Mais de 1,28 milhão de turistas estrangeiros estão com passagens compradas para curtir o verão brasileiro. O levantamento é da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), considerando o período de dezembro de 2022 até março de 2023.
A chegada de turistas estrangeiros para o verão brasileiro fez parte da estratégia de divulgação da Embratur para reforçar o movimento durante a alta temporada. Desde novembro a Agência promove a campanha “Venha viver o calor do Brasil”, em parceria com o Sebrae, em Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia, Peru e Panamá. Somados, os países representam cerca de 40% do total de estrangeiros que estarão no país durante a estação. A campanha tem ações previstas até 15 de janeiro em todos os países.


O Brasil registrou, em novembro de 2022, alta pelo terceiro mês consecutivo no número de vistos concedidos a turistas estrangeiros. Seja para visita, acolhida humanitária, estudo, trabalho, entre outros, foram emitidos 9.599 vistos, conforme dados do Ministério das Relações Exteriores divulgados pela Polícia Federal em seu relatório Obmigra. No total, de janeiro a novembro, foram emitidos 78.795 documentos de autorização para entrar no país.
O número computado em novembro de 2022 é 71% superior em relação ao mesmo mês de 2021 e 7,4% comparado a outubro de 2022. Os principais postos consulares a emitirem vistos neste mês estavam localizados em Angola (1.510), Estados Unidos (852), China (577) e Índia (564). Já o ranking de novembro por nacionalidade registrou: Angola (1.450), Índia (993), China (986) e Estados Unidos (414).
Os principais tipos de vistos emitidos foram para fins de turismo (5.829), seguidos pelos de trabalho (1.808) e reunião familiar (596).


“ITA-Gelada chefe?” ITA-todo mundo falando assim e é dessa forma que a Itaipava dá continuidade à sua campanha de verão 2023 com o conceito “Língua da ITA”. O segundo filme, titulado como “ITA-na boca do povo”, estreou nesta quarta-feira (04), no intervalo da novela Travessia, transmitida pela TV Globo. Dividida em diferentes peças que marcarão todo verão da marca, de janeiro a março, incluindo Carnaval, o material reforça a assinatura “100% Cerveja”, que coloca o produto no centro de sua comunicação, para estimular o desejo dos consumidores.