Jornalistas de turismo visitam a cidade de Urubici/SC

Uma cidade incrustada na região serrana catarinense, conhecida por suas belas cachoeiras, pela produção do vinho de altitude, e por seu clima frio

Cerca de 100 jornalistas estiveram presentes ao 36º Congresso Nacional da Abrajet, na realizado na cidade de Urubici, na linda região da serra de Santa Catarina, distante 170 quilômetros de Florianópolis. Os jornalistas especializados em turismo, filiados à Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – Abrajet, estiveram reunidos do dia 27 de novembro a 1 de dezembro, onde participaram de reuniões, palestras e visitas as atrações turísticas de Urubici, uma cidade incrustada na região serrana catarinense, conhecida por suas belas cachoeiras, pela produção do vinho de altitude, e por seu clima frio, além da acolhedora amizade do povo da cidade e cidades da região.

O Presidente da Evandro Novak durante abertura do Congresso Nacional da Abrajet – Foto: Jurema Josefa

Os associados da Abrajet debateram as prestações de contas da seccionais, projetos a serem realizados pela entidade nacional e pelos estados entre outros assuntos pertinentes ao fortalecimento da ABRAJET fundada no dia 29 de janeiro de 1957.

Jornalistas de 14 estados em Urubici – Foto: Sérgio Moreira

Os 5 dias do congresso foi presidido pelo jornalista Evandro Novack, presidente da Abrajet Nacional e contou com as presenças de cerca de 100 jornalistas e convidados dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará, Tocantins, Sergipe, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba e Rio de Janeiro.

Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo reuniu autoridades do Sul do país na cidade de Uburici, em Santa Catarina – Foto: Sérgio Moreira

Para o Prefeito Antônio Zilli, de Urubici, o Congresso dos Jornalistas de Turismo é um novo alento para o município, onde mostramos o potencial turístico. “Santa Catarina é um estado muito acolhedor mas as pessoas, na sua maioria, conhecem o nosso lindo litoral. Queremos a partir deste congresso, mostrar as belezas naturais, a gastronomia do Planalto Serrano Catarinense.

O Morro do Campestre situa-se a 1380 metros de altura e tem acesso pavimentado – Foto: Seulecia Fontes

Morro da Igreja e a Pedra Furada fazem parte da Serra Geral, onde também está a Serra do Rio do Rastro, que é uma formação rochosa que tem origem no Paraguai, cortando diagonalmente o estado do Paraná e dividindo Santa Catarina entre o litoral e seu interior.

No Parque Turístico Quedas do Avenca, o destaque é a Cascata com 101 metros de queda e ponte suspensa – Foto: Seulecia Fontes

A Cascata Véu de Noiva fica no caminho do Morro da Igreja. Dentro de uma área particular e tem 62 metros e suas águas deslizam suavemente pelas rochas até chegar à piscina que se forma no final da cascata.

O mirante do Morro da Igreja/Pedra Furada é um dos principais cartões postais do município – Foto: Seulecia Fontes
Hotéis fazenda são um diferencial no município de Uburici – Foto: Carlos Lange

O cume do Morro da Igreja, a 1.822 metros acima do nível do mar, é o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, durante o Inverno as temperaturas não raramente chegam a abaixo de zero grau. E lá já foi registrada, extraoficialmente, a temperatura mais baixa do País, 17,8 °C, em 29 de junho de 1996. Urubici também é conhecida pelas suas diversas belezas naturais, e pela neve que no inverno de vez em quando pinta de branco Urubici, motivo para os turistas invadirem a cidade.

Palestrantes no Congresso, Bob Santos, secretário do Ministério do turismo, Rômulo, empresário, produtor rural  e proprietário de  pousada Serra do Panelão, presidente Evandro Novak, prefeito de Urubici, Antônio Zilli , Wirto Schaeffer, empresário e diretor do Hotel Urubici Hotel,   e  Antônio de Pádua, diretor da Pousada Valle do Avencal e presidente da  Associação de Hotéis e Pousadas de Urubici.

Urubici está no Caminho das Neves, localizada no Vale do Rio Canoas, e é a Terra das Hortaliças, é o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, além de ser conhecida pelo cultivo de maçã, especialmente, a variedade gala. Outro aspecto importante é o cultivo de erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão, apreciado no Sul do Brasil e em diversos países vizinhos.

Assinatura do acordo entre a Abrajet, representada pelo presidente Evandro Novak e a Afeet Brasil, associação de executivas de empresas turísticas, representada por Rosane Avila, presidente da entidade no Rio Grande do Sul, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

O próximo Congresso Nacional da ABRAJET será em Santarém, organizado pela seccional da Abrajet do Pará, que terá uma programação especial, com a possibilidade dos congressistas irem de barco até Parintins, no estado do Amazonas, para assistirem a tradicional festa dos bois Garantido e Caprichoso, que encantam milhares d pessoas pelas cores vermelho e azul.

Texto: Sérgio Moreira



1 Comentário

  1. Foi um congresso muito importante para toda Serra Catarinense, porem para Urubici ,foi muito especial a partir deste evento nossa “SUISSA “virgem será bem mais conhecida em todo Brasil. Nós do Urubici Park Hotel que sediamos o evento agradecemos a todos a todos e esperamos que voltem na inauguração da ROTA DOS JESUÍTAS.


Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *