Diário de Bordo

LUA CRESCENTE

 

“Minha espada espalha o sol da guerra/ Rompe mato, varre céus e terra/A felicidade do negro é uma felicidade guerreira/Do maracatu, do maculelê e do moleque bamba”

Gilberto Gil


Foto: Divulgação

 

Nesta sexta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, a cantora Dicy e DJ Pedro Sobrinho farão uma Sexta Black no Cazumbá Lounge – Lagoa. Ela vai revisitar e mesclar canções dos seus últimos shows Negra Melodia, Rosa Semba e o Ilu Ayê. O DJ Pedro Sobrinho fará uma discotecagem para o aquecimento do show e, finaliza a noite com muitas brasilidades nas pick ups. Reservas: (98) 982247724/ Couvert R$ 20.


Foto: Divulgação

Em meados da década de 70, o senhor Raimundo Fonseca fez uma promessa: tocar três marchas de tambor para São Benedito caso sua filha, quando saiu de Cajapió (MA), conseguisse ter uma casa própria em São Luís. A prece foi atendida, e compromisso honrado. Depois que ele faleceu, dona Maria da Conceição Fonseca, sua filha, decidiu registrar o grupo em 18 de novembro de 1984. Assim começou a história da Associação Cultural Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito, que completa 36 anos de existência, celebrados com trabalho, na coordenação de Adriano Andrade e Alcelino Amorim. O Tambor foi contemplado nos editais do Pátio Aberto 2020, Funarte RespirArte e no Fomento de Projetos Culturais Lei Aldir Blanc, com o Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas de Bequimão.


Foto: Divulgação

O I Festival Esportivo Quilombola acontece no Maranhão busca a inclusão social, financeira e intelectual que o esporte pode proporcionar de forma rápida e eficaz, envolvendo entre suas ações mulheres, jovens e crianças. Começou em outubro passado e vai até 30 de dezembro, nos municípios de Bequimão, Itapecuru e São Luís (MA). O Festival é idealizado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Igualdade Racial e Instituto de Solidariedade e Inclusão Social – Solis, com patrocínio da Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.


Foto: Divulgação

Beats Zodiac chegou em São Luís (MA), escolhida para o lançamento por ser uma cidade com uma áurea mística e magnética. A nova linha da Skol Beats tem assinatura de Anitta e da WMcCann. Na noite da última quarta-feira, 11/11, teve projeção realizada na fachada do Teatro João do Vale, ao lado da Praça Nauro Machado (foto). O assunto foi comentado por Mari Diná, psicóloga que tem a astrologia entre seus temas favoritos. São 12 Beats Zodiac novas, com latas colecionáveis, uma para cada signo do zodíaco divididas em 4 sabores inspirados nos elementos: fogo, terra, ar e água. Também filmes, estrelados por famosos, retratam como cada signo se comporta durante a balada. No QRCode de cada latinha permite o acesso ao horóscopo do dia, sugestão de drink e uma série de conteúdos sobre relacionamento com o astrólogo Vitor de Castro. Para este lançamento, também aconteceu a primeira collab entre a Beats e a Quem disse, Berenice?, que criaram o Hidraoil Beats Zodiac, os óleos hidratantes para os lábios em quatro novos tons semelhantes aos das bebidas; e com Colcci, trazendo camisetas exclusivas com estampas dos signos. Saiba mais no perfil @beatsoficial, no Instagram.


Foto: Divulgação

O maior posto da bandeira BR Petrobras Maranhão, o Posto Soene, foi inaugurado no último dia 30, em uma área de 248.000 m², no km 11 da BR 135. Trata-se de um empreendimento do casal, Ene Pires (da empresa MEMPS) e Jocyanne Abreu, advogada. Funciona 24h. No detalhe, Rita Matos em click descontraído junto a anfitriã, William Santos, Madalena Nobre e Marcos Davi.


Foto: DivulgaçãoNeste domingo, 22, em celebração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, acontece uma carreata com concentração às 8h45, na estátua dos Pescadores da Av. Litorânea. Um ato ecumênico dá início a programação. O objetivo é buscado mobilizar e conscientizar a sociedade, assim como alertar as autoridades que a violência no trânsito é um gravíssimo problema humano, em questão econômica e de saúde pública, no mundo, no Brasil e no Maranhão. Pra saber mais: (98) 3236 7402/ www.valorizacaoavida.com/@campanhasosvida.


Foto: Divulgação

O charmoso Atins é um vilarejo de pescadores bastante aconchegante e rústico rodeado por praias, dunas e lagoas de águas cristalinas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É um verdadeiro paraíso! Pensando no turismo de experiência, uma tendência mundial, que transforma novas formas de viver, o Maré de Atins, eco pousada e restaurante, oferece no lugar hospedagem em chalés de madeira de reflorestamento ou em chalés de taipa, que respeita o meio ambiente. Lá tudo é feito com muito carinho e zelo, com um toque de sofisticação dentro da simplicidade. Inclusive, há sempre uma programação cultural que envolve todos em uma atmosfera intimista e muito agradável. Neste sábado, 21, inclusive, haverá uma noite de “Soul, Rock & Reggae” com os DJs Vanessa Serra e Maurício Capella. Aproveitando a ocasião, o já tradicional programa de domingo Alvorada, da jornalista e DJ Vanessa Serra, terá transmissão direta de Atins, começando às 7h em suas redes sociais (@vanessaserrah/ YouTube Vanessa Serra) e na plataforma Twitch integrando o Coletivo UhManas (twitch.tv/djvanessaserra). Para mais informações e reservas, pelo direct no instagram @mare_de_atins.


CHECK IN

*A Via Mundo celebra o primeiro embarque com destino para o estrangeiro, após  o período pandêmico ter se instalado.  A estudante intercambista  Rochelle Serra retornou para a Irlanda para imersão na cultura e na língua daquele país.  Todas as medidas de segurança sanitária foram devidamente seguidas.  

*Ao longo de 2020, a agência de intercâmbio tem agendado outros embarques, mas a maioria individual, e não em grupos, como seria o padrão.  Outra mudança na rotina dessas empresas é o retorno às orientações pré-embarques para os grupos que adiaram a experiência do intercâmbio para 2021 e também as reuniões com as Escolas de 2º grau para tratar sobre a Viagem de Formatura do 9º ano. 

*O Blue Tree São Luís lançou, na última terça (17), a Blue Friday, promovendo duas semanas de ofertas imperdíveis para hospedagens e eventos. Durante o período, válido até o dia 30 deste mês, clientes que fizerem duas reservas, ganham a terceira e os espaços de eventos sociais e corporativos têm desconto de 50%. A Blue Friday é válida para comprar realizadas diretamente no hotel.

*Alguns produtos de maquiagem do Boticário são benéficos para os cuidados com a pele, dentre eles a Base Hyaluronic de Make B., que garante proteção e deixa a pele do rosto mais lisa e uniforme imediatamente. Além disso, a linha disponibiliza o Batom Stick Preenchedor, disponível em 7 cores, que ajuda a manter os lábios sempre preenchidos e hidratados. 

*Os produtos já encontram-se disponíveis nas lojas do Boticário; no e-commerce da marca pelo link boticario.com.br; no app do Boticário – disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo.

*O sarau Vinil & Poesia, projeto idealizado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, acontece quinzenalmente, às quartas-feiras. Há sempre um bate-papo com um convidado especial, privilegiando a música popular de compositores maranhenses; a transmissão é ao vivo no instagram @vanessaserrah. Começa 21h. 

*Obrigada pela leitura! Email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com

*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br. /@diario_de_bordo.

* Cuidem-se! Saúde para todas e todos!! Votem conscientes!



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *