladas’, de Noriel Vilela”, revela Wado. “Coração Sangrento” é fruto da admiração mútua e do desafio para compor um álbum inteiro juntos, essencial, com poucos elementos, lírico, poético e especial.
*******************X********************
Vai ter sessão extra do espetáculo Uma Late a Outra Mia na próxima sexta-feira, 18, às 19h, no Teatro da Cidade | Rua do Egito, 244 – Centro (Antigo Cine Roxy). Ingresso Promocional: R$ 40 (Meia para todos). Os atores Erivelto Viana e Arilson Ferreira, com humor, boas doses de improviso e interatividade com a plateia, dão vida novamente às personagens Mia Cara de Gato e Cintia Sapequara, amigas desde os tempos da Escola Modelo, mas hoje inimigas declaradas. O destino as coloca frente a frente para resolver os assuntos do passado, em meio a muita confusão. É uma produção da BemDito Coletivo. Veja mais: https://www.instagram.com/umalateaoutramia/. V.S.
*******************X********************


“A literatura que pratico é para mim, e sempre será, um ato político de resistência! Ou, no dizer do poeta alemão Goethe: ‘O início e o fim de toda atividade literária é a reprodução do mundo que me cerca por meio do mundo que está dentro de mim’. Já a poesia é o que torna suportável todo o sentimento que carrego comigo; é um ato de sobrevivência, militante e permanente”, declara o cantor, poeta, escritor Joãozinho Ribeiro sobre sua nova obra, “Safra de Quarentena”, que será lançada nesta quinta-feira (10), às 19h, no Convento das Mercês. Uma iniciativa da Fundação da Memória Republicana Brasileira, da Academia Ludovicense de Letras e do Grupo Editorial Caravana.
*******************X********************


Começa nesta sexta-feira, 11, o 31° Ritual da Morte do Boi da Lua, e vai até segunda-feira, 14, na sede do Boi da Lua, no bairro do João Paulo. O ritual se inicia com o esconderijo do boi e finaliza com a morte da burrinha e derrubada do mourão. Na programação cultural haverá várias atrações, entre elas: Boi Brilho da Terra e Grupo Palmares. Saiba mais: https://www.instagram.com/boidalua/.
*******************X********************


Capitaneada pelo diretor Marcelo Botta, uma comitiva de 20 pessoas do elenco e equipe festejou a première carioca do longa “Betânia” no 26º Festival do Rio. A produção rodada nos Lençóis Maranhenses, compete nas categorias da mostra Première Brasil do festival que termina no próximo dia 13 de outubro. O filme segue, ainda este mês, para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Na trama, a viúva Betânia (Diana Mattos), uma parteira de 65 anos, insiste em sobreviver no isolado povoado entre as dunas dos Lençóis Maranhenses. Premiado recentemente no 7º Festival Internacional de Cinema da Malásia, “Betânia” teve sua première mundial no 74º Festival de Berlim e competiu no 36º Cinélatino de Toulouse (França) e no 39º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), tendo sido selecionado em outro festivais ao redor do mundo, como Croácia, Noruega, Taiwan, Espanha e Uruguai. Sua estreia nacional foi no 47º Guarnicê Festival de Cinema. “Betânia” (2024) é uma produção Salvatore Filmes com coprodução do canal Brasil e produção associada de Márcio Hashimoto, Marcelo Campaner, Ventre Studio com distribuição nacional da O2 Play Filmes. No registro, Diana Mattos, Caçula Rodrigues e Marcelo Botta.
*******************X********************


O Sim Salabim já começou. Os dois primeiros dias foram de muita alegria com a apresentação do espetáculo “Onde Moram os Livros?” e do musical “As aventuras do Dindo”, no Teatro Arthur Azevedo. Agora a diversão continua neste sábado (12), comemorando o Dia das Crianças, e no domingo (13), com apresentações no Teatro João do Vale, Praça Nauro Machado e Praça do Reggae. Realizado pela Temporana Produções Culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o festival apresenta programação totalmente gratuita e acessível com espetáculos de teatro, performances e vivências com as artes circenses. No sábado (12) a programação começa às 15h com a apresentação do espetáculo Eranko (SP), que traz uma abordagem afrocentrista e contemporânea da arte circense.
*******************X********************
Check In
*Feliz Dia das Crianças e Viva Nossa Senhora Aparecida!
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
*******************X********************