Racing e Cruzeiro decidem neste sábado (23), às 17h, no Estádio General Pablo Rojas, conhecido como “La Nueva Olla”, casa do Cerro Porteño, em Assunção (Paraguai), a Copa Sul-Americana 2024. Empate no tempo normal, decisão nos pênaltis. Os dois times nunca conquistaram a competição, que tem como atual campeão a LDU, de Quito-EQU. O último campeão brasileiro é o Athletico-PR, que venceu em 2018 e 2021. Já a Chapecoense foi campeã em 2026.
Os times chegam fortes para essa decisão, com um ligeiro favoritismo dos argentinos, segundo alguns analistas de campo. Na fase de grupos, o Racing teve a melhor campanha e conta com o artilheiro da competição, Adrián Martínez, com nove gols. Nas quartas de final, o Racing eliminou o Athletico[1]PR, com uma derrota (1×0), em Curitiba, e uma goleada por 4 a 1, no Estádio El Cilindro, em Avellaneda.
Já nas semifinais, o Racing eliminou o Corinthians, com um empate em São Paulo (2×2) e uma vitória na Argentina (2×1). O Cruzeiro, por sua vez, nas quartas, eliminou o Libertad-PAR, com uma vitória fora (2×1) e um empate em BH (1×1) e nas semifinais, eliminou o Lanús-ARG, com um empate no Mineirão (1×1) e uma vitória na Argentina (1×0).
No Cruzeiro, Fernando Diniz preparou a Raposa para entrar com força máxima. Até por isso, todos os titulares foram poupados no duelo do meio de semana, diante do Corinthians. No Racing, o técnico Gustavo Costas apostará no talento do colombiano Juan Quintero, que vive uma grande fase.
Cruzeiro: Cássio, William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Walace, Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.
Racing: Gabriel Arias; Marco Di Cesare, Santiago Sosa, Agustín García Basso; Gastón Martirena, Juan Nardoni, Agustín Almendra, Gabriel Rojas; Juanfer Quintero; Maxi Salas e Adrían Martínez. Técnico: Gustavo Costas
Arbitragem: Esteban Ostojich (Uruguai)
Auxiliares: Nicolás Tarán (Uruguai) e Carlos Barreiro (Uruguai)
Var: Leodán González (Uruguai)
Edição: Gutemberg Bogéa