“Sua Empresa na Nova Rota do Crescimento” é um plano elaborado pelo Sebrae Maranhão e que consiste em um conjunto de soluções ofertadas pela instituição, que foram pensadas para alavancar os pequenos negócios do turismo do território maranhense da Rota das Emoções. O plano foi apresentado recentemente em evento digital promovido pelo Sebrae e que contou com a participação de dirigentes da instituição, clientes e parceiros da Rota das Emoções.


O estudo contempla ações em várias áreas, tomando por base, todos os desafios gerados pela pandemia do COVID – 19 e as tendências de mercado. Serão disponibilizadas consultorias, treinamentos e eventos em formato híbrido, ou seja, mesclados em formato online e presencial, sempre com atenção a todos os decretos locais e protocolos de segurança sanitária.
Empresas dos segmentos de agências de receptivo, meios de hospedagem, alimentação fora do lar e artesanato dos municípios maranhenses da Rota das Emoções, atendidas pela Unidade Regional Lençóis Munim, por meio do Núcleo de Atendimento Empresarial – NAE Barreirinhas, serão o público alvo desta ação.


“As empresas do turismo estão entre as que mais sofreram nesse período, pois pararam logo no início da pandemia. Por isso, ficamos felizes com a retomada gradual e pelo fato da região dos Lençóis Munim está se destacando nessa retomada, o que é muito importante para que a região continue nos melhores lugares das prateleiras de agências de turismo do Brasil e o mundo. O Sebrae está totalmente de portas abertas, sempre à disposição apoiando empreendedores do turismo, continuamos acreditando no potencial do nosso estado e do Brasil, portanto, contem conosco”, garantiu o Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho em sua fala na abertura do evento digital.
As soluções serão ofertadas no período de agosto a novembro de 2020 e serão totalmente gratuitas, em virtude da pandemia.
“É importante que possamos levar aos empresários e parceiros informações e conhecimentos relevantes neste momento de dificuldade que todos estão vivendo. O plano engloba finanças, orientação ao crédito, marketing digital, sustentabilidade, governança e parcerias”, explicou Wamberg Amaral, novo gerente regional do Sebrae em Lençóis Munim, apresentado a todos durante a solenidade.
O evento foi encerrado com a palestra do gestor de turismo e analista de negócios do Sebrae-SP, pós-Graduado em ecoturismo e em Gestão de Pequenas Empresas e Secretário do Subcomitê de Turismo de Aventura da ABNT, Leonardo Persi, que compartilhou com os presentes a importância do Turismo de Natureza e Aventura na retomada do segmento.
Sobre a programação do plano a Coordenadora NAE Barreirinhas e Gestora de projetos – Rota das Emoções MA, Flávia Nadler enfatiza que a mesma foi pensada no intuito de subsidiar as empresas da cadeia do turismo de conhecimentos relacionados aos desafios e tendência apresentados pelo mercado, fortalecendo o trade e aumentando a sua competitividade.


Programação
Seminário Digital “A virada”
Será um evento digital imersivo que agregará webinar, design thinking e mentoria para a criação de Mínimo Produtos Viáveis (MVP, voltados para o seguinte desafio: “Como oferecer uma experiência de viagem interessante, segura e agradável para os turistas do Maranhão? – Período: 21 a 25 de Setembro.
Trilha de conhecimento em estratégias de marketing digital no turismo
Com Marta Poggi (Curso + Mentoria individual), a Trilha trabalhará o fortalecimento da presença online do empreendimento, conhecendo as estratégias mais alinhadas ao mercado e ao consumidor 4.0, com uma das maiores especialistas em marketing digital do turismo – Períodos: 21 a 24 de setembro e 09 a 12 de novembro.
Oficina e mentoria sobre remodelagem de negócios
Analisar se o modelo de negócios está alinhado às novas demandas do mercado e se a sua proposta de valor está aderente a este novo cenário, são exemplos de perguntas que poderão ser respondidas através desta solução – Período: Setembro de 2020.
Curso “Gestão da Qualidade: como implementar processos nas empresas de turismo”
Nesta capacitação o empresário obterá conhecimento sobre como desenvolver, implementar e avaliar um sistema de gestão baseado em processos, visando a melhoria contínua e a busca da excelência do seu empreendimento – Período: Setembro de 2020.
Consultoria cliente oculto
Pelo ponto de vista de um especialista, será disponibilizado um diagnóstico sobre os pontos fortes e fracos do negócio e sugestões de estratégias para o aumento da sua competitividade – Período: Setembro/outubro de 2020.
Consultoria sobre biossegurança
Implantar ou revisar os procedimentos de segurança sanitária do empreendimento e treinar a equipe com a orientação de especialistas da área, reforçando a segurança e a competitividade do seu negócio é a proposta da consultoria – Período: Setembro/outubro de 2020.
Experiência do cliente
A importância de diversificar o portfólio de serviços com experiências autênticas alinhadas ao novo comportamento dos turistas. Esta capacitação dará todo o conhecimento necessário para a criação e/ou aprimoramento de produtos e/ou roteiros de turismo de experiência – Período: Outubro de 2020.
Minicurso sobre desinfecção química – Parceria IFMA Campus Barreirinhas
Aprimorar as técnicas de desinfecção química nos ambientes de trabalho, promovendo a redução do risco de contaminação e segurança dos seus clientes – Período: Setembro/outubro de 2020.
Capacitação sobre gestão de resíduos sólidos – Período: Outubro de 2020.
Oficina “Como implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável nos pequenos negócios do turismo” – Período: Novembro de 2020. Inscrições: loja.ma.sebrae.com.br.
Festival Gastronômico Sabores da Rota
A gastronomia da Rota das Emoções estará em evidência em um formato de festival inovador aquecendo a economia local de todo roteiro – Período: 26 de novembro à 06 de dezembro.
Vagas Limitadas!
Texto: Rosaline Dourado