As ações de apoio à gestão, estruturação e promoção do turismo, promovidas pelo Programa de Regionalização (PRT) do Ministério do Turismo, serão atualizadas em 2021. Por meio de um acordo celebrado entre a Pasta e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o programa contará com novas medidas que terão o objetivo de fortalecer a atuação da rede de interlocutores do PRT no Brasil. A expectativa é de que as mudanças deem mais eficácia e um novo alinhamento com foco no ordenamento territorial direcionado à atividade turística dos municípios e de suas respectivas regiões turísticas.
Atualmente, a rede do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) conta com mais de 3 mil interlocutores em todo o país. São representantes de órgãos e colegiados de turismo municipais, regionais e estaduais, além de representantes da iniciativa privada, das instituições de ensino e do terceiro setor. Juntos, eles trabalham o desenvolvimento regional, o Mapa Brasileiro do Turismo que passará por atualização neste ano e contempla os municípios que integram as regiões turísticas definidas pelos estados para fortalecer a atividade e o desenvolvimento regional.
1° Tour de Experiência é realizado no Centro Histórico de São Luís


Com o intuito de mostrar a diversidade de atividades de vivência que a cidade tem a oferecer, foi realizado na sexta-feira (15), o 1° Tour de Experiência – Ressignificando a História, promovido pela G7MA – Cooperativa de Trabalho de Turismo e Receptivo do Maranhão.
O evento mostrou a interação entre as secretarias de Turismo e Cultura, contando com a participação dos secretários Saulo Ribeiro dos Santos e Marco Duailibe, respectivamente.
O passeio teve como trajeto a Praça Dom Pedro II com paradas nas ruas Portugal, da Estrela, do Giz, além do Beco Catarina Mina, Praça Nauro Machado, Largo do Carmo e Praça Benedito Leite, sendo finalizadpo o roteiro, na Praça do Poeta, ao lado da Prefeitura de São Luís.
O secretário de Cultura Marco Duailibe elogiou a iniciativa do grupo G7MA e ressaltou a importância das visitas a equipamentos culturais públicos de São Luís. “Projetos como o Tour de Experiência oferecem momentos de lazer, alegria e bem-estar ao turista e incentivam a parceria público-privada. Isso permite também que os turistas conheçam a nossa história e levem essa mensagem para seu círculo de convivência, disseminando essa prática cultural”, Afirmou Duailibe.