

Seis propostas foram ser apresentadas no evento, que definiu o hino da Favela para o Carnaval de 2026.
O concurso para escolha do samba enredo do Carnaval 2026 da Favela do Samba foi realizado no último domingo (9) na quadra da escola (Sacavém) e teve como vencedores os compositores Luzian Filho e Josias Filho.
Seis propostas disputaram a etapa final do Concurso
Durante o evento foram apresentadas seis propostas, assim distribuídas:
Samba 01 – Compositores: Raul Silva, Paulo Silva e Paulo Silva Jr.
Samba 03 – Compositores: Luzian Filho e Josias Filho.
Samba 04 – Compositores: Sílvio Rayol, Marcos Ribeiro, Marlon Melo, Cecel Mix e Camarão Mendes.
Samba 06 – Compositores: Joellson Braga, Nestor Melodia, Allyson Freitas, Júlio Cunha e Cláudio Ribeiro.
Samba 07 – Compositores: Gilvan Mocidade e Zé Lopes.
Samba 08 – Compositores: Adelson Ferreira, Nilson do Cavaco, Diego Silva, Ivan Coracinha e Bilu Avelar.
Além da apresentação das seis propostas finalistas, o evento também contou com a participação das baterias da Escola Império Serrano e da Carcará da Favela, do grupo Nossa Fibe e do Bloco Tradicional Os Indomáveis.
Nesta edição, o concurso para escolha do samba-enredo para 2026 da Favela do Samba tem como tema: “Nelinha do Babaçu: da menina que buscava o fogo à mulher que trouxe sonhos, esperança e fé, uma metamorfose inspiradora!”, de autoria do carnavalesco Pedro Padilha.
Toda a diretoria da Favela do Samba estava presente na quadra da escola que contou ainda com uma parcela significativa de sua torcida organizada e dos apreciadores do movimento sambista e carnavalesco da cidade. Um dos diretores mais animados era o vice-Presidente da Favela do Samba, Rogerio Avelar, que estava visivelmente emocionado com a volta dos torcedores daquela ag4emiação carnavalesca. Ele desabafou: “A Favela voltou a ser Favela, presente, proativa e vitoriosa”.
Certificados, prêmios e mais
Além disso, a Sociedade Recreativa Favela do Samba concederá Certificado de Participação a todos os compositores que participarem do concurso. O vencedor do concurso recebeu um prêmio no valor de R$ 3.000 e mais o Troféu Lira de Ouro.
Segundo o regulamento do Edital do Concurso favelense, o samba vencedor também será gravado para divulgação do projeto carnavalesco de 2026 da Favela do Samba, ficando os direitos autorais cedidos à Escola promotora para essa temporada e os anos subsequentes.
O Presidente Euclides Moreira Neto destacou que essa escolha deveria ter ocorrido no último dia 26 de outubro, data em que a Favela do Samba completava 74 anos, todavia, minutos antes do início do concurso houve um apagão generalizado em todo o estado do Maranhão, o provocou o adiamento da final do concurso. Outro que se mostrava também muito animado, foi o diretor de carnaval da escola João Moraes, responsável pela organização do concurso. Disse João Moraes “mais uma vez mostramos que sabemos organizar o que há de melhor no carnaval de nossa terra”.
Texto: Joel Jacinto














































































