LUA NOVA

“Carnaval, desengano/ Deixei a dor em casa me esperando/ E brinquei e gritei e fui vestido de rei/Quarta-feira sempre desce o pano”

Chico Buarque


Foto: Divulgação

A Turma do Saco com o tema “Os 28 anos do grupo feminino pioneiro no Samba, As Brasileirinhas” foi a grande Campeã do Carnaval 2020 do Maranhão. O título foi compartilhado também com os Dragões da Madre Deus e Os Liberais. Esse foi o resultado justo na categoria Blocos Organizados já as três agremiações terminaram empatados em primeiro lugar. 

O Grupo “As Brasileirinhas” foi fundado no dia 13 de fevereiro de 1992, no bairro da Cohab, em São Luís do Maranhão. É liderado pela percussionista Rose Carrenho, que já possuía forte vivência na cena do Samba, e junto com a amiga, e parceira até hoje no grupo, a cantora e percussionista Helô Santana, juntaram-se com mais três integrantes e formaram o time que deu corpo ao primeiro grupo genuíno de samba composto somente por mulheres no Brasil. Foram batizadas como “As Brasileirinhas” pela cantora e compositora Lecy Brandão, quando a carioca as conheceu numa ocasião na capital maranhense. Parabéns, meninas!


Foto: Divulgação

Neste sábado, 29, e domingo, 1º, acontece a 74ª edição do tradicional Lava-Pratos de São José de Ribamar. O cantor Avine Vinny é a grande atração da festa, que vai ser realizada no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen. No sábado, a partir de 20h, a animação ficará por conta do Grupo Samba de Boa, Banda Energia e Diel França e Esfregue Dance. Já no domingo, às 13h30 a festa terá início com o Dj Inácio Mix e seguirá com Grupo N’gandaya, Banda Fenix, Personalidade do Reggae e Top Vinil, Banda Filhos de Jah, Gargamel e Banda, Bicho Terra e Andson Mendonça.


Foto: Katy Morais

Logo após, a super apresentação do bloco Bittencá E Acolá no Circuito Beira Mar, Flávia Bittencourt com seus convidados: a banda Baré de Casco e os cantores Mariana Aydar e Jaloo, astros da cena alternativa musical do país, foram todos prestigiar AcAsa. Do mesmo modo fizeram a dupla Criolina, o cantor Otto e o cantor e compositor Zeca Baleiro que foram recepcionados pelo anfitrião Alex Palhano; e tive a honra de discotecar para eles até às 4h da manhã, encerrando o Carnaval repleto de estrelas. No nosso set, a produção maranhense com músicas de Célia Leite, Lena Machado, Rita Benneditto, Patativa, Tribo de Jah, Boi de Santa Fé, Fuzileiros da Fuzarca, Zeca Baleiro, Criolina, Beto Ehongue, Joãozinho Ribeiro, Rosa Reis, João do Vale, Alcione, César Nascimento, Nicéas Drummont, Nonato e Seu Conjunto foram destaque. No detalhe, a jornalista e DJ Vanessa Serra (homenageando o Bicho Terra, primavera) ao lado da cantora carioca Mariana Aydar.


Foto: Divulgação

A 16ª Festança Junina no Ceprama abrirá oficialmente os festejos juninos de 2020, em São Luís, no próximo dia 29 de maio, com entrada franca. O evento prossegue até o dia 31 de maio, sempre às 19h, no Ceprama, na Madre Deus, com muitas atrações.

Nesse ano, boieiros, brincantes, artistas, músicos e a organização da Festança Junina homenagearão a historiadora Kátia Bogéa, que foi servidora de carreira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan/MA) de 1980 a 2015, tendo atuado como superintendente de 2003 a 2015. De 2016 a 2019 presidiu o Iphan. O coordenador do evento, Mário Jorge Gonçalves, destaca avanços realizados por Kátia Bogéa no Maranhão, viabilizando junto ao Governo Federal e parceiros a revitalização de bens culturais, como o novo Complexo da Praça Deodoro, Praça Pedro II, Palacete Gentil Braga, Palácio Cristo Rei, Fábrica Santa Amélia, Rua Grande e Engenho Central de Pindaré Mirim, entre outros.


Foto: Divulgação

Neste sábado, 29, durante o Festival de Jazz e Blues de Fortaleza (CE), no Teatro José de Alencar, o cantor e compositor maranhense Tutuca Viana estreia sua turnê nacional do seu novo disco Avessa Manhã. A iniciativa tem patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e Cantinho Doce, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e terá convidados especiais em todas as apresentações. Em seguida, Tutuca passa por Belém (dia 7 de março), Rio de Janeiro (10 de março) e São Paulo (13 de março). A turnê encerra no dia 27 de março, na Fanzine, Beira Mar, em São Luís. Avessa Manhã conta com nove faixas, que estão disponíveis nas principais plataformas digitais. Entre os destaques, além da faixa-título, estão: Broto, Segredo, O Caos de Cada Dia, Meu Grande Amor e Que Prazer – esta última abre o álbum e conta com a parceria do cantor capixaba Zé Renato.


Foto: Divulgação

Magnífica é a cerveja do Maranhão que vem conquistando adeptos por todo o país. Além da grife genuína de nosso Estado, o sabor é leve e gostoso, e tem um excelente trabalho de marketing em torno da marca, do produto AMBEV. Neste carnaval, a novidade foi o lançamento da latinha, apelida carinhosamente por Maguete, vendida em todo canto, o combo de quatro delas por honestos 10 reais. E a Maguisena, isso mesmo, o produto feito da fécula de mandioca produzida no Maranhão, foi lançado exclusivamente para o carnaval, legitimando mais um hábito de nossa Cultura. Durante a folia, um grupo de promotores distribuiu as caixinhas de Maguisena pela Avenida Beira-Mar. Para ganhar, só precisava ter mais de 18 anos, comprovando com um documento com foto, mostrar que estava consumindo a cerveja Magnífica em lata, e fazer um post em suas redes sociais, marcando o perfil da cerveja. Já imaginou a folia?!?


Foto: Reprodução

Um registro da potente cantora baiana Margareth Menezes, presente no Carnaval de São Luís, com o novo exemplar da Revista Maranhão Turismo, editada por Lea Zacheu. A Revista completa 30 anos em 2020, e nesta edição traz uma pesquisa histórica sobre o Carnaval do Maranhão.

 


CHECK IN

*Vem aí a comemoração do Dia Internacional do DJ e Dia da Mulher promovida pela Confraria de DJs do Maranhão. No line up: Desert, Franklin, Jards, Jorge Choairy, Kaike, Leonor, Pedrinho Dreadlock, Pedro Sobrinho, Tarcísio Selektah e Vanessa Serra. Vai acontecer no próximo sábado, 08, no Reviver Hostel – Praia Grande. Começa 16h.

*Quasar Graffiti é a nova fragrância do Boticário que traz o contraste e a energia pulsante das manifestações urbanas em um exclusivo Acorde Stencil, que combina notas amadeiradas, especiarias e a explosão do frescor da menta. A fragrância é fresca e versátil, ideal para ser usada no dia-a-dia, em qualquer ocasião.  

*As inscrições para a quarta edição do edital Pátio Aberto vai até neste sábado (29).  O edital visa divulgar a produção de artistas maranhenses ou residentes no estado, nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual e cultura popular. Podem se inscrever propostas de shows, espetáculos, mini eventos etc. Por meio do edital o CCVM oferece programação diversificada e gratuita para o público, com eventos todas as quintas, sempre às 19 horas. 

*O Pátio Aberto já faz parte do calendário cultural da cidade e atrai tanto o público local como turistas. Os projetos selecionados irão compor a programação do CCVM de abril de 2020 a março de 2021.

*A proposta deve ser enviada pelo e-mail patioaberto@ccv-ma.org.br, pelo correio ou entregue na recepção do CCVM de terça a sábado, das 10h às 19h, no endereço Av. Henrique Leal, 149 Praia Grande, São Luís/ MA. CEP: 6510-160. O regulamento está disponível em nosso site: www.ccv-ma.org.br.

*Obrigada pela leitura! Atenção para novo email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com. 

*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br.  Feliz Carnaval para todos!! 



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *