Lua Nova

“Tem gente que escreve até poesia/E rima saudade com hipocrisia/Tem assunto à bessa pra gente falar/Mas não interessa o negócio é amar…”, Dolores Duran
*******************X********************
A pulsante rítmica do Tambor de Crioula se torna super contemporânea quando se junta aos beats e bases eletrônicas, formando uma estética totalmente inovadora, pronta para contagiar todas as pistas do mundo. Nessa pegada, o músico ludovicense Ikaro, radicado no Rio de Janeiro, volta-se às suas próprias raízes e identidade cultural, e acaba de lançar ONÇA PRA TAMBOR, um single que estabelece uma conexão vibrante entre a cultura do tambor de crioula de Mestre Felipe e o hip hop. A música ONÇA PRA TAMBOR está disponível em todas as plataformas digitais, com clipe no canal do YouTube. É pra ouvir sem parar! Ikaro é formado em Produção Fonográfica, compositor, beatmaker, cantor e multi-instrumentista, atualmente, mora em Petrópolis (RJ). (V.S)
*******************X********************


“São Jorge é um santo guerreiro, mas é justiceiro, você se julga demais só por que tem dinheiro, cuidado com a maré de azar, eu tenho visto muito edifício desabar…Vou te dar a prova vê se mora…” Esse outros versos e prosas, vive a rica obra de Maria do Socorro Silva, para os íntimos, Dadinha, e para todos nós, Patativa!
Neste sábado, 05, a artista maranhense Patativa, completa 87 anos. Conhecida por sua irreverência e autenticidade, Patativa é compositora de samba, brincante da Turma do Quinto, integrante da velha guarda do grupo Fuzileiros da Fuzarca, da Madre Deus.
Vive uma vida simples, agora encontrando-se com saúde debilitada, aos cuidados de sua filha única, Vanda, na residência da família na Vila Embratel.
Ela sempre gostou de festa, e costumava celebrar seu aniversário com feijoada e mocotó, além da bebida “grelo da nega”, uma mistura de cachaça com ervas, que ela mesma preparava, servindo amigos, parentes e agregados. Esse ano, embora diferente, a tradição será mantida, pois uma turma de artistas vai se reunir na Rádio das Tulhas (Feira da Praia Grande) para prestar homenagens a esta mulher que pode ser considerada patrimônio cultural da cidade. Patativa é natural de Pedreiras (MA), gravou seu primeiro disco, em 2014, aos 77 anos, “Ninguém é Melhor Do Que Eu”, em seguida, lançou “Sou de Pouca Fala”, ambos pela Saravá Discos, selo do cantor e compositor Zeca Baleiro. Ambos em todas as plataformas digitais.
Quem desejar contribuir com a campanha solidária a Patativa pode entrar em contato com a filha dela, Vanda, através do whatsapp: 98 99612 2144. (V.S)
No detalhe, um registro nosso (Patativa e Vanessa Serra) durante o carnaval de lava-pratos em São Simão (MA), em 2010. Viva Patativa!
*******************X********************


Tarde especial para trocar ideias, ouvir muita música, se divertir e adquirir preciosidades para a coleção … Essa é a proposta da Feira de Vinil da Tralha, neste sábado, 05, a partir de 16h, na escadaria de cantaria da Rua do Giz (foto), eleita a sexta rua mais bonita do país, no coração do Centro Histórico de São Luís.
Serão mais de três mil discos disponíveis à venda, entre raridades e lançamentos, LPs e compactos, com valores promocionais. Em nova fase de consumo, o vinil, tem voltado a ter lugar de destaque nos lares brasileiros; difundido, sobretudo, através do trabalho dos DJs, colecionadores e adeptos a essa mídia tão preciosa. Inclusive, contagiando as novas gerações. O Vinil tá na moda!
A Feira de Vinil da Tralha está em segunda edição, e nesta ocasião, haverá discotecagem analógica em long set de La Sierra e convidados… (V.S)
*******************X********************


Sinônimo de humildade, alegria e obediência, São Benedito é um dos santos mais populares do Brasil e é reconhecido como protetor da cozinha e dos cozinheiros. No Maranhão, é também protetor do Tambor de Crioula. No Brasil, São Benedito é celebrado em diferentes datas, a grande maioria dos brasileiros o celebra em 5 de outubro, data escolhida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos anos 1980. Mas em algumas cidades brasileiras, como Aparecida (SP), e no restante do mundo, festejam o Santo em abril.
Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída no final do século XVII por escravos, em estilo barroco, na Rua do Egito, Centro Histórico de São Luís, a missa de São Benedito será ao meio-dia, deste sábado, 05 de outubro. Mas o Festejo ao Santo sempre acontece no mês de agosto, em razão de suas raízes históricas; os brincantes do Tambor justificam o fato por considerar o luar de agosto ser o mais bonito do ano… São Benedito é o símbolo mais importante da resistência cultural e religiosa do povo afrodescendente no Maranhão. (V.S)
*******************X********************


Venerada em todo o país como símbolo de proteção e amparo, em São Luís, seu culto ganha ainda mais destaque na paróquia da Foz do Rio Anil. Tem início nesta quinta-feira (3) o festejo de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil no bairro do Cohafuma com a recepção das imagens peregrinas de Nossa Senhora Aparecida, a partir das 18h, seguida de recitação do terço, ladainha e missa solene celebrada pelo pároco, padre José Raimundo Trindade (foto). O tema deste ano é “Mãe Aparecida, Rainha da Fé” e o lema “Feliz aquele que acreditou” (LC 1,45). O Festejo vai até o dia 12, com missas e encerramento com a Coroação de Nossa Senhora pelo arcebispo de São Luís, D. Gilberto Pastana, a partir das 18h30. (V.S)
*******************X********************


Em São Paulo, Aldo Scaglione, guitarrista e violonista, é um dos mais respeitados arranjadores e pesquisadores de jazz e bossa nova no Brasil, André Growald, pianista, e Nenê Vianna, contrabaixista, são os músicos da série “Quintas de Jazz”, um evento que celebra o legado e a tradição do jazz na cidade de São Paulo. A iniciativa recebe a curadoria do produtor cultural luso José Manuel Diogo, e está em temporada, todas às quintas-feira, até novembro, no Hotel Vila Galé Paulista, das 19:00 às 21:30. Mais informações:
E-mail: paulista.recepcao@vilagale.com. (V.S)
*******************X********************
Check In
*Feliz aniversário a Maurício Capella, aniversariante deste domingo, 06 de outubro. Capella é um exímio conhecedor do áudio, sempre na vanguarda e realizando grandes eventos. Formado em Administração, além de empresário, técnico de som e também DJ e produtor musical, apresenta todos os sábados, às 16h, na Rádio Timbira, 95,5 FM, o programa Reggae Praia. Saúde e sucesso!!
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
*******************X********************





































































