Lua Cheia
“O ano passado passou tão apressado/ Eu sei que foi um corre-corre-corre danado/ O ano inteiro eu passei sem dinheiro /Eu sei que foi um tal de segurar essa peteca no ar/ Como se fosse empinar papagaio” – Rita Lee
O Café Teatro Cazumbá (Rua Portugal – Praia Grande) foi palco, no último dia 05 de janeiro, para realização da I Roda de Conversa ‘Jornalismo Cultural no Maranhão, Reflexão e Importância em Tempos de Mudanças’ reunindo mais de quarenta pessoas interessadas no tema entre blogueiros, influenciadores digitais, jornalistas, radialistas, produtores culturais, artistas, assessores, publicitários, fotógrafos e professores. Na ocasião, foi proposta a criação de Coletivo de Jornalistas Culturais no Maranhão, endossado pela jornalista Flávia Regina, uma das mediadoras da iniciativa. A jornalista Larissa Corrêa, maranhense, formada pela UFMA e mora em São Paulo desde 2003, foi convidada especial e discorreu sobre sua experiência na Conteúdo Comunicação, integrando a equipe da assessoria de imprensa do Itaú Cultural. Ao final, o jornalista e DJ Marcos Vinícius deu show com sua discotecagem 100% vinil. Aos interessados, é só seguir: @jornalismo_cultural_ma
Nesta sexta-feira, 13, no Tebas Café (Centro Histórico) tem lançamento do EP Corpo Aberto, do cantor e compositor Paulão (foto), acompanhado de Fernando Hell (bateria), Adnon (contrabaixo), Diogo Nazareth (teclados), Zequinha (percussão) e Hugo César (guitarra). a noite conta também com participação das cantoras Dicy e Pantera Black. E discotecagem de Mr. Adnon. Esse trabalho está no capricho, vale super a pena conferir!
O cantor e músico maranhense Mayron Lima (foto), atualmente radicado em Lisboa/PT, está em São Luís para realizar o lançamento da Mixtape Vol. 01 do projeto Rude Lion no próximo dia 15 de janeiro, domingo, no Miolo Café Bar (Av. Litorânea). O trabalho estará disponível nas principais plataformas no dia 20 de janeiro; foi gravado em Portugal e mixado e masterizado em São Luís por Adnon Soares. As faixas compostas por Kit Juba de Leão, Adnon Soares, Vitor Freire e Mayron Lima, transitam entre as vertentes do Rub a Dub, New Roots e Reggae Contemporâneo.
Em Barreirinhas (MA), o Hotel Pousada do Buriti (Centro) vai realizar a Feijoada do Zoombido, do comunicador Zé Cirilo, no próximo dia 19 de fevereiro, domingo. O hotel é perfeito para quem deseja aproveitar a cidade e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; o local tem ótimas acomodações, serviço de atendimento, bar e restaurante impecável, além da harmonia do espaço e a agradável sensação de estarmos em casa. Mais informações: 98 3349 1800.
No dia 17 de janeiro, a diretora, musicista e pesquisadora Renata Amaral dá o pontapé inicial ao projeto Acervo Maracá – 10 Pedras, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, com a disponibilização do primeiro de 10 vídeos da série virtual 10 Pedras, sobre cultura popular. O curta-metragem Tenda São José, dirigido por Luiza Fernandes, se desenrola a partir do olhar de Mãe Gildete, Mestra Luizinha e Manoel Batazeiro, guardiões dos ritos do Terecô, religião afro-brasileira centenária com origem no interior do Maranhão. Toda terça-feira, o público tem acesso a um episódio inédito, dirigido por diferentes profissionais em https://www.youtube.com/@AcervoMaraca. No detalhe, Mãe Gildete da Tenda São José, município de São Mateus – MA.
O Prêmio Sesc de Literatura, que chega à sua 20ª edição em 2023 como um dos mais importantes e consagrados no reconhecimento de escritores estreantes, abriu inscrições na última sexta-feira (06/01). Podem concorrer obras inéditas nas categorias Romance e Conto. Os interessados têm até 03 de fevereiro, às 18h, para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo está disponível em www.sesc.com.br/premiosesc.
Check In
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todosl! Vem com tudo, 2023!