Com a queda no índice de incidência da Pandemia do Covid 19, finalmente prefeituras e governos começam a autorizar a retomada de parques, museus, espaços públicos e atrativos que fazem do Brasil um destino turístico de tamanha grandeza.


No Sul do Brasil, Piratuba, no Oeste catarinense reabre suas atividades e recomeça sua retomada após quatro meses de paralização de forma gradual. O objetivo é voltar a oferecer atrações de lazer, entretenimento e satisfação aos que buscam o município para desfrutar das delícias de suas águas termais terapêuticas que podem ser usufruídas em momentos de pura descontração e relaxamento nas suas agradáveis estâncias de águas mornas.
A prefeitura da cidade localizada, há 130 km de Chapecó, publicou decreto que autoriza reinício de atividades turísticas da principal estância hidromineral da cidade, Termas Piratuba, no último, dia 11 de julho para funcionamento em horário normal, das 08h as 18h, seguindo os parâmetros de segurança e preservação da vida.
Da mesma forma, uma portaria criada pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, editada em parceria com a Vigilância Sanitária, estabelece protocolos para o acesso e permanência de usuários nas dependências das Termas Piratuba dentro desse horário estabelecido de funcionamento.
Entre os principais pontos, destaca-se o controle da temperatura corporal de banhistas através da aferição, uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento de pelo mínimo 1,5 metros entre outras práticas universais amplamente adotadas para a retomada dos serviços da atração turística e todas as precauções necessárias.
Lazer, bem estar e relaxamento
As estâncias hidrominerais da cidade de Piratuba possuem piscinas termais olímpicas, semiolímpicas, infantis com playground, hidromassagens que proporcionam relaxamento, benefícios à saúde e seu bem estar para todas as idades, com diversas atividades que servem de terapia e entretenimento nesse município que tem no turismo sua base de sustentação econômica.


Com uma rede hoteleira de qualidade e sofisticação e suas infraestruturas termais, Piratuba se transformou em uma referência nacional e internacional depois da descoberta de um lençol de águas benéficas e saudáveis nas décadas de 60 e 70, localizadas há mais de 674 metros de profundidade, e que hoje encantam atraindo também vizinhos do Mercosul e da Europa, pela sua excelente estrutura, segurança, artesanato, história e gastronomia.
De volta ao passado


Um passeio no Trem Maria Fumaça datado de 1920 remete os visitantes ao passado. A viagem oferece uma visita a cidades vizinhas que também possuem estádias e estâncias bastante procuradas, entre elas a cidade de Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. Numa locomotiva a vapor, turistas partem da Estação Ferroviária de Piratuba/SC para a Estação Ferroviária de Marcelino Ramos/RS. 25 km separam as duas cidades, sendo o trajeto feito em 1h30 de duração para cada deslocamento, tendo seu ponto alto, a travessia de 455 metros de extensão da centenária Ponte Metálica que cruza o Rio Uruguai dividindo os dois estados e apresentando uma das mais belas paisagens da região.
Na vegetação, matas fechadas e abertas em meio a propriedades rurais que cultivam laranjas, entre outras frutas e plantações diversas. O passado é contado nas encenações de atores locais vestidos em figurinos de época, que retratam histórias e descobertas entre os dois estados, enquanto os viajantes recebem um serviço de bordo impecável na degustação de frutas e sabores da culinária típica da região. No vagão a musicalidade regional torna o passeio ainda mais agradável e prazeroso.




No lado gaúcho, três passeios são oferecidos: Um city tour às Thermas de Marcelino Ramos, um City tour ao Santuário de Nossa Senhora do Salete – uma cidade conhecida pelo turismo religioso –, e um passeio pelo centro da cidade. Da estação, a Termas de Marcelino Ramos pode ser alcançada em menos de 5 minutos, através de uma escadaria. Se o visitante resolver pernoitar, hotéis e pousadas com serviços de excelência são oferecidos no lugar. Um turismo em conjunto que atrai visitantes aos dois destinos.
Informações sobre a retomada das atividades das Termas Piratuba, podem ser obtidas pelo fone: (49) 3553 0132 em horário comercial.
Texto: Gutemberg Bogéa