São Simão encerra a Folia 2020 com o Bis do Carnaval no município de Rosário neste domingo

A festa batizada como Bis do Carnaval é também um convite aos visitantes conhecerem às belezas naturais de municípios que compõe o Polo do Munim

Uma festa carnavalesca para fechar a temporada de folia no Maranhão acontece neste final de semana. O já tradicional Bis do Carnaval de São Simão promete reunir, no domingo (8), um grande número de visitantes no povoado para curtir a folia e desfrutar dos banhos e recantos existentes nos municípios que compõem este roteiro de rios e cachoeiras, nos arredores do pequeno povoado rosariense.

São Simão prepara mais um Bis do Carnaval para seus foliões e visitantes – Foto: Gutemberg Bogéa

São Simão fica situado a apenas 75 km de São Luís. Pertencente ao município de Rosário, que é banhado pelo rio Itapecuru; o lugar oferece uma cultura diferenciada, onde se destacam o Boi de São Simão, as batucadas de samba e outras manifestações que fazem do local uma referência em brincadeiras tradicionais.

Uma região que encanta pelos seus inúmeros banhos em meio à natureza – Foto: Gutemberg Bogéa

A região apresenta rios com banhos de águas cristalinas, inúmeras lagoas propícias à prática do turismo ecológico. De Rosário, outros municípios próximos podem ser rapidamente encontrados, tais como Morros, Axixá, Presidente Juscelino, Humberto de Campos e Icatu, cidades que também apresentam várias opções de lazer para os turistas.

Radiolas fazem a festa dos brincantes – Foto: Gutemberg Bogéa

festa acontece por todo o domingo, com início a partir das 10h, onde muitas radiolas fazem a festa e término na madrugada de domingo para a segunda-feira, nos quais se apresentam blocos organizados bastante originais, de diversas cidades e povoados adjacentes, além de blocos alternativos e bandas que participam da programação carnavalesca neste período que já foi batizado de Bis de São Simão, o que atesta a rica diversidade do carnaval praticado no interior do estado.

Batucadas tradicionais percorrem as pequenas ruas do povoado – Foto: Gutemberg Bogéa

O Carnaval do Lava Pratos de São Simão já se tornou uma tradição, que já contabiliza mais de 40 anos de existência, sempre atraindo centenas de pessoas durante sua realização. As apresentações são marcadas pelas performances dos grupos tradicionais da própria região; no entanto, por lá também são realizadas serestas e outras manifestações populares que atendem a todos os gostos e a todas as idades.

No Maranhão, existe a tradição do Lava Pratos já bastante conhecida na cidade de São José de Ribamar, realizada no final de semana seguinte aos dias oficiais de folia momesca; já em São Simão, a festa é realizada quinze dias após o carnaval.

Fuzileiros da Fuzarca durante participação no Bis do Carnaval em edições anteriores – Foto: Gutemberg Bogéa

O carnaval fora de época de São Simão é um reduto das manifestações culturais e genuínas de toda a redondeza.Logo no inicio da tarde, na porta das casas dos padrinhos e madrinhas das brincadeiras, os grupos se reúnem para logo em seguida saírem em cortejo pelas ruas principais do povoado.

Bicicleta do Samba também marcou presença no Bis do Carnavl. na foto, Gutemberg Bogéa e o jornalista Herbert de Jesus com integrantes da brincadeira – Foto: Vanessa Serra

Essa é a melhor parte da programação, quando as brincadeiras e povo se encontram espontaneamente nas ruas com muita originalidade e alegria. Fantasiados ou não, a diversão é garantida. Em alguns anos atrás, o bloco Fuzileiros da Fuzarca, de São Luís (MA), participou do Bis do Carnaval de São Simão, o grupo Bicicletinha do Samba também se juntou às brincadeiras locais formando uma festa memorável, em clima total de confraternização e saudação à Cultura Popular do Maranhão.

Com mais de quatro décadas de festa, a cada edição torna-se ainda muito mais forte, atraindo um grande número de turistas, além dos moradores da região.

A irreverente compositora Patativa com a jornalista Vanessa Serra por ocasião da festa – Foto: Gutemberg Bogéa

Com apoio da prefeitura do município, uma estrutura é montada na praça principal de São Simão para receber as atrações e shows, e a festa vai até às 2h da manhã. Este ano, estão programados para o encerramento shows de Frank Lima e Fábio Alta Tensão. Existem também iniciativas independentes com festas com DJs e radiolas de reggae. Uma tradição mantida, que nos apresenta uma oportunidade de um belo passeio pela região, onde se pode conhecer inúmeros recantos, pousadas, parques e atrativos que a região do Munim oferece. Viva o Bis de São Simão!

Texto: Gutemberg Bogéa

 



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *