Na semana passada estive, a trabalho, nas duas maiores capitais brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo. Fui representando a Secretaria de Turismo do Maranhão, SETUR. Composto pela equipe do governador Carlos Brandão, divulgamos São do Maranhão, na capital cultural, Rio de Janeiro; e na capital econômica, São Paulo.
O governo do Maranhão, em ação conjunta das secretarias de Cultura, Comunicação e Turismo, levou nossa cultura para os dois maiores centros urbanos do país, divulgando a programação de São João do Maranhão 2025, com objetivo de fortalecer o Turismo e vender o Maranhão; consolidando como destino obrigatório no período junino, e das férias escolares.
Na primeira etapa da programação, no sábado (26/04), conto com o “Rio Bumba Bus”, que percorreu os principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, embalado o passeio ao som do Bumba boi. Por onde o ônibus passando era sucesso garantindo. O trajeto terminou na Lapa. No domingo (27/04), as apresentações dos bois de Maracanã e dos Sonhos aconteceram no Centro de Tradições Nordestinas Luís Gonzaga, na tradicional Feira de São Cristóvão, reduto da tradução nordestina.
No final da tarde, os brincantes foram para a Avenida Atlântica, onde reuniram muitos transeuntes, encantados com nossas manifestações culturais. Bonito vê a quantidade de maranhenses que moram no Rio, que atraídos pelo Boi, dançaram, resgatando saudades de tempos idos. Muitos não vêm do Maranhão faz tempo.
Do Rio a comitiva do governo e os brincantes foram para São Paulo, capital econômica do país. Na terça-feira (29) as manifestações foram na avenida Paulista, em frente à sede da FIESP, com apresentação do Boi de Sonhos e Boi Barrica, colocando os paulistas para dançar em pleno meio-dia, no intervalo do almoço.
Para encerrar a campanha de divulgação do São João do Maranhão 2025, à noite teve grande evento no Villaggio JK, na Vila Olímpia. O evento foi para mostrar o melhor do nosso São João para agentes e operadoras de viagem. Com a presença do governador Carlos Brandão e da primeira dama do Estado, Larissa Brandão, contorno com apresentações do Boi Barrica e Boi Sonho, além de nossa gastronomia.
O Maranhão, terra de Encantos está na prateleira, e nós da SETUR mostramos ao mundo nossas riquezas e tradições nossas. A cada São João aumenta o número de turistas que vêm se encantar com o que temos de melhor.
Nas apresentações no Rio e em São Paulo, muita gente foi conhecer o nosso folclore, como nossas manifestações culturais, que contagiaram o público presente. A cada ano, aumentamos nossas ações de divulgação, o que atrai mais turistas para o Maranhão e gera emprego e renda para nossa população. Nós, maranhenses, sabemos fazer festa, e, com o apoio governamental, só cresce a visibilidade do nosso Estado.
Levantamento do Observatório do Turismo do Maranhão, da SETUR, mostrou que 94% dos turistas demonstram interesse em retornar ao estado durante as festas juninas. Isso mostra o potencial que uma festa tem de cativar visitantes. Mas nós queremos ir além, mostrar a quem ainda não conhece a riqueza de nossas tradições juninas. O aeroporto de São Luís, Marechal Hugo da Cunha Machado, bate registros nos meses de junho e julho. Em julho de 2024, mais de 84 mil passageiros desembarcaram na capital. Em junho também do ano passado, foram mais de 77 mil desembarques.
Nossa meta é aumentar esses números, valorizando a cultura local e todo potencial turístico do Maranhão. Bater registros de visitantes é movimentar a economia, beneficiar grupos culturais e toda cadeia produtiva do turismo.
O resultado é visível. Temos, hoje, o maior São João do Mundo, com cerca de 60 dias de duração, e mais de 400 brincadeiras juninas diferentes.
Viva o São João, Viva o Maranhão, Viva o São João do Maranhão.
Luiz Thadeu Nunes e Silva – Engenheiro Agrônomo, escritor e globetrotter. Autor do livro “Das muletas fiz asas”. Instagram: @Luiz.Thadeu – Facebook: Luiz Thadeu Silva.