Localizada bem ao norte do estado do Maranhão, a microrregião do Litoral Ocidental integra o conjunto da Amazônia Maranhense, também conhecida como Floresta dos Guarás. Além de paisagens naturais paradisíaca, a região possui um povo acolhedor e hospitaleiro. O potencial ainda inexplorado dos municípios que integram região deixa claro a sua vocação para o turismo.


Vizinho da Baixada Maranhense, o litoral ocidental foi por muitos anos chamado também de baixada, apenas recentemente passou-se a separar as duas regiões por suas características predominantes.
Reconhecendo todo esse potencial da região, o Sebrae tem estruturado um novo projeto de atuação com foco na estruturação da atividade turística. O novo projeto, denominado de “Roteiro Turístico Integrado da Floresta dos Guarás”, será lançado oficialmente no próximo dia 17, em Cururupu.


“A região da Floresta dos Guarás felizmente possui uma governança muito bem estruturada dentro do território e isso facilita a estruturação e implantação de um projeto com essa envergadura. Esta é uma ação ambiciosa do Sebrae Maranhão, que acredita no potencial e na capacidade de crescimento do turismo na baixada e no litoral ocidental maranhense”, afirma do diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.
São muitos os atrativos da região, a baixada com seus campos e planícies alagadas na maior parte do ano, o litoral ocidental com suas praias e ilhas exuberantes, como a mística Ilha de Lençóis em Cururupu, conhecida internacionalmente por seus encantos naturais e suas misteriosas dunas envoltas em toda fé e misticismo do sebastianismo.


A praia de Sassoitá, em Cedral; o quilombo de Frechal, em Mirinzal; as praias de Araoca e Atins, em Guimarães; a riqueza da religiosidade de Pinheiro; o famoso queijo de São Bento e as belíssimas margens do rio Turi, em Santa Helena; completam a lista.
Fase de estruturação
Atualmente, empresários, secretários municipais de turismo e outros representantes do poder público municipal, membros de órgãos e entidades ligadas ao turismo estão discutindo como será executado o projeto na região.
Tendo como base a metodologia GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultado) desenvolvida pelo Sebrae, os participantes estão construindo um plano de ação com sugestões baseadas nas fraquezas, oportunidades, forças e ameaças para o ecossistema empresarial da região.
Dois encontros já foram realizados nas cidades de Pinheiro e Mirinzal reunindo participantes de toda a região e outras duas oficinas já estão agendadas para acontecer no início da semana que vem.
“Precisamos ser criteriosos na construção do planejamento, por isso a preocupação em ouvir empresários, poder público e todos aqueles ligados ao segmento para que daqui saia um projeto com a cara da região”, enfatizou Luis Walter Muniz, coordenador estadual de turismo do Sebrae Maranhão, que tem conduzido os encontros na região.
O Projeto


Com execução prevista de três anos (2020 a 2022), o projeto terá como principal finalidade apoiar o desenvolvimento do turismo, aumentando o faturamento das empresas, por meio da ampliação do fluxo de turistas, com foco no empoderamento das governanças locais e na sustentabilidade do destino.
Batizado de “Roteiro Turístico Integrado da Floresta dos Guarás” o projeto será lançado oficialmente no próximo dia 17 de março, na cidade turística de Cururupu, em uma solenidade que reunirá lideranças, políticos e empresários de toda a região a partir das 09h no auditório do IEMA de Cururupu, no bairro Areia Branca.
Texto: Rosaline Dourado