Lua Crescente
“…Orgulho já nasceu comigo por isso na festa estoy a bailar/Eu tenho um sonho tão lindo, que eu era o vento eu era o mar”, Katu Mirim
*******************X********************
Criar novos usos para a farinha de babaçu, de produtos alimentícios até inovações para o mercado de cosméticos, moda e bioenergia. Esse é o foco central da “Maratona Farinha de Babaçu”, evento realizado pela Rede Mulheres do Maranhão e promovido pela Mandū – Inovação Social e Fundação Cargill, na próxima sexta-feira, dia 13, em São Luís (MA).
Proposto pela Rede Mulheres do Maranhão, o evento é voltado para estudantes com vontade de inovar, aprender e, claro, transformar o futuro de formas criativas e sustentáveis. Durante a maratona, o público irá se conectar com diversos agentes inovadores, além de contribuir para a sustentabilidade e soluções reais para o futuro da cadeia do babaçu.
Previsto para começar às 8h no Sebrae Lab (localizado no Sítio do Rangedor, na Av. Jerônimo de Albuquerque, no bairro do Cohafuma, em São Luís), a “Maratona Farinha de Babaçu” já está com inscrições abertas – são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de dezembro, por meio do link: https://bit.ly/495xWnc. No total, são 40 vagas, com prêmios que variam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00.
*******************X********************
Uma rica programação cultural marcará a realização da 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), que este ano tem, entre as novidades, o Festival Gastronômico do Babaçu, além do concurso da Melhor Farinha D’Água do Maranhão. São 04 dias de feira, com várias atividades acontecendo sempre das 8h às 22h. Começou dia 04 e vai até 07 de dezembro, na Lagoa da Jansen. Os shows sempre começam às 19h.
Na quarta-feira, 04, a cantora, compositora, escritora e encantadora Vanessa da Mata estreou o palco da FEMAP, com uma apresentação apoteótica. Na quinta-feira, 05, foi a vez de Leci Brandão. E nesta sexta-feira, 06, tem Mestre Josias Sobrinho, Rosa Reis e Zeca Baleiro. No sábado, 07, um ícone do brega mais rock’n roll e romântico brasileiro, Odair José (foto) fará show tendo ainda o magnata Fauzi Beydoun e a primeira dama do reggae Célia Sampaio em grande noite de encerramento da iniciativa. O acesso é com ingresso solidário: troca de um quilo de alimento não-perecível para a campanha Natal Sem Fome.
*******************X********************
Na próxima sexta-feira, 13, no quintal do Reviver Hostel terá uma grande roda de samba com o Bem Dito Samba recebendo o cantor e compositor João Cavalcanti (RJ) mais participações especiais dos sambistas Chico Chinês e Serrinha do Maranhão. Os ingressos estão disponíveis na Bilheteria Digital e revivereventos.com.br (sem taxa/VIA PIX).
Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, João Cavalcanti, quando era criança, participou de discos infantojuvenis e jingles publicitários, que o levaram a gravar com o Rei Roberto Carlos. João Cavalcanti herdou o amor pela música do pai, o cantor e compositor Lenine. Aos 18 anos, integrou a banda Rodagente, que fazia forró, época em que ele passou a frequentar muito a Lapa. Foi na zona da boemia carioca onde aconteceu a sua aproximação com o samba. Fundou o Casuarina em 2001, permanecendo por 16 anos. Em carreira solo, João lançou 4 álbuns, teve uma indicação ao Grammy Latino, fez turnês pelo Brasil e pelo exterior.
Em 2021, ao lado de Alfredo Del-Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda lançou o álbum Desengaiola, fruto de um encontro deles durante a pandemia, rendendo diversas apresentações no país, inclusive, uma delas aqui em São Luís, durante o Culturarte no Convento das Mercês em 2023, e outra, em setembro de 2022, quando João Cavalcanti fez show no Tebas Bar & Café, em comemoração aos 05 anos do Bem Dito Samba.
A saber, a primeira vez que João Cavalcanti esteve na capital maranhense foi em 2017.
*******************X********************
Neste domingo, dia 8, o multiartista maranhense Xerxes apresenta pela primeira vez o pocket show Laroyê Sessions. A apresentação acontece na programação da Ocupação Barroca SLZ 2024, às 19h, na Praça Manoel Beckman, no Centro de São Luís, próximo à Avenida Beira-Mar. No show, Xerxes apresenta composições autorais que compões o álbum Laroyê, um projeto de música eletrônica que tem entre suas referências as religiões de matrizes africanas, como forma de provocar a reflexão sobre o racismo religioso e combater o preconceito e a discriminação.
*******************X********************
Dezenas de grupos de tambor de crioula, mais Flávia Bittencourt, Tião Carvalho (foto), Rosa Reis, Adriana Bosaipo, Vinaa e Paulinho Akomabu acompanhados por uma banda regida pelo Maestro Zé Américo Bastos farão shows nos dias 13 e 14 de dezembro, no Crioula Festival. A programação vai sempre das 19h30 até 23h30, na Casa Barrica, situada no berço cultural da cidade, o bairro da Madre Deus. Uma oportunidade onde público e artistas podem exaltar as raízes dessa genuína expressão folclórica maranhense, patrimônio imaterial brasileiro. Crioula Festival é uma realização da Interart Produção Criativa, Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
*******************X********************
Nesta sexta-feira, 06, São Luís recebe mais uma apresentação do espetáculo “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”, da pianista Heloísa Fernandes e do flautista Toninho Carrasqueira, que passa por seis capitais brasileiras com patrocínio exclusivo do Instituto Cultural VALE através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). É na Igreja de São José do Desterro, a mais antiga e uma das mais bonitas da cidade, às 19h. Com entrada gratuita e aberto a todos os públicos, o espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Brasil União e Reconstrução. No repertório dos concertos, composições próprias e homenagens a grandes mestres da música nacional, como Pixinguinha, Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali.
*******************X********************
Check In
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
*******************X********************