Primeira Classe

IMPACTO TURÍSTICO

Reunião extraordinária do Conselho Nacional de Turismo debate Coronavírus

Encontro reforçou empenho do MTur para informar trade turístico sobre ações adotadas pelo Governo Federal

Por: Rafael Brais

O Ministério da Saúde sediou na última quarta-feira (04), a 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Turismo com o objetivo de discutir as ações do Governo Federal para enfrentar o Coronavírus no país e ratificar os esforços do MTur para que o impacto no setor turístico seja o menor possível. Durante evento, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, detalhou para o trade turístico e autoridades presentes, as medidas adotadas para informar e orientar a população, e os turistas, sobre a doença.

Participaram da reunião o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo; o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; o secretário executivo do MTur, Daniel Nepomuceno; e dos secretários nacionais de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William Franca; de Integração Interinstitucional, Bob Santos; e de Estruturação do Turismo substituto, Hercy Filho.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, relembrou em sua fala que desde o primeiro caso suspeito de Coronavírus no Brasil, foi solicitado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a participação do MTur no Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-nCoV). O grupo foi criado pelo Governo Federal para deliberar sobre a doença.

Para ele, a reunião com os principais representantes do Turismo é fundamental para orientar o setor. “Importante estarmos neste momento reunidos para ter troca de impressões do impacto do Coronavírus no Turismo”, afirmou. “Por isso, convidamos para tratar disso, entender os acontecimentos e traçar um planejamento para vencer esse momento difícil causado por esse vírus”, completou.

Após abertura do ministro, o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo, apresentou dados atualizados do Coronavírus no Brasil e tranquilizou os membros do Conselho Nacional do Turismo sobre as orientações sobre realização de eventos. “Não recomendamos redução de viagens ou das atividades no comércio. Isso é infrutífero. É preciso adotar as recomendações do Ministério da Saúde e organizar eventos com algumas medidas de segurança e higiene”, disse, citando a importância da orientação sobre prevenção da doença.

Como exemplo, citou o baixo grau de letalidade e de transmissão do Coronavírus em relação a outras doenças. Uma pessoa infectada pelo Coronavírus transmite em média para 2 a 3 pessoas. No caso do Sarampo, um infectado transmite para 16 pessoas. “Não é a primeira vez que enfrentamos isso. Tivemos outras experiências, com o Zika vírus. Como diz o ministro Mandetta, é vida que segue”, afirmou.

O deputado federal Newton Cardoso Jr., presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, elogiou a reunião com o trade turístico. Para ele, a união entre os atores do setor é essencial para superarmos o Coronavírus no país. “Essa preocupação unificada é um grande passo para vencemos esse vírus”, declarou.

WTM Latin América confirmada – A diretora World Travel Market América Latina, Luciana Leite, confirmou a realização de um dos maiores eventos turísticos setor. A WTM Latin America será realizada em São Paulo de 31.03 a 02.04. “Está confirmadíssima. Inclusive, tivemos um aumento de 17% no número de inscritos em relação ao ano passado”, afirmou. O evento atrai anualmente um público mundial para se reunir e debater o rumo do setor de viagens e turismo.

Senacon – Juliana Domingues, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ressaltou a proximidade da instituição com os Procons do Brasil para alinhar procedimentos. O objetivo é acalmar o consumidor, orientar sobre os seus direitos e sensibilizar o cidadão para utilizar a plataforma Gov.br, canal digital que reúne os programas e ações do Governo Federal.

INTERCÂMBIO

Feira Da Via Mundo movimenta São Luís neste sábado

Quem nunca sonhou em vivenciar experiências no exterior por meio de programas de intercâmbio? O bom de tudo é que não há idade para fazer fazê-lo. Uma feira de intercâmbio que acontece neste sábado (07) traz a São Luís representantes de diversas instituições de ensino, desde escolas de idiomas, faculdades e high schools dos principais destinos para intercâmbios na atualidade.

É a 8ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo que já reuniu cerca de vinte mil pessoas ao longo de sete anos e colocou São Luís como referência Norte/Nordeste em receber alunos estrangeiros e enviar brasileiros para o exterior. O evento será realizado no horário das 13h às 20h, no Golden Shopping, Calhau

Na programação de abertura, haverá uma mesa-redonda sobre “Internacionalização do Ensino Público”. A Via Mundo juntamente com o Governo do Estado e parceiras estrangeiras tem enviado profissionais e estudantes tanto da graduação, quanto do Ensino Médio, oriundos do ensino público para o exterior. São programas com a coordenação da Via Mundo: Cidadão do Mundo com quase 300 acadêmicos vivenciando a experiência internacional, o IEMA pelo Mundo com quase 100 alunos contemplados. “Buscar informações sobre como acessar esses programas e como se planejar para a vivência do intercâmbio é o primeiro passo e a feira é uma grande oportunidade que conecta essas pessoas”, ressaltou Antonio Bacelar Júnior, coordenador Norte/Nordeste Belta (Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio) e diretor da Via Mundo.

Serão mais de 15 palestras com representantes do Canadá, Irlanda, Inglaterra, África do Sul e Suíça que falarão sobre programas de intercâmbio e profissionalizantes, além de estandes das diversas instituições onde o participante poderá ter atendimento personalizado e esclarecer suas dúvidas.

A feira de intercâmbio também consolida São Luís como referencial Belta em proporcionar experiências de internacionalização para um público diverso. Na capital maranhense, de 2018 para 2019, houve um acréscimo no número de viajantes em torno de 47% em busca dos destinos (incluindo os nacionais e estrangeiros) contabilizados pela Via Mundo, agência de intercâmbio referência no Norte e Nordeste e associada a Belta. A busca por essa experiência pelos jovens tem crescido a cada ano.  Se formos considerar apenas o deslocamento em território nacional, o acréscimo foi de 60%.

Quem for ao evento poderá concorrer a sorteios de bolsas de estudo e contará com a presença dos monitores do famoso acampamento do NR (destino nacional que virou febre entre os adolescentes) e muito entretenimento com a presença da equipe do “Te Orienta” e da seleção de basquete do Sampaio Correa.

Para participar dos sorteios das bolsas durante a feria é necessário contribuir com um quilo de alimento não perecível. A cada um quilo, o participante ganha um cupom e pode concorrer várias vezes. Na hora o sorteio é essencial que a pessoa esteja presente para ser contemplado com a bolsa.

Serviço

O quê: 8ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo

Quando: 07 de março de 2020

Hora: 14h as 22h – Feira – 13h às 14h – Mesa-redonda Internacionalização do Ensino Público no Maranhão

Local: Golden Shopping Calhau

 



0 Comentários


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *