

Era uma quinta-feira, Dia Mundial da Meteorologia, quando veio à luz o suplemento JP Turismo naquele 23 de março de 1995. Seu berço foi a cidade de São Luís, no estado Maranhão, nordeste do Brasil.
Este ano o suplemente alcança sua edição de número 1.500. Durante estes 30 anos, pode-se afirmar que ininterruptamente o JP Turismo esteve à disposição dos leitores nativos como veículo de divulgação do turismo e da cultura do estado, sem perder o foco no mundo, confirmando sua vocação de guia para viajantes por excelência.
Nasceu sob o signo de Áries, da prosperidade, harmonia e das bênçãos de Ogum e de São Turíbio de Mongrovejo, grande defensor dos indígenas e denunciador de injustiças. A partir deste dia a história do turismo no Maranhão ganhou semanalmente páginas exclusivas, trazendo descrições pormenorizadas de destinos que com o passar dos tempos foram se consolidando como atrativos em crescente aumento do fluxo de visitantes, orientados pelo conteúdo do primeiro suplemente regular especializado do jornalismo maranhense.


A história do turismo remonta os séculos AC. Nos primeiros passos dessa história, gregos e romanos são citados como pioneiros da atividade. No Maranhão, o JP Turismo está categorizado como um pioneiro do jornalismo nativo. Na edição de número um foi enfatizar a força da religiosidade do povo maranhense, emoldurando a cidade do padroeiro São José de Ribamar, um dos destinos do turismo religioso mais visitados do país.
O JP Turismo seguindo seu vínculo contemporâneo ingressará agora em nova fase, apresentando variados formatos, ampliando a oferta de conteúdos e abrindo horizontes aos leitores e viajantes.
Nesse leque aberto para o futuro está incluído o novo formato impresso que segue a tendência mundial, no tamanho intermediário entre o tradicional standard e tabloide ainda visto nos países de grande fluxo turístico. Desta forma torna o produto mais confortável ao leitor, que em um só espaço e manuseio, poderá se informar sobre dicas de gastronomia, passeios, atrações culturais, enfim, toda gama de entretenimento, lazeres e contato com atrações naturais e múltiplas expressões da arte, seja culta ou popular.


A serviço do turismo
Ao longo da sua trajetória, o JP Turismo tem colocado em pauta todos os nove polos turísticos do estado do Maranhão, enfocando as 58 cidades com seus atrativos turísticos, além de outros destinos do país, e se expandindo para rotas internacionais.
Nessa busca de ser incorporado ao novo paradigma de comunicação, segundo ao qual não há mais uma fonte emissora de informações, em tempo muito breve o JP Turismo deverá apresentar uma gama de produtos que irão colaborar com esta transição. Dessa forma permitirá que o usuário escolha seus caminhos para a informação.
Nas edições do JP Turismo publicadas em três décadas de existência pode-se confirmar como o setor ganhou contornos econômicos definidos e passou a ser estratégico como uma das fontes de riqueza do país e seu povo. Quase dez anos depois do suplemento de turismo dar início à sua caminhada no Maranhão, o governo brasileiro criaria o Ministério do Turismo como pasta exclusivo ao segmento.
Em linha do tempo, o JP Turismo registrou o reconhecimento pela Unesco de São Luís como Patrimônio Cultural da Humanidade; o Tambor de crioula como patrimônio imaterial do Brasil, reconhecido pelo IPHAN em 2007; o Bumba-meu-boi reconhecido pela Unesco em 2019 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e recentemente os Lençóis Maranhenses foram reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidades em julho de 2024. São marcos de uma caminhada que com toda humildade temos digitais indeléveis.
Segundo o Observatório do Turismo do Maranhão, no ano de 2024 houve um aumento de 7% no número de desembarcados no estado em relação ao ano anterior. Na capital, o acréscimo percentual foi de 2,84% no mês de dezembro. São números expressivos e estimuladores para seguirmos em frente.


Em três décadas o JP Turismo acumulou um número significativo de leitores fieis, mantendo seus compromissos iniciais de reportar assuntos de interesse comum e apresentando sugestões para que o ambiente turístico seja cada vez melhor e mais acolhedor. Isso sem falar no impulsionamento da economia, com esplendorosa geração de emprego e renda.
Preferência, necessidades e expectativas. Este é o trinômio que o JP Turismo vislumbra nessa fase que se inicia, sintonizado com as novas formas de comunicação, lançando mão das ferramentas mais eficazes para ampliar a oferta de informações. Para isso continuará contando com seus leitores fieis e aos que virão.
Texto: Henrique Bóis