LUA NOVA

“Sente-se a moçada descontente/ Onde quer que se vá Sente-se/ Que a coisa já não pode ficar/ Como está Sente-se a decisão/ Dessa gente em se manifestar/ Sente-se o que a massa sente,/ A massa quer gritar: “A gente quer mu-dança/ O dia da mu-Dança/  A hora da mu-dança/ O gesto da mu-dança” 

Gilberto Gil


Foto: Reprodução

O acervo e duas exposições virtuais do Museu Casa Histórica de Alcântara (vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus – Ibram) estão disponíveis para visitação através do link https://museucasahistoricadealcantara.museus.gov.br/. O canal foi aberto desde 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus. O lançamento do site fez parte da programação da Semana Nacional de Museus 2020.

O acervo é composto por mais de 600 itens e é um recorte dos 2077 itens inventariados que se constitui de móveis, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos de valor histórico que pertenceram à família Guimarães.

O Museu apresenta ainda uma exposição de longa duração, que aborda as atividades comerciais que funcionaram no prédio e aspectos históricos revelados a partir de móveis e objetos e a exposição temporária Memória Viva, registro fotográfico de moradores, artistas, famílias e representantes da identidade local.

A ação, parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Universidade Federal de Góias, utiliza a plataforma Tainacan e visa difundir os acervos das instituições culturais do Brasil para fins de pesquisa e divulgação do patrimônio cultural.


Foto: Reprodução

 

O recém-lançado “Quanta asneira” é um satírico jogo de cartas, criado pelo jornalista Luiz André Alzer (o mesmo de ‘Almanaque anos 80’, ‘Os 10 mais’, ‘Meu livro do Rio’ entre outros títulos). A dinâmica funciona quando os jogadores precisam superar situações como “fritar o ministro”, “tuítes apagados”, “panelaços” e a velha pergunta “Onde está o Queiroz?” durante a partida. Vence quem acertar o máximo de perguntas e saber usar as consequências na hora certa; por exemplo, saber quando e em qual situação foram ditas pérolas como esta: “Daqueles governadores da Paraíba, o pior é o do Maranhão”. Tá ok?! O jogo está disponível à venda (R$ 39) na Amazon e no Mercado Livre, mais informações no perfil: @quanta_asneira. 


Foto: Divulgação

O radialista, jornalista e DJ Marcos Vinícius (Rádio Universidade FM) realiza neste sábado, 23, às 20h, a “Radiola Reggae Live” através do perfil da Secretaria de Estado da Cultura no Instagram: @cultura.maranhao. A iniciativa é parte do projeto Conexão Cultural II. O “Violento na Sequência” Marcos Vinícius dispensa apresentações, é reconhecido como um dos profissionais mais versáteis no rádio maranhense, e na cultura do reggae, ao lado do parceiro Joaquim Zion, é pioneiro na discotecagem do vinil no Estado. Marcos Vinícius vem realizando ‘lives’ através do facebook com recorde de visualizações no segmento, que atravessam o Atlântico. Em torno de seis mil visualizações por edição.

 

 


Foto: Divulgação

E neste domingo, 24, às 20h, será transmitida a live “Soul Rock Reggae” com o DJ Maurício Capella através do perfil da Secretaria de Estado da Cultura no Instagram: @cultura.maranhao. A iniciativa também é parte do projeto Conexão Cultural II. Conhecido nacionalmente dentro do mercado de sonorização, Maurício Capella fez um resgate do começo de sua carreira atuando como DJ e também celebra os 22 anos de criação da Capella Sound System, o primeiro sistema de sonorização no formato ‘Sound System’ (originário da Jamaica), no Maranhão. Vamos conferir!


Foto: Divulgação

O DJ Mauro Blug (foto) é o convidado especial que fará uma discotecagem durante a live Jovens Farmacêuticos que vai acontecer nesta segunda-feira, 25, às 20h, no perfil do Conselho Regional de Farmácia (@crfmaranhao). A iniciativa tem a finalidade de homenagear os técnicos de laboratório que estão na luta contra o Covid – 19. 


 

Foto: Divulgação

A Magnífica anuncia a doação 100 mil unidades de sabão, fabricado a partir da fécula de mandioca, matéria-prima presente na receita da cerveja, para ser doado à população do Maranhão. O sabão é essencial no controle da disseminação do novo coronavírus e no cuidado da saúde da população. Por isso, a versão à base de mandioca doada pela Ambev poderá ser usada tanto para higiene pessoal, quanto doméstica. Cada unidade contém 200g e é produzida pela empresa parceira Saponóleo Santo Antônio. O Governo do Maranhão ficará responsável pela distribuição entre as comunidades no estado.

Além dessa iniciativa, a Magnífica também está apoiando o Maranhão diante do cenário da pandemia com produção e doação semanal de 2 mil garrafas de 1L de álcool 70% à Rede Hospitalar do Estado. Assim como doou 20 mil unidades de álcool gel e mil litros de álcool 70% à Secretaria de Saúde do Estado, e máscaras de proteção facial ao Hospital Centro Médico.

Todas as iniciativas reforçam o compromisso da Ambev em olhar para o negócio e encontrar formas de ajudar o Brasil a combater ao COVID-19, além de incentivar o trabalho da comunidade local, a partir do uso da mandioca, proveniente da agricultura familiar de pequenos produtores regionais, na produção da cerveja Magnífica.


CHECK IN:

*Hoje, 22, é o Dia do Abraço!!! Em tempo de pandemia, podemos refletir o tão quanto é valioso esse simples gesto que simboliza carinho, afeto e amizade em toda e qualquer cultura. 

*Através do instagram @vanessaserrah e no facebook (@vanessaserra1974) estamos realizando ‘lives’ às segundas, às 21h, “Segunda de Lei”, e as quartas, às 20h30, “Vinil & Poesia”. E aos domingos, de 7h às 9h da manhã, realizamos a “Alvorada” com samba, choro, samba-canção, bossa, jovem guarda, moda de viola e bolero em 100% vinil. Sejam bem-vindos!

*Obrigada pela leitura! Email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com. 

*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br. /@diario_de_bordo.

*E confiram: https://jpturismo.com.br/category/colunas/diario-de-bordo. Cuidem-se! Saúde para todas e todos!!

 

 



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *