É preciso levar com criatividade e mesmo originalidade, como forma de conter a tragicidade que vem com o nome de pandemia do Novo Coronavírus ou Covid-19, quando se aproxima os dias de carnaval, e, ao que parece, alguém no tradicional Bairro do Desterro, no Centro Histórico de São Luís, encontrou justamente o Xis da Questão, ou o pote de ouro da euforia da nossa alma foliona: Estão ali anunciando um certo Bloco dos Vacinados, com que dão recado que o cordão não vai descuidar das normas sanitárias para prevenir o contágio, em que o distanciamento social é fundamental. Em primeiro lugar, quanto o próprio nome indica, só ingressa na brincadeira quem estiver devidamente com a certeira de vacinação em dia.
De qualquer modo, as máscaras descartáveis deverão, desde os ensaios da agremiação carnavalesca original, deter seu papel fundamental A promoção de medidas de higiene, como lavar as mãos, utilizar álcool em gel 70% e cobrir o nariz e a boca com o braço antes de tossir também têm sido muito eficazes no combate à pandemia. Será, sem dúvida alguma, uma maneira de conscientizar sem deixar de lado a alegria sadia da brincadeira. Vamos torcer para dar certo e que o Bloco dos Vacinados do Desterro contamine de euforia responsável outros bairros de São Luís!
Em outro ponto, o líder da famosa Bicicleta do Samba, o folião de quatro costados Gutemberg Marques Bogéa, está dando o brado de que o fenômeno carnavalesco está ensaiando com seus bambas para dar o ar da sua graça nas prévias e nos dias gordos de carnaval, em festas privadas, festas de aniversários, confraternizações, bares, restaurantes e outros que seguem os protocolos. Como medida de prevenção, porém, neste ano, sua performance acontecerá em consonância com produtores, animadores culturais e empresários que sigam as normas sanitárias.
A Bicicletina do Samba, assim, voltará a esbanjar pedaladas de Tradição e Folia, momento esse que revela a forma de se fazer carnaval da turma de sambistas da brincadeira, no mais puro toque de raiz, relembrando sucessos musicais do samba, marchas e frevos cantados nas vozes de artistas como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Alcione, Beth Carvalho, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Agepê, Cartola, Benito de Paula, Noel Rosa, Braguinha, Mário Lago, Dalva de Oliveira, Erivaldo Martins, Dircinha e Linda Batista, Ary Barroso, Emilinha Borba, Carmem Miranda, Chiquinha Gonzaga, Amelinha, Moraes Moreira, Clara Nunes, dentre outros nomes consagrados.
No repertório, uma sequência de belos sambas-enredos que passearam pelo carnaval carioca e maranhense. É muita onda para segurar! Sucesso à vista!
OBS: A Bicicleta do Samba começa hoje seu projeto itinerante por entre bares, restaurantes, clubes, associações, festividades e calendários culturais maranhenses. Na noite desta sexta-feira o ensaio festivo acontece, no Buteko Lambe Sal, no Estádio Ananias Silva (Fecurão), na Cohab.
A brincadeira irá seguir os protocolos sanitários e de segurança objetivando apresentar seu trabalho de maneira ordeira e responsável. A Bicicletinha está de volta resgatando a musicalidade brasileira que encantou os carnavais com marchas, frevos, sambas originais e sambas-enredos que embalaram os salões, através de suas fontes de conhecimento, vivências e experiências participativas.