Diário de Bordo

LUA CRESCENTE

“Ladeira abaixo a vida vai e tome tento/ O vento é pai dos temporais, é movimento/ E o tempo passa como nós, todo momento à tôa”

Erasmo Dibell


Foto: Reprodução

O festejo de São José de Ribamar está acontecendo com programação especial, este ano, por conta da pandemia. A festa em homenagem ao santo padroeiro do Maranhão segue até o dia 27 de setembro. As romarias e procissões foram canceladas, mas, do lado de fora do santuário, uma estrutura de altar foi montada exatamente para que as missas com maior número de fiéis possam ser celebradas. Dentro da igreja, bancos foram demarcados para limitar o acesso das pessoas. Na entrada principal, álcool em gel foi disponibilizado para a higienização das mãos; além disso o uso de máscara é obrigatório.


Foto: Paula Cinquetti

 

O novo álbum “Sarará” de Erasmo Dibell foi produzido em dois volumes pela Saravá Discos. Algumas faixas já estão disponíveis nas plataformas digitais, entre elas, “Juntinhos”, “São Nunca” com participação de Zeca Baleiro e “Intriga”, com a participação da moçambicana Lenna Bahule nos vocais. Dibell participou, esta semana, do nosso Vinil & Poesia, e lá, durante o bate-papo, adiantou que o disco físico sairá em CD e vinil, com arte da capa assinada pelo indefectível artista plástico Elifas Andreato, autor de várias capas, clássicas, na história da música brasileira. Erasmo Dibell é natural de Carolina/MA, nessa obra, comemora 25 anos de carreira. Esse trabalho está um espetáculo!!! É pra ouvir sem parar!


Foto: Divulgação

“Lugares Apaixonantes pelo Brasil” é um e-book inspirado em uma experiência de sucesso na Itália, onde um grande grupo de blogueiros de viagem criou um guia de seu país para ajudar a arrecadar fundos para o combate à Covid-19. A obra traz 135 destinos, em 340 páginas, com mais de 200 fotos, incluindo todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Nele, há destinos inusitados como Presidente Figueiredo (Amazonas), Cabaceiras (Paraíba), Baturité e Ibiapaba (Ceará), Pedra Azul (Espírito Santo), Amajari e Vale do Arabobo (Roraima), entre outros. Além, é claro, de um capítulo especial dos lugares apaixonantes no Maranhão. O e-book é distribuído como recompensa para quem fizer uma doação a partir de R$ 10. Qualquer valor acima disso será muito bem-vindo. A ação é uma iniciativa totalmente solidária, voluntária e, propositalmente sem patrocinadores, para que toda renda arrecadada seja distribuída integralmente a projetos sociais ligados ou não ao setor turístico. O primeiro lote de contribuições (R$ 10 mil) já foi atingido, sendo integralmente destinado à operadora Vivejar, empresa social que estimula o turismo responsável e sustentável. O segundo lote será destinado aos Guias de Turismo do Parque Nacional Serra da Capivara – Os Pimenteira, no Piauí. O próximo projeto a ser beneficiado será o Mães da Favela da CUFA (Central Única das Favelas). O link para acesso é: https://combatecovid.org/guiasolidario.


Foto: Divulgação

Em 2017 foi criado o coletivo literário Mulherio das Letras, reunindo mais de sete mil mulheres ligadas a cadeia criativa e produtiva do livro, como escritoras, livreiras, editoras, críticas, ilustradores, etc. Sempre questionando o lugar da mulher na literatura, o coletivo cresceu, ultrapassou as fronteiras brasileiras e fincou raízes na Itália, nos Estados Unidos e em Portugal, país que promove, agora, entre os dias 25 e 28 de setembro, o II Encontro Mulherio das Letras. Na programação, as escritoras maranhenses Lindevania Martins, Anna Liz e Heloísa Sousa estão discutindo nesta sexta-feira, 25, às 09h, no Brasil e às 13h em Portugal, formas de resistência e enfrentamento ao machismo na literatura contemporânea. A escritora Lindevania Martins, que, além de poeta e prosadora, é defensora pública atuando na defesa das mulheres e população LGBT. Heloísa Sousa é autora do romance “Laura” e Anna Liz é autora de vários livros e presidente da Associação de Escritoras e Jornalistas Brasileiras, seção Maranhão.

Em razão da pandemia de coronavírus, o evento ocorrerá através da plataforma virtual do Facebook e contará com a participação de vários coletivos lusófonos, contribuindo também para o fortalecimento da literatura em língua portuguesa.


Foto: Divulgação

O cantor e compositor Chico Nô (foto) junto com o músico João Simas estão fazendo uma mini-temporada de shows em Barreirinhas (MA). Começou ontem, 24, e seguirão se apresentando todas as noites de hoje, 25, até domingo, 27, no Bar e Restaurante Bambaê. Repertório e performances indiscutíveis. Bom demais!


Foto: Divulgação

Neste sábado, 26, acontece a 5ª edição da Feijoada beneficente Cláudio Carvalho (foto), a partir de 14h14, no Delicata Eventos (Av. dos Holandeses), com Yang Samba, Dj Bruno Ximenes, Dressah Lopes, Iara Costa, Eltchaco, Thais Moreno, Mônica Pires e Alerrandro Costa. Sugere-se doação de brinquedos que estão sendo arrecadados na loja Claudio Carvalho (Av. dos Holandeses) de segunda a sábado de 9h às 18h. Serão destinados para Villa Palmeia, Associação da Jordoa e Escola Luís Inácio Lula da Silva na Cidade Olímpica.


CHECK IN

*Neste sábado, 26, vai haver lançamento do clipe “Ser o Mano”, composição de Joãozinho Ribeiro, em releitura de George Gomes. Vai acontecer às 18h, no canal Milhões de Uns, de Joãozinho Ribeiro, no Youtube.

*O cabelo branco passou de vilão a mocinho. Invadiu passarelas internacionais nas cabeças platinadas de modelos de todas as idades e ganhou protagonismo no dia a dia de anônimas e famosas, que assumiram os grisalhos ao se verem longe da rotina de tintura nos salões de beleza. Já prevendo esse movimento, o Boticário, a marca de beleza mais amada pelos brasileiros, traz a linha Match Juventude dos Fios, para manter os branquinhos cada vez mais lindos e, principalmente, saudáveis.

*A nova linha de cuidados capilares do Boticário, totalmente vegana, vem para ocupar um lugar nesse mercado, que hoje oferece poucas ofertas de produtos específicos para este público. Match Juventude dos Fios apresenta duas opções de rotina, a primeira com shampoo e condicionador para tratar os fios brancos naturais – Juventude dos Fios Brancos Naturais.

*Já para tratar os fios brancos de quem decidiu tingi-los a opção é Juventude dos Fios Brancos Tingidos. Além disso, o portfólio da linha apresenta finalizadores, máscara e spray, que podem ser combinados no uso de ambas as rotinas de cuidados. Já estão disponíveis no e-commerce da marca, no link https://www.boticario.com.br/.

* O CCVM está com edital aberto, Ocupa CCVM, para projetos inéditos dentro das diversas linguagens da arte (pintura, escultura, fotografia, audiovisual, têxtil, dança, teatro, performance, site-specific etc). O Edital Ocupa CCVM 2020 e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do CCVM: www.ccv-ma.org.br.

* O sarau Vinil & Poesia, projeto idealizado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, em meio a pandemia, continuou a ser realizado, em formatos de ‘lives’. A iniciativa teve seu público apreciador ampliado; pessoas de todo o Brasil, e também de outros países, se encontram neste espaço virtual, que objetiva, sobretudo, elevar a cultura maranhense, valorizando obras dos nossos artistas, nas vertentes poética e musical. Todas as quartas-feiras, há sempre um bate-papo especial; a transmissão é ao vivo no instagram @vanessaserrah. Começa 21h.

* A nossa “Alvorada” acontece todos os domingos, de 7h até às 9h da manhã. Discotecagem em set 100% vinil, com Choro, Samba, Samba-canção, Moda de Viola, Romântica e Bolero. É um programa dedicado à família. A transmissão acontece pelo instagram @vanessaserrah e também pelo YouTube (Vanessa Serra). E na plataforma Twitch (twitch.tv/djvanessaserra) é de 9h às 10h.

* O Thai é um restaurante que oferece uma cozinha contemporânea e um sushibar que varia peças ‘fusions’ com sushis tradicionais. E reabriu suas atividades com nova identidade visual tornando-o ainda mais charmoso e elegante. Thai significa “livre”, em tailandês.

*Ás sextas-feiras no Thai, o jantar terá trilha sonora assinada pela jornalista e DJ Vanessa Serra. Começa 20h. Todo protocolo e orientações da OMS estão sendo seguidos.

*Obrigada pela leitura! Email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com.

*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br. /@diario_de_bordo.

* Cuidem-se! Saúde para todas e todos!!



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *