LUA MINGUANTE
“…De manhã nenhuma escravidão me fará acordar com o
Despertador enchendo o saco lembrando que o mundo
Gira depressa lá fora enquanto meu cordão umbilical
Cicatriza.”
Lúcia Santos


Continua a programação da V Semana de Arte Popular Nelson Brito com oficinas e apresentações, ao vivo, no YouTube (Casarão Laborarte). Nesta sexta-feira, 04, tem Capoeira no Casarão, às 20h, com Mestre Nelsinho, com depoimentos do ex-integrante do Laborarte Ribamar Sá, mestra Samme e mestre Marco Aurélio. No sábado, 05, às 20h, tem Sarau de Bailados, oficina de Ritmos Tradicionais com o percussionista Leandro Maramaldo, show de Camila Reis, Rosa Reis e depoimento do músico Joãozinho Ribeiro.


O “Novo Cinema Maranhense” é uma mostra pioneira na exibição de produções audiovisuais recentes de jovens diretores e novos realizadores do Estado do Maranhão e esse ano ganha edição virtual. As inscrições gratuitas serão aceitas somente até hoje, 04, de videoclipes, curtas-metragem e longas-metragem que tenham sido exibidos e realizados publicamente a partir de 01 de julho de 2018. Confere tudo no site www.novocinemamaranhense.com.br. A 3ª edição da Mostra Novo Cinema Maranhense é uma realização da IPECINE e Jirau Filmes com incentivo da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura do Maranhão e acontecerá de 19 a 22 de dezembro, inteiramente on-line em razão da pandemia da Covid-19.


Vem aí a 14ª edição Prêmio Nobre. A cerimônia de entrega do Troféu Nobre, com limite de convidados e tudo de acordo com os protocolos de saúde para eventos, será realizada no dia 07 de dezembro, às 20h, Espaço Residencial – São Luís. A iniciativa leva a assinatura da apresentadora de TV e Colunista Social, Madalena Nobre. A banda Mix in Brazil e DJ Speto são atrações.


O Casa d’Arte Centro de Cultura comemora, em 2020, seus seis anos de existência, em live registrando o Festejo na sede do centro cultural, localizado ao lado do farol marítimo do Araçagy, em Raposa, neste sábado, 05, a partir de 17h. A transmissão ocorrerá via YouTube e Facebook, nos canais oficiais da Casa d’Arte: https://linktr.ee/casadarte. A programação contará com mais de 10 artistas maranhenses, entre eles: Dicy, Beto Ehongue, Santacruz, Carlos Berg, Luciana Pinheiro, e Tássia Campos. Ao longo do evento, ocorrerá a tradução para Libras e a venda das panelinhas Guará, que podem ser adquiridas (via Delivery) para quem estiver assistindo a transmissão. Atrações da Raposa também estão no line-up, como a poeta Adriana Araújo e Bives. A apresentação será da atriz Renata Figueiredo (foto) e do rapper D’Luka. O carioca Chico Chico, filho da cantora Cássia Eller, é um dos convidados especiais. A comemoração de seis anos do Casa d’Arte Centro de Cultura é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc n. 14.017/2020, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão – Edital n.05/2020-UGCAC/ SECMA.


Em sua terceira edição, o maior festival de Hip Hop e cultura de rua do Maranhão, promovido pelo CCVM, acontecerá entre os dias 14 e 19 de dezembro. Entre os artistas selecionados da Chamada Festival Kebrada 2020 estarão os maranhenses: Leandro Ribeiro, Preto Nando, DJ Brunoso, DJ Juarez (foto), DJ Fabiano Sena, DJ Pedrinho Dreadlock, Edi Bruzaca. Vai ter oficina de graffiti com Fábio Luis Modesto Cardoso (PA/MA) e workshop de Produção de Videoclipes para Artistas Independentes, de Baixo Orçamento: Da Organização até o Lançamento com Upsla (SP). A programação completa do Festival Kebrada está no https://www.facebook.com/centroculturalvalema/ e Instagram: @centroculturalvalemaranhão.


A Pequena Companhia de Teatro, através da Lei Aldir Blanc, promove a V Semana Imperatrizense de Teatro até o dia 13 de dezembro de 2020, com apresentações de espetáculos sempre às 19h e a realização de debates a cada dois dias, sempre às 17h, através do canal do Youtube da Pequena Companhia de Teatro. Em 2020, a quinta edição da mostra, em virtude das exigências sanitárias que o momento exige, acontecerá na página da Pequena Companhia no YouTube, onde serão veiculados dez trabalhos teatrais maranhenses (previamente gravados) e seus respectivos debates virtuais, fazendo um recorte da produção teatral que vem se desenvolvendo no Maranhão. Nesta sexta-feira, às 19h, será exibido o espetáculo “Cadê a Herança?”, do EnCanto Coletivo Teatral. No sábado, 05, acontece debate às 17h e às 19h tem “As Sete Irmãs” de Francisco José de Sousa Marques Júnior. No domingo, Rosa Ewerton Jara (foto) apresenta “Frida!”, às 19h. Pra saber mais: https://www.pequenamostra.com/.
CHECK IN
* Até o dia 15 de dezembro está disponível a nova edição do Festival Arte como Respiro – Edição Audiovisual, com um segundo recorte de trabalhos selecionados no edital de emergência, reunindo curtas-metragens, de até três minutos, a partir do tema Descobertas e/ou Redescobertas. Serão exibidos mais 90 curtas, entre documentários, ficções e filmes experimentais, realizados com diferentes técnicas e linguagens, vindos de 20 estados: AL, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MS, MG, PA, PB, PR, PE, RJ, RN, RS, SC, SP, SE e TO.
* Até o dia 14 de dezembro, exibe o terceiro recorte da Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo. Com curadoria de Moira Toledo, a mostra traz cinco produções que estabelecem diálogos entre os universos da autoficção e as novas vertentes de cinemas de gênero: A Morte Branca do Feiticeiro Negro (SC, 2020), de Rodrigo Ribeiro, Entre Nós e o Mundo (SP, 2019), de Fábio Rodrigo, Inabitáveis (ES, 2020), de Anderson Bardot, Receita de Caranguejo (SP, 2020), de Issis Valenzuela, e Quebramar (SP, 2019), de Cris Lyra.
*Todo domingo temos “Alvorada”, nossa live com discotecagem 100% vinil, saudando a época de ouro da produção fonográfica brasileira. Transmissão pelo instagram @vanessaserra e twitch com o Coletivo Uhmanas (twitch.tv/djvanessaserra).
*Obrigada pela leitura! Email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com.
*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br. /@diario_de_bordo.
* Cuidem-se! Saúde para todas e todos!!