Com o objetivo de identificar, sob a ótica do público atendido, quais são as necessidades de capacitação e consultorias para os empresários do trade turístico da Rota das Emoções no estado, o Sebrae Maranhão realizou no início deste mês uma pesquisa online. A sondagem sobre as necessidades para o fortalecimento dos pequenos negócios do turismo, com vistas no processo de retomada das atividades no segundo semestre de 2020, ouviu 49 empresários de 06 municípios que integram a Rota das Emoções no Maranhão, roteiro turístico que segue também pelos estados do Piauí e Ceará.


“Ouvir nossos clientes é sempre o fundamental para aprimorar ainda mais o nosso trabalho. A pandemia do novo Coronavírus modificou de diversas maneiras a nossa atuação dentro do estado, passando a atender, neste período, com ferramentas 100% online. Atualmente, estamos retornando aos atendimentos presenciais, respeitando todas as recomendações e os decretos das autoridades de saúde. Essa pesquisa nos mostra o que nosso cliente espera e assim podemos atendê-lo com maior assertividade”, destacou o Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros.
Entre outras abordagens, um tema levantado na pesquisa foi relacionado às novas modalidades de capacitação, que ganharam força com a pandemia do novo Coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações, o que não permite ainda capacitações presenciais.
Quando perguntados se participariam de capacitações online, através de vídeo conferências ou outras ferramentas, 93,9% dos empresários pesquisados respondeu que sim, o que deixa claro a adaptação com os novos canais de capacitação.
Ferramentas de uso cotidiano como Whatsapp e Telegram são as preferidas pelos empresários, 91,8% dos entrevistados disseram que uma capacitação por meio destas ferramentas facilitaria a participação tanto dos donos de negócios quanto das equipes de colaboradores.
A pesquisa quis saber ainda em se tratando da adoção de protocolos de segurança sanitária para retomada dos negócios, se os empresários estão necessitando de orientações especializadas sobre o assunto, que ainda é complexo para a grande maioria. 77,6% deles responderam que sim, que tem interesse em receber consultorias específicas sobre o assunto e desmistificar dúvidas que ainda existem, tanto para os empresários, quanto para os clientes.
Quando o assunto da pesquisa foi o campo da gestão dos negócios, dois dados chamaram bastante atenção. O primeiro deles foi a tendência do empresariado apontar a remodelagem dos seus negócios como principal assunto de interesse para o segundo semestre, seguido pela necessidade de aprimoramento no campo do Marketing Digital, sinalizado por 83,7% dos pesquisados como temática que eles gostariam de receber capacitação através do Sebrae.


Para o empresário, dono da Baluarte Ecoturismo e Presidente da Atratur (Associação do Trade Turístico de Tutóia), Patrick Araújo, o momento é de buscar motivação com a união e troca de experiências entre os empresários do segmento do turismo.
“Acredito que ao promover encontros virtuais ou assim que possível presenciais, com parceiros de outras localidades para troca de experiências, pode trazer mais motivação ao trade e isso contribui para que superemos o mais rápido possível essa crise provocada pela pandemia”, frisou Araújo.
Considerando o que apontou a sondagem, o Sebrae Maranhão dará sequência à programação de capacitações digitais através de uma Jornada Digital, que acontecerá de 11 a 13 de agosto e será aberta para empresários de todo o estado. Os detalhes sobre as oficinas que serão realizadas e as inscrições, que serão gratuitas e limitadas, podem ser acessadas na loja virtual do Sebrae Maranhão, no endereço loja.ma.sebrae.com.br
Texto: Rosaline Dourado