Lua Cheia

O coração de Deus é feminino / É a força de toda a criação / Capricho do destino, a mãe da invenção / O coração de Deus é uma criança / Que dança entre todos os sexos / É a força do universo, uma eterna canção / E como é forte o feminino coração de Deus” – Sérgio Sampaio
Neste domingo, 12, o quilombo urbano da Liberdade, na comunidade da Floresta, estará em festa com a celebração dos 51 anos de fundação do Bumba-meu-boi de Apolônio Melônio (Boi da Floresta), sotaque da baixada. Haverá almoço colaborativo, na sede da agremiação situada na Rua Tomé de Sousa, 101 – Liberdade, a partir de 13h, regado, é claro, a muitas toadas de bumba-meu-boi na cadência dos pandeirões e roda de tambor de crioula. Atualmente, o grupo tem mais de 120 componentes, e é presidido pela turismóloga Nadir Olga Cruz, brincante e ativista cultural, viúva do Mestre Apolônio. Foi fundado em março de 1972, originário de São João Batista, município da região da Baixada Maranhense. A saber, no ano passado, o Boi da Floresta foi um dos convidados especiais na 20ª edição da Feira do Livro Internacional de Paraty – RJ, realizada em homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis.


Jovens e adultos do bairro da Praia Grande e arredores podem ter acesso de forma gratuita às artes cênicas através das oficinas de Teatro e Dança, do Instituto de Arte Cazumbá, localizado na Rua Portugal, Praia Grande. Trata-se do projeto “Cazumbá para Todos”, realizado através da lei federal de incentivo, Ministério da Cultura e Instituto Vale. As inscrições podem ser feitas em formulário disponível na bio do https://www.instagram.com/institutodeartecazumba/. Carga horária: 60h. Início 13 de Março (Teatro) e 14 de Março (Dança Popular). Sempre das 9h às 11h.


“Alarde”, single de estreia da revelação maranhense Klicia, foi lançado esta semana nas plataformas de streaming. Navegando pelo reggae – mais especificamente o Dub -, sonoridade característica de Klicia, “Alarde” reflete o contexto histórico de seu processo criativo: os versos da faixa foram criados a partir do seu entendimento sobre a conjuntura política brasileira. A faixa inicia a divulgação de “Amor ou Cachaça”, primeiro álbum da cantora que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2023.


O Diário de Bordo saúda “Parabéns a Você” para o jovem aniversariante de hoje, Mavi Moraes. Maria Vitória (Mavi) completa 18 anos neste dia 09 de março. Ela é cantora, compositora e parceira de sua mãe, a veterana produtora cultural da cidade, Ópera Night, no empreendimento @_vitoriasorvetedefruta_., situado no Beco Catarina Mina – Praia Grande. Em 2023, Mavi Moraes estará com um projeto musical onde irá regravar clássicos da carreira do pai, o cantor e compositor Santacruz. Muitas felicidades, saúde e sucesso!


Nesta quinta-feira, 09, e sexta-feira, 10 de março, sempre às 19h30, o espetáculo “Lendas, Ritmos e Poesia da Ilha de São Luís”, do artista Hélio Martins, será apresentado no charmoso palco do Teatro Apolônia Pinto, situado no Museu Histórico e Artístico de São Luís, que fica localizado na Rua do Sol, 302, Centro. A narrativa poética do espetáculo é composta por trechos de poemas de ZéMaria Medeiros, Brisa Rebouças, Sandro Fortes, Bandeira Tribuzi, Luís Carlos Alvim entre outras expressões maranhenses. O artista Hélio Martins traça um desenho em cena onde interpreta os versos através de sua performance e dança, integrando teatro, música e contação de histórias dentro da ludicidade da multilinguagem. O corpo fala ocupando diferentes espaços cênicos e sonoros.


Jovens entre 16 e 30 anos integrantes dos grupos Boi de Maracanã, Boi da Floresta, Boi de Leonardo e Boi da Fé em Deus; moradores do Território Maracanã e do Quilombo Urbano Liberdade, entre 16 e 30 anos, que tiverem interesse em adquirir conhecimento sobre audiovisual, podem se inscrever no projeto Ilha em Edição 2. As inscrições estão abertas em dez cursos: Roteiro, Produção, Direção, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Cinema de Animação, Interpretação e Preparação de Atores para Cinema, Documentário Musical, Som Direto no Audiovisual e Edição. A turma também vai produzir 04 filmes, colocando em prática as aulas teóricas, sendo 02 curtas-metragens de ficção, o1 curta-metragem documentário musical e 01 curta-metragem de animação. O link das inscrições está na bio do Instagram: https://www.instagram.com/formacaoma/ Outras informações: (98) 98461 – 2399 ou na sede dos grupos de Bumba meu Boi participantes.


O babalorixá maranhense Pai Euclides Talabyan é destaque em Websérie pelo Rumos Itaú Cultural. Produzida a partir de material audiovisual extraído do Acervo Maracá, a websérie estreou em janeiro deste ano. O acervo foi reunido pela musicista Renata Amaral ao longo de 30 anos. Pai Euclides Talabyan é o condutor dos episódios Caboclos, no dia 14, Arte, no dia 21, e Ancestralidade, em 28 de março. Os novos vídeos estreiam às terças-feiras, sempre às 19h, em https://www.youtube.com/@AcervoMaraca. Nas mesmas datas, o acervo também disponibiliza álbuns e filmes como produtos associados aos episódios da websérie.
Check In
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!











































































