O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, anunciou que a Agência e a prefeitura de Belo Horizonte vão convidar comunicadores internacionais para promover o carnaval da capital mineira em 2026 no exterior. Freixo revelou a iniciativa na tarde desta quinta-feira (22), no Mercado Central, em coletiva de imprensa ao lado do prefeito da cidade, Álvaro Damião. “Vamos trazer jornalistas estrangeiros para cobrir o carnaval de Belo Horizonte, que é crescente, cada vez mais expressivo na cultura de rua, o que é muito brasileiro. O carnaval de BH é organizado, seguro, familiar e, o que é muito importante e sustentável”, afirmou.
Freixo visita Belo Horizonte para o lançamento do minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”, da série Turismo Transforma, iniciativa da Embratur que evidencia experiências turísticas com impacto social, econômico, ambiental e cultural em diversas regiões do Brasil. Na ocasião, ele destacou o potencial turístico internacional da capital mineira.
“O turismo cada vez mais é uma relação de experiência. O Brasil não é só sol e praia. É gastronomia, é cultura e é natureza, que são três elementos muito fortes em Belo Horizonte. É um potencial muito grande e, sem dúvida, uma oportunidade de colocar BH no mundo e fazer com que esses turistas internacionais venham para cá”, explicou.
O episódio do Turismo Transforma de BH é resultado do Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, lançado pela Agência em setembro de 2024, durante a ABAV Expo, no qual a Belotur conquistou o primeiro lugar. O minidoc Belo Horizonte: Destino Sustentável mostra a hospitalidade, a gastronomia, a força carnavalesca, a pujança cultural da periferia e do centro belorizontino como atrativos para turistas internacionais, além da força do setor turístico para dar sustentabilidade ao destino.
“Hoje lançamos um filme que é fruto de um prêmio que a Belotur recebeu pela relação de sustentabilidade com promoção do turismo. Ninguém hoje no mundo viaja para um lugar que não tenha responsabilidade com a sustentabilidade. Então, Belo Horizonte está à frente. A parceria com a Belotur e a prefeitura já existe e a promoção do carnaval é um bom caminho”, ressaltou Freixo.
O prefeito da capital mineira, por sua vez, afirmou que para fortalecer a promoção internacional da região é importante a proximidade com a Embratur. “Receber o presidente da Embratur em Belo Horizonte é uma alegria para nós e sinal do que queremos e vamos conseguir chegar, que é internacionalizar a marca de Belo Horizonte. E os belorizontinos ficam felizes porque querem Belo Horizonte na rota cultural, dos eventos e do turismo. Queremos Belo Horizonte na rota internacional. Não tem como você falar de rota internacional do turismo em BH sem passar pela Embratur e uma parceria com a Embratur”, disse Álvaro Damião.
Álvaro Damião ressaltou, ainda, que Belo Horizonte é a cidade do “sim”. “A gente vai implantar essa ideia na cabeça do belorizontino. Sim, eu vou fazer ecoturismo em Belo Horizonte. Sim, eu vou para o carnaval mais seguro do Brasil. Sim, eu conheço a capital das Minas Gerais. Sim, eu sei qual é a história do clube da esquina, porque nós vamos ter o nosso museu no bairro Santa Tereza. Sim, Belo Horizonte vai voltar a ser a rota cultural nacional e internacional”, garantiu.
Turismo transforma
A Embratur e a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) lançaram, na noite desta quinta-feira (22), na capital mineira, o minidocumentário “Belo Horizonte: um destino sustentável”. O evento aconteceu na agência de cultura e economia criativa P7 Criativo. Participaram do lançamento o presidente da Embratur e o prefeito de Belo Horizonte, além da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, e da gestora do P7 Criativo, Márcia Andrade Carmo de Azevedo.
Para Freixo, Minas é estratégica para a diversificação na promoção de destinos no exterior e uma importante representante da diversidade e da cultura dos destinos brasileiros. “O Brasil está vivendo uma boa fase no turismo. No primeiro quadrimestre, registramos a entrada de 4,4 milhões de visitantes estrangeiros, 51% a mais que nos primeiros quatro meses do ano passado. Isso é fruto de um trabalho coletivo de diversificação dos nossos destinos e Minas e Belo Horizonte são essenciais”, disse.
Edição: Redação JP Turismo