Há 16 anos, exerço com orgulho o papel de colunista do JP Turismo. Embarquei nessa maravilhosa equipe a convite de Gutemberg Bogea, um amigo especial a quem devo o primeiro espaço que consegui no jornalismo em São Luís, logo que voltei do curso que fiz em São Paulo. Por isso, no dia do aniversário desse suplemento que divulga o turismo nacional, deixo aqui o registro da minha admiração e carinho por esse grande nome, que luta para fomentar as belezas naturais e históricas do nosso estado. Obrigada, Gutinho!
De olho nos sintomas I
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por um agente chamado Mycobacterium tuberculosis e o contágio se dá de indivíduo para indivíduo. De acordo com o médico pneumologista do Sistema Hapvida, Walter Netto, os indivíduos portadores da tuberculose em fase de contaminação podem vir a lançar no ambiente gotículas contendo bacilos da tuberculose. Podem fazer isso por meio da tosse, por meio de espirros ou da fala e, ao penetrar as barreiras respiratórias de outro indivíduo, o Mycobacterium tuberculosis pode se instalar nos tecidos dos pulmões e desencadear a doença.
De olho nos sintomas II
A principal forma de prevenção é evitar o contato com indivíduos portadores da tuberculose, por isso, é preciso conhecer quais são esses indivíduos. Em razão disso, o diagnóstico precoce é fundamental. O Dr. Walter enfatiza ainda, que as pessoas que apresentem tosse persistente por mais de 3 semanas, devem procurar auxílio médico para investigação e análise diagnóstica. Outra forma de prevenção é a vacinação com BCG nas crianças.
VLI e Programa Atitude Ambiental
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferroviais e portos – trabalha, com prioridade, ações voltadas para a preservação do meio ambiente, por meio do Programa Atitude Ambiental. O objetivo da iniciativa é promover atividades e capacitações para auxiliar na compreensão das questões socioambientais e na conscientização sobre a importância do desenvolvimento de atitudes ambientais. No Maranhão, no ano passado, foram realizadas mais de 180 atividades e mais de 12 mil participações em seis localidades do estado. Para este ano de 2022, o programa já está em fase de planejamento com as instituições parceiras.
Sétima turma I
A BRK investe forte na geração de emprego e renda para os moradores de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, municípios onde atua no Estado, promovendo o Curso de Encanador, em parceria com o sistema FIEMA/SENAI-MA. A BRK também usa o curso como um celeiro de talentos para suas contratações. Desde a primeira turma, foram mais de 45 alunos do curso contratados pela empresa. O curso profissionalizante é gratuito, com carga horária de 160 horas, e voltado para moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. E visa capacitar alunos para a elaboração de projetos de instalações hidrosanitárias, planejamento e orçamento, técnicas de segurança do trabalho visando as normas da ABNT e a relação com a qualidade e o meio ambiente. Ao final, todos os alunos recebem certificados emitidos pelo SENAI.
Sétima turma II
As mulheres também fizeram boas participações nas edições do curso. Sintia Moraes, aluna da turma do Curso no Pátio Norte, declara: “Tenho muito orgulho em ter participado da 7ª turma do Curso de Encanador BRK em parceria com o SENAI-MA. Expresso meu sincero agradecimento e reconhecimento pela iniciativa da BRK que, em compromisso com a comunidade, nos ofertou esse curso, transformando não somente nossas vidas, mas visando a preparação dos alunos e a profissionalização e do mercado de trabalho local”.