Lua Cheia
“Quando o céu incendeia e acende uma estrela no coração/ Quando a lua passeia e a vida acontece numa canção/ É lá” – 14 Bis
A primeira das três edições da temporada 2021 dos saraus RicoChoro ComVida terá como palco os jardins do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM, Rua do Sol, 302, Centro). A tertúlia musical terá início às 17h30, no sábado, dia 23 de outubro. As atrações são o DJ Franklin, o Regional T.R.A.H.4 e os cantores Célia Maria e Tiago Máci (foto), num inusitado encontro de gêneros e gerações. O Regional T.R.A.H.4 recebeu este nome a partir das iniciais de seus quatro integrantes: Tiago Fernandes (violão), Rui Mário (sanfona), Arlindo Carvalho (percussão) e Henrique Duailibe (teclado). Formado especialmente para a ocasião, o quarteto reúne nomes de destaque em seus respectivos instrumentos, além de juntar ao menos três gerações da música popular produzida no Maranhão. Rui Mário é o diretor musical desta temporada dos saraus RicoChoro ComVida.


O poeta maranhense Celso Borges lança novo livro no Museu Histórico e Artístico de São Luís. É o primeiro lançamento presencial do mais recente trabalho de poesia do escritor maranhense. Evento vai acontecer durante realização do projeto Rico Choro, a partir das 17h30. O livro chama-se “Pequenos poemas viúvos” e reúne 90 poemas curtos, com prefácio do poeta Samarone Marinho e texto do escritor Luís Inácio. O projeto gráfico é da poeta Adriana Araújo, responsável pela edição da obra por meio da Olho D´água Edições. O livro tem ainda cinco fotos-texturas (cianotipias) feitas por alunos do IFMA, sob coordenação do professor Eduardo Cordeiro. A obra está à venda desde dezembro do ano passado, mas por causa da pandemia não houve nenhum lançamento presencial.


O programa Algo Mais, apresentado por Paulinha Lobão, terá edição especial Reggae neste sábado, 23. Entre as atrações: DJ Jorge Black, os jamaicanos Jackie Robinson, Norris Cole, Rosy Valença, Grupo Gdam, Honey Boy, o diretor do Museu do Reggae Ademar Danilo e o magnata Fauzi Beydoun (foto). Começa 12h.


Desde ontem, 20, até 24 de outubro (domingo), o Itaú Cultural realiza a programação de abertura de Dona Ruth: Festival Negro de Teatro de São Paulo. O evento chega à 3ª edição neste ano em que se comemora o centenário de nascimento de Ruth de Souza (1921-2019), pioneira no teatro, cinema e televisão como a primeira artista negra a conquistar projeção na dramaturgia brasileira. A programação segue on-line, também às 20h – com exceção do domingo às 19h – na edição do Palco Virtual do Itaú Cultural integralmente voltada ao festival e realizada via Zoom. Com artistas de diferentes regiões do país, é apresentada a ação Ato Artístico, com seis criações cênicas audiovisuais de artistas indígenas e negros do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul, revelando formas não-hegemônicas de olhar para o mundo. Todas as noites são encerradas com Giras de Conversa, em conversas com convidados sobre as apresentações. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados via Sympla. Mais informações: www.itaucultural.org.br. Hoje, às 20h, é exibida P E Ç A, da artista e provocadora de cena Rita Rosa Lende, do Rio Grande do Sul.


Uma verdadeira viagem no tempo e na história! É isso que os maranhenses podem conferir, no Salão “Casa de Portugal” no segundo andar do Convento das Mercês, situado à R. da Palma, N. 502 no Centro de São Luís. Trata-se da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”; que reúne dois séculos de história, em uma viagem emocionante contada nas páginas dos jornais desses dois países. O evento é uma promoção conjunta das seguintes entidades: Associação Portuguesa de Imprensa; Associação de Imprensa de Pernambuco; Vice-Consulado de Portugal em Belém; Camões Portugal / Instituto da Cooperação e da Língua; Consulado Honorário de Portugal em São Luís e da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro; com apoio do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.
A abertura da mostra aconteceu no último sábado, 16, com presenças das autoridades portuguesas que vieram a São Luís prestigiar o evento: Berta Nunes (foto), Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas; Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil; Maria Fernanda Pinheiro – Vice – Cônsul de Portugal em Belém. O Cônsul Honorário de Portugal no Maranhão Abraão Valinhas Jr. Recebeu a comitiva localmente.
A exposição estará aberta ao público até 19 de novembro.


O cantor e compositor Israel Costa celebra seus oito anos de carreira neste sábado, dia 23, no Reviver Hostel, com gravação de DVD do show que passeia pelos seus quatro discos lançados desde 2013. A noite também contará com o lançamento do novo single da banda Ventriloco Todas as cores, canção que traz coautoria com Enom Silva, e marca seu ingresso na banda assumindo os vocais. O DVD vai contar com músicas inéditas e também trará participação de vozes memoráveis de São Luís como: Sfanio, Jhoie Araújo, Ari Sousa, Regiane Araujo, Ana Bac e Leo Santo Raja.
Check In
* A Sommelier de chá e Tea blend, Cris Targino está com dicas sensacionais atendendo na Bioclínica Espaço Saúde, na Avenida dos Holandeses. Cris Targino também ministra cursos e realiza consultorias para hotéis e clínicas. Vale a pena conhecer! Para saber mais: @eucristargino / @bioclinica_slz. (98) 3235 7286/ 982336160.
*Todas as sextas-feiras, estamos no Thai Restaurante – Golden Shopping, Calhau. De 19h às 23h com uma trilha sonora instrumental, jazz, soul music e clássicos internacionais com set 100% vinil.
*Todos os domingos, temos live “Alvorada” de 7h às 9h, no Instagram (@vanessaserrah) e na Twitch, integrando a programação do coletivo UhManasTV.
*E teremos edição presencial do Sarau Vinil & Poesia na próxima quarta-feira, 27, 19h30, no Ramiro´s Gastrobar – São Marcos.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Use máscara, higienize as mãos, mantenha distanciamento seguro entre as pessoas. Vacine-se! Saúde para todos!