Protocolos de segurança, higienização, respeito ao distanciamento, intensificação do uso da internet e a busca pela certificação. É de forma gradual e com todos os cuidados que a Via Mundo Intercâmbio e Turismo se prepara para a reabertura das atividades presenciais em sua loja em São Luís.
Além das ações de higienização para garantir a segurança dos funcionários e clientes, a empresa também solicitou o Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro, lançado pelo Ministério do Turismo. Está atenta aos procedimentos para obtenção da certificação, o que deve influenciar a tomada de decisão dos clientes na hora de optar por viagens e cursos de intercâmbio.
“O selo é uma garantia concedida pelo Ministério do Turismo de comprometimento por parte dos estabelecimentos turísticos que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. É mais uma preocupação da equipe na garantia da segurança e bem estar de todas as partes interessadas e envolvidas no dia a da instituição que atua na organização de viagens e cursos de intercâmbio no exterior”, ressaltou Antônio Bacelar Júnior, diretor da Via Mundo.
A criação do selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” lançado pelo Ministério do Turismo trata de boas práticas em questões associadas à biossegurança. Esta é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo MTur com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
No Maranhão, o setor turístico avalia como um incentivo muito importante para recuperação dos meses sem nenhuma movimentação. O diretor destaca os esforços do setor que vem promovendo reuniões organizadas pela Agência Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão (ABAV/MA), pela Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil (Belta), da qual ele é coordenador Norte/Nordeste. A Via Mundo também integra a campanha #SuperaTurismoBrasil do Governo Federal. Todos em prol da retomada das atividades turísticas de maneira segura e voltadas a atender um novo perfil que surgirá após a pandemia. “Daqui pra frente, teremos um turista mais interessado e preocupado com a adoção de medidas de segurança e higiene”, enfatizou.
A campanha #SuperaTurismoBrasil do Governo Federal tem incentivado o turismo nacional tendo com mensagens como “é hora de continuar viajando pelo Brasil, de valorizar nossas belezas e desbravar este país com cuidado e segurança”.
Agências de Turismo, meios de hospedagem, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos; acampamentos turísticos; restaurantes, cafeterias, bares e similares; parques temáticos aquáticos; locadoras de veículos para turistas, guias de Turismo, entre outros se organizam para a retomada das atividades atendendo a todos os protocolos sanitários recomendados pelo Ministério do Turismo e legitimado pelo selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, junto ao Governo Federal.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que 727,8 mil postos de trabalho serão perdidos no setor turístico brasileiro por causa do impacto da pandemia do novo coronavírus. A entidade também calcula em R$ 87,79 bilhões os prejuízos no espaço de 3 meses.
Texto: Franci Montelles