O Senac lançou em 2019, em nível nacional, a Biblioteca Digital, com o objetivo de proporcionar conhecimento com acesso fácil e rápido, mobilidade e facilidade para organizar o conteúdo. A plataforma abriga mais de 600 livros em formato digital, e ao longo dos dois anos de implantação, o Maranhão tem se destacado como o Estado que mais acessa o acervo reconhecido por universidades e institutos de educação de todo o país.
Somente no primeiro trimestre de 2021, foram 102.339 visualizações de páginas por alunos, 9.519 por instrutores, e 10.481 por funcionários do Senac no Maranhão, totalizando 122.339 visualizações ao acervo e ocupando o primeiro lugar no ranking nacional. Em segundo e terceiro lugar estão, respectivamente, os Estados de Minas Gerais e Pará.
Dentre as vantagens da Biblioteca Digital, destacam-se ambiente de leitura intuitivo; navegação interativa; acesso em tablet, computador e celular; biblioteca personalizada conforme seus interesses, e aprendizagem com autonomia. É possível ainda selecionar livros favoritos, adicionar anotações sobre o conteúdo e criar listas de leitura.
As publicações estão organizadas em dez áreas do conhecimento:
- Ciências Humanas
- Comunicação e Artes
- Design, Arquitetura e Moda
- Educação
- Gastronomia e Nutrição
- Gestão e Negócios
- Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho
- Saúde, Bem-Estar e Beleza
- Tecnologia da Informação
- Turismo e Hotelaria, Eventos e Desenvolvimento Social
Para conhecer a Biblioteca Digital do Senac, basta acessar bibliotecadigitalsenac.com.br ou baixar o app (disponível para iOS e Android).
Texto: Andréa Barros