Mesmo com o enxame de artistas nacionais no folclore de São Luís, levando toda a grana dos artistas populares para fora da economia local, a capital maranhense conseguiu atrair um número bastante significante de visitantes para suas festas juninas, principalmente para as tradicionais datas que reúnem multidão, a Festa de São Pedro, na Madre Deus e o cortejo de São Marçal, no bairro do João Paulo.
O povo maranhense está de parabéns mais uma vez: índias, amos, burrinhas, curadores, pajés, doutores, cazumbás, caboclos de penas, vaqueiros campeadores, Mãe Catirina, Pai Francisco, bailarinos, cantadores, cantores e percussionistas em geral que fizeram mais uma vez, da festa folclórica do Maranhão, uma fantástica viagem na história cultural que embala o São João.
A festa e o conjunto de toda obra popular alavanca o folclore do Estado para um patamar do mais bonito e rico da cultura brasileira.
Que para o ano de 2025, as coisas possam voltar a entrar nos eixos, e o verdadeiro folclore local possa ser exaltado, e assim os arraiais locais possam voltar a dar espaço para um número maior de brincadeiras de raízes e tradições caseiras, tornando o São João mais autêntico e assim podendo voltar a ter uma cara mais maranhense.
Férias
O período que se iniciou esta semana de férias, nos proporciona a possibilidade e oportunidade de podermos aproveitar alguns momentos na companhia de pessoas que convivemos no trabalho, em casa e no lazer. E se passamos os seis primeiros meses do ano: janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho, na labuta do dia após dia, produzindo no local de trabalho, nos deslocando de um lado para outro da cidade, levando os filhos ao colégio, aulas particulares, curso de inglês, natação, judô e outras responsabilidade que exercemos na correria diária, chegou a hora de dar uma relaxada.
Agora é hora das secretarias de turismo e cultura incrementarem o turismo nas férias, realizando eventos em praias e praças para movimentar a capital e as cidades turísticas. Nas proximidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar oferecem um leque de passeios em meio a natureza, com destaque para praias, ilhas, mangues e uma gastronomia saborosa.
No Sul do Maranhão, Carolina, Riachão, Estreito, Imperatriz, são um convite ao desfrute das mais belas cachoeiras, rios, praias de épocas, onde são explorados também os mais diversos esportes radicais.
Na região do Munim muitos banhos em rios, lagos, lagoas, podem ser visitados. Cidades como: Rosário, Morros, Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Primeira Cruz, Humberto de Campos até se chegar aos Lençóis Maranhenses, Santo Amaro, Barreirinhas, Água Doce, Tutóia, Paulino Neves e Araioses.
Na baixada, os campos flóridos e a Floresta dos Guarás guardam belezas fantásticas. Alcântara, Bequimão, Guimarães, Cururupu, Cedral, Viana, Pinheiro, São Bento, Santa Helena e diversas cidades que compõe o Litoral Ocidental e outras regiões podem ser visitadas com uma pequena travessia Ferry Boat da Ponta da Espera ao Cujupe, ou até mesmo pelas estradas estaduais que levam também aos destinos. Então é só aproveitar o sol e o que a natureza nos oferece. Boas aventuras!