Lua Minguante
“Força da imaginação, além dos pés e do chão/Chega lá, o que a mão ainda não toca/Coração um dia alcança”, Ivone Lara
******************X********************
O Antropoceno, era geológica que estabelece os impactos humanos sobre a natureza, será problematizado enquanto fonte de opressões em nova aula aberta do programa “Apontamentos”, no Centro Cultural Vale Maranhão. Feminismos, contracolonialidade, diversidade epistêmica, corporeidade e narrativas são alguns dos eixos que serão acionados por Raquel Noronha em: “Cinco notas para superar o Antropoceno” às vésperas do Dia Internacional da Mulher. Uma das propostas é romper com a ideia de que só o conhecimento ocidental é válido e com sistemas de opressão ligados ao capitalismo, racismo, patriarcado e exploração ambiental. Raquel Noronha é designer, mestre e doutora em Ciências Sociais e professora associada da Universidade Federal do Maranhão. Raquel coordena o NIDA, grupo de pesquisas narrativas em inovação, design e antropologia, a partir de uma visão decolonial sobre o design.
******************X********************
Foliã de carteirinha, e aficcionada pela Cultura Popular do Maranhão, a deputada federal Roseana Sarney reuniu a família e os amigos para festejar o Carnaval, em um baile que contou com show do Bicho Terra e da A Máquina de Descascar Alho, entre outras atrações. No detalhe, Roseana ao lado da poeta Laura Amélia Damous, poeta, membro da AML, amiga e parceira da Deputada, que ao longo de várias gestões, exerceu importantes cargos em órgãos públicos ligados a atividades culturais, como Diretora do Teatro Arthur Azevedo, Superintendente de Interiorização da Cultura, e Secretária de Estado da Cultura, entre 1987 e 1989, quando desenvolveu o programa de municipalização da cultura, responsável pela implantação de 36 Secretarias Municipais de Cultura, e revitalização do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.
******************X********************
A primeira parada da sétima etapa da oficina itinerante Trilhas e Tons é o município de Grajaú. As inscrições para a oficina de teoria musical aplicada à música popular já estão abertas e podem ser feitas no Centro Educa + Integral (antigo Colégio Mecenas Falcão, localizado na Praça Hilda Falcão, Porto das Pedras), em horário comercial. Qualquer interessado/a pode se inscrever, tendo ou não conhecimento prévio de música. Menores de 18 anos devem ser inscritos por seus pais ou responsáveis legais. Com 20 horas aula de duração, a oficina acontece de 17 a 21 de março, ministrada por Nosly, com coordenação geral de Wilson Zara, assistência de Mauro Izzy e coordenação local de Luiz Carlos Pinheiro – todos artistas reconhecidos na cena cultural maranhense. Trilhas e Tons VII tem patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Ministério da Cultura (MinC) e Zarpa Produções Artísticas Ltda.
******************X********************
Nesta quinta-feira (6), a atual fase dos “Diálogos Baixadeiros – Falas sobre a Baixada”, Disciplina/Projeto de Extensão do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), teve um evento especial que marcou o encerramento da atual edição: contou com a participação dos artistas maranhenses Josias Sobrinho (Cajari/Penalva), Aziz Júnior (Arari) e Elizeu Cardoso (Pinheiro). Sob organização do professor Manoel de Jesus Barros Martins, do Departamento de História da UFMA, a iniciativa tem apoio do Departamento de História, do Curso de História, do Centro de Ciências Humanas (CCH) e do Colégio Universitário (COLUN) – local onde foi realizado o evento, foi o auditório principal. A entrada foi gratuita e aberta a todos os públicos. Na edição especial da quinta-feira, a programação teve início às 14h, com uma série de “Leituras sobre a Baixada”, com alunos da disciplina apresentando obras de autores e autoras baixadeiros.
******************X********************
Na próxima terça-feira, 11, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) dará início a uma série de oficinas que serão realizadas por todo o País ao longo do ano de 2025, chamadas Oficinas de Elaboração de Projetos Culturais de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio. A primeira será em Recife (PE), na Faculdade de Ciências de Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE), das 18h às 22h.
A iniciativa visa atender uma demanda recorrente por parte dos detentores de saberes, práticas e expressões culturais que integram o Patrimônio Cultural do Brasil, como o Frevo, o Ofício dos Mestres de Capoeira ou as Matrizes Tradicionais do Forró, por exemplo. A promoção dessas oficinas também é expressamente citada em planos de salvaguarda de vários desses bens culturais registrados como Patrimônio. Todas as etapas desse ciclo de oficinas serão ministradas por Clara Marques, produtora cultural e coordenadora-geral de Fomento e Economia do Patrimônio, do Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Iphan. Os interessados devem se inscrever através de formulário on-line e os participantes terão direito a certificado.
******************X********************
Com uma combinação potente de força e frescor, Clash chega ao mercado como a nova marca de perfumaria masculina do Boticário, que estabelece um marco como referência no território fougère – principal família olfativa da perfumaria masculina no Brasil. Com notas sofisticadas que modernizam o frescor, a fragrância é anunciada com o conceito “da pressão nasce a força”, conectando-se com o homem que não se intimida diante das adversidades e não teme enfrentar a pressão para emergir mais forte diante dos desafios.
Impactante do início ao fim, Clash apresenta um blend extraído sob alta pressão que capta a forma mais pura e fresca dos ingredientes em um processo inovador e mais sustentável.
******************X********************
Check In
*O/A Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras acontece todos os domingos, ao vivo, de 7h às 9h da manhã na Rádio Timbira, 95,5FM. O programa tem criação, produção, apresentação e operação musical da jornalista e DJ Vanessa Serra. Acompanhe no dial do seu rádio, Rádio Timbira, 95,5 FM, no site www.radiotimbira.ma.gov.br. E pelo instagram @vanessaserrah. O programa é inspirado nas tradições dos folguedos populares e nas lembranças musicais afetivas; destaca-se a produção fonográfica brasileira dos anos 40 a 90, e recortes do Maranhão; só vinis.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
******************X********************