Com programação abrangente e diversificada, espaço vai promover articulação entre o Turismo e Agricultura, especialmente de cunho familiar, fomentando o turismo rural e de base comunitária, setores para os quais o Maranhão tem potencial evidente.
Mônica Silva Sousa é proprietária do Rancho Três Amores, em Balsas/MA. Durante a pandemia, ela e a família despertaram para a possibilidade de usar a pequena propriedade da família como alternativa para empreender. Localizada em uma região com fartos atrativos naturais, a propriedade era utilizada até então apenas para uso particular. Após fazer algumas adaptações para garantir uma pegada ecologicamente correta, com a ideia de manter o mais natural e preservado possível, Monica iniciou a comercialização do local.
Inicialmente, o foco eram eventos religiosos (retiros espirituais) e casamentos. Mas, com a aceitação no mercado, ela passou a vislumbrar um público mais amplo, pois percebeu que existe demanda para esse tipo de produto, que articula experiências turísticas com o viés agroecológico.
Empreendedores como Mônica e outros do Turismo e toda a cadeia da pequena agricultura, propriedades e equipamentos rurais e, ainda, localidades com atrativos de patrimônio natural e com vocação para proporcionar ao visitante experiências únicas no ambiente rural, poderão se beneficiar muito do Espaço de AgroTurismo, um dos atrativos da Feira do Empreendedor 2022.
“Participamos do RuralTur, ano passado, onde absorvemos conhecimento e trocamos experiência com quem conhece o mercado de turismo rural. Agora, com esse espaço na Feira do Empreendedor, ganhamos a oportunidade de continuar nos preparando para receber nossos turistas e oferecer serviços e experiências cada vez mais diversificadas”, destacou Monica Sousa.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MA, Raimundo Coelho, a Feira do Empreendedor dá um passo à frente ao programar o Espaço AgroTurismo, que pretende articular potencialidades do turismo no ambiente rural. “Esse espaço será um marco na Feira, pois terá uma programação inovadora, que vai nos permitir unificar e criar condições para aproveitamento de todo o potencial natural do Maranhão e do ambiente rural e seus atrativos para o turismo. E o Sebrae quer ser o indutor desse movimento, ajudando o empreendedor rural e do turismo a se prepararem para aproveitar, de fato, essas oportunidades, que são evidentes. Então, estamos trabalhando para levar para esse ambiente de AgroTurismo, proprietários rurais e empreendedores do Turismo de todo o Maranhão, para que aproveitem tudo o que esse espaço vai oferecer de capacitação, intercâmbio e oportunidades, assinala Coelho.
Espaço AgroTurismo: fomentando oportunidades
O espaço AgroTurismo da Feira do Empreendedor foi idealizado para proporcionar ao visitante da Feira e empresários dos dois segmentos capacitação, intercâmbio de experiências, acesso à inovação no meio rural e no turismo, além de oportunidades de negócios e parcerias.
O Espaço está sob a coordenação da coordenação de Turismo e Cultura do Sebrae/MA. De forma inovadora, na programação estão previstas atividades que vão proporcionar uma viagem de Norte a Sul do Maranhão, que percorrerá oito dos dez polos turísticos do Maranhão, articulados com cinco cadeias produtivas. Isso se dará através do contato com conteúdos, tanto virtuais, como físicos e sensoriais, com atividades em destaque no palco principal da Feira.
Segundo a coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae/MA, Flavia Nadler, “a ideia é proporcionar informações para quem deseja abrir um negócio na área de serviços turísticos e/ou agro. E também para o visitante da Feira, que já tem um negócio nesses segmentos e deseja ampliar suas vendas, expandir suas atividades, inovar e fortalecer sua presença no mercado e no ambiente digital”.


As experiências e vivências sensoriais contemplam os polos de São Luís, Munin, Lençóis, Delta, Floresta dos Guarás, Chapada das Mesas, Serras, Guajajaras, Timbira e Canela e Lagos e Campos Floridos e as cadeias de hortifruti, ovinocaprinocultura, bovinocultura, cachaça e psicultura. Serão evidenciados atrativos âncoras, cultura e artesanato, gastronomia, com a apresentação de cases de sucesso e oportunidades de negócios para o setor turístico e cadeias abrangidas no Espaço.
Outro destaque será a Arena de Conhecimento, onde está programado o II Encontro de Negócios de Turismo de Experiência, com resultados gerados nos polos trabalhados pelo Sebrae, palestras e painéis gratuitos sobre temas ligados ao turismo, novas economias, diversidade e inclusão no turismo, sustentabilidade, modelo de negócios inovadores, governança, tecnologia, jornada do turista conectado e destinos turísticos inteligentes. Além disso, temas ligados ao turismo de base comunitária e rural, em evidência no Seminário de Turismo Rural, onde o foco serão oportunidades e orientação para quem quer empreender ou já empreende nesse segmento.
No esforço de disseminação do conhecimento e capacitação para esses segmentos, a programação da Arena do Conhecimento contempla temáticas relacionadas à Agricultura Familiar, Agroecologia, Cooperativismo, Marketing e Inovação no Agronegócio, E-Commerce, Tributação e Precificação e Diversidade e Inclusão no Agronegócio.
Também será destaque no Espaço AgroTurismo o I Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo, focando a integração e benchmarking entre as localidades que têm seus Conselhos instalados e com experiências bem sucedidas em integração, governança, criação e aplicação do fundo municipal de turismo, entre outros temas.
Esse esforço coordenado pelo Sebrae, envolve como parceiros até o momento, a Setur/MA, Setur/SLZ, Instâncias de Governança dos polos turísticos, Conselho Municipal de Turismo de São Luís, Maranhão Destination, ABIH/MA, Sehama, Abrasel, ASLIT, Abav/MA, IFMA, UFMA, Uniceuma e Senac.
Para o diretor Técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho, o Espaço AgroTurismo da Feira do Empreendedor está sendo trabalhado para ser de fato, um ambiente de integração, de oportunidades e de capacitação, em que os empreendedores desses segmentos possam perceber as potencialidades das duas atividades, que possam se preparar e aprimorar conhecimentos focando uma atuação cada vez mais forte nesse campo; e também para que possam fazer negócios e parcerias que os ajudem a crescer e se desenvolver, aproveitando todo o potencial que o Maranhão tem para o turismo e a agricultura. O Sebrae está trabalhando firme para que a Feira do Empreendedor seja o ambiente propício para que essas conexões aconteçam e se consolidem”, concluiu o diretor.
Texto: Laurene Leite