As ações do novo projeto da Rota em 2022 vão focar, entre outros aspectos, turismo rural, além do empreendedorismo e de ações para a gestão dos negócios turísticos, fomentando parcerias entre empresários do Polo São Luís e a Rota Integrada nesta nova fase


Um grupo de empresários pertencentes ao polo turístico de São Luís (capital e região metropolitana) esteve em Barreirinhas acompanhando o lançamento do projeto Rota das Emoções – Novos Desafios, em ação viabilizada pelo Sebrae por meio de sua unidade Regional de São Luís.
Tendo a Capital dos Azulejos como um dos portais de acesso à Rota das Emoções, o Sebrae vem estimulando maior integração e conexões entre o trade do Polo São Luís com players dos Lençóis e Delta.
A caravana, composta de 20 empreendedores de São Luis e Paço do Lumiar, entre os quais guias de turismo, do setor de hotelaria, agências de viagens e receptivos e representantes do poder público, acompanhou a apresentação do novo projeto da Rota das Emoções e de ações de aproximação com a cadeia turística da região, na perspectiva de fortalecimento dos negócios e de parcerias comerciais
Na programação, além da participação no Lançamento do Projeto da Rota das Emoções, em um intercâmbio de dois dias que sinalizou boas perspectivas de negócios e a diversidade de opções na região, destaques para a palestra da JB Tour, em Barreirinhas, para conhecer o case de acessibilidade e formas de atuação com ecoturismo na região; e a visita técnica à Pousada do Porto, onde os participantes viram de perto a forma de trabalho adotada no empreendimento.
Também na programação uma visita à Estância Tamboril, para conhecer a experiência em Sítio Rural e vivências que um negócio focado no turismo rural pode oferecer.
“Barreirinhas tem possibilidades de experiências que vão além do Rio Preguiças e os Lençóis. As visitas que fizemos provam que existem mais opções quando pensamos no turismo regional, como mais uma opção de produto a ser consumido pelos turistas que visitam à região”, afirmou Flávia Nadler, coordenadora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão.
Ela também enfatizou que essas ações promovem maior conhecimento sobre o estado, suas potencialidades e atrativos, proporcionando ao trade maranhense informações que podem ser estratégicas na oferta turística, ampliando a diversificação da oferta, as parcerias e fomentando a geração de negócios.


Motivado pelas boas ideias que colheu durante essa ação, o secretário de Indústria e Comércio de Paço do Lumiar, Benedito Amado dos Santos Filho, anunciou que pretende estimular laços com os colegas da região, organizando uma caravana para atrativos (como portos) existentes no município para verificar as estruturas destes locais, que segundo ele, ainda precisam de melhorias na infraestrutura, como por exemplo, na oferta de acomodações. “Vamos estimular o turismo rural e fomentar junto ao empresariado investimentos em pousadas e meios de hospedagem”, disse ele. “Vamos fazer esses eventos na mesma proporção, aplicando o aprendizado obtido com a caravana”, reforçou o secretário.
Já a representante do Sindicato de Guias de Turismo no Maranhão, Ana Regina Braga Arcanjo, que também integrou a caravana, destacou que muitos turistas comentam que desconhecem atrativos turísticos de São Luís. “ É preciso associar a história, arquitetura e natureza, que são os pilares que fomentam a estrutura turística da capital e fortalecer todo esse potencial. Como porta de entrada da Rota das Emoções, São Luís precisa fazer parte desse processo”, disse Ana Regina.
O trabalho do Sebrae agora prossegue com a implementação das ações do novo projeto da Rota das Emoções para 2022, na perspectivas do alcance de resultados para os negócios nos polos envolvidos.
Texto: Laurene Leite