A música acabou sendo uma válvula de escape para quem tem buscado ultrapassar essa fase do isolamento social, causado pela pandemia que abalou o mundo nos últimos meses. E o samba, ritmo genuinamente brasileiro, consequentemente tem ajudado em muito as pessoas a relaxarem. enquanto se busca incessantemente que uma vacina venha imunizar a população mundial dos problemas causados pela Covid-19 e sua terrível proliferação.
Dentro dessa realidade, todos continuam em seu dia-dia, seguindo orientações do Conselho Mundial de Saúde – OMS, mas também se adaptando as novas formas de vida que possibilitem vivenciar o trabalho continuo, contrabalanceando-o com momentos de lazer em meio a amigos e familiares.
Na capital maranhense isso tem sido uma constante entre apreciadores de uma boa música, e consequentemente de um sambinha, ritmo contagiante, principalmente na hora de extravasar, depois de uma semana de intenso trabalho.


Na busca de um bom bate-papo e um programa regado cerveja gelada e drinks coloridos do “habitué”, nos diversos bares e botecos, o programa tem levantado a autoestima e renovado a esperança.


Com o começo do ano, as férias escolares e o clima de folia no ar, mesmo com medidas de contenção de ambientes com capacidade muito alta, é evidente que os ânimos comecem a aflorar, principalmente em uma cidade de cultura efervescente, no sentido e na busca de momentos de lazer para quem busca “desopilar”, surgindo assim a vontade de sair e se divertir, o que para alguns é uma questão simples, enquanto para outros acaba sendo um fator complicado e de risco.
Em meio a todas essas incertezas e inseguranças, a verdade é que para se buscar o lazer, e os cuidados precisam ser redobrados e vividos cuidadosamente, obedecendo às restrições impostas pelas autoridades, cumprindo-as em toda a sua totalidade.
O mais importante é salientar que os cuidados precisam ser duplicados, tanto no tocante a higienização dos ambientes, como no distanciamento de mesas e pessoas, para que os locais possam oferecer uma diversão com responsabilidade, sem aquela aglomeração perigosa e situações de risco que possam afetar a saúde de seus clientes.
Para isso, é preciso uma conscientização geral, para que se possa respeitar o espaço do próximo, obedecendo limites e ausência de contato perigoso entre pessoas, para que todos possam conviver com sapiência e não prejudiquem aqueles que querem apenas um pouco de diversão, contribuindo, ao mesmo tempo, com aqueles que possuem ambientes comerciais e precisam do seu ganha pão para sobreviver de seu trabalho, valorizando a vida e o ganho para todos.
Para Diana Matty, Assistente Social moradora da Chácara Brasil, é importante se manter plena nesse momento de dificuldade que o mundo passa em meio a essa Pandemia.
“Não podemos descuidar de saúde. Todos esses protocolos sanitários precisam fazer parte de nossas vidas, isso enquanto não tivermos a certeza da cura desse terrível vírus. O isolamento social também pode nos causar transtornos psíquicos e é nesses momentos de lazer que conseguimos minimizar outros fatores prejudiciais”, afirma Diana.
Samba no A Dona do Tempero


Um ambiente saudável, aprazível e aconchegante, assim pode se definir o A Dona do Tempero, localizado na Chácara Brasil. Juntar todos esses atributos em um local que mistura música, verde e gastronomia é majestoso. O Samba da Dona tem disso, no local a Roda de Mesa faz um passeio pelos mais diversos momentos desse ritmo tão bem apreciado pelo brasileiro. Por lá, a Turma do Boneco, capitaneada pelo sambista Ério Pereira, desfila todo o seu repertório de longa estrada em um belo samba de roda que a todo sábado apresenta convidados e participações especiais, como a de Márcio Belo, que acontecerá neste sábado (23) a partir das 17h.
O Samba da Dona já mostrou que veio para ficar, apresentando talentos maranhenses que soltam as vozes nos mais diversos palcos da cidade, mostrando talentos reconhecidos e descobrindo novos grupos e artistas desse estado de imenso potencial artístico.


Para Lúcio Farah, proprietário e Dj residente da casa, comandando a pista do ambiente com clássicos dos anos 80, 90 e 2000, o A Dona do Tempero é uma casa que garante a diversão dos seus frequentadores. Com duas programações especiais, o “Projeto Só Flash”, com convidados nas sextas-feiras, a partir das 19h, e o “Samba da Dona”, aos sábados, estamos apresentando a São Luís um novo formato de diversão com segurança e responsabilidade.


“Queremos criar um laço familiar e de amizade, apresentado aos frequentadores um ambiente com uma boa música, petiscos apetitosos e um cardápio de dar água na boca, onde os saborosos pratos servidos são a nossa principal atração no quesito gastronomia, sem esquecer a diversão garantida”, comenta Lúcio.
O espaço no ambiente é limitado e preenche todos os requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária, onde a saúde é colocada em primeiro plano. O A Dona do Tempero fica localizado na Rua Campo Grande, Nº 40, Chácara Brasil – Turu. Contatos: 98 98174 7900. Facebook e Instagran: adonadotempero.


Texto: Gutemberg Bogéa