Com movimentação em seus largos, no Anil (igreja) e no Monte Castelo (santuário), a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição terá seu encerramento no domingo vindouro, com vasta programação, em que a família católica maranhense, em São Luís, se reuniu para a tradicional louvação. Na Igreja do Anil, começou em 29 de novembro, e que terá fecho no dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro), perfazendo a novena (nove noites de reza), enquanto em Monte Castelo aconteceu em seu santuário um ciclo de 30 dias, iniciados em 8 de novembro.
Em todo transcorrer da festividade (Dia da Conceição ficou feriado municipal na capital maranhense), quanto se fazem notáveis em todos os anos, aconteceram momentos de muita convicção de devoção e fé com os comunitários pagando suas promessas feitas, e com agradecimento às graças alcançadas, e em forma de acesume de velas, e acompanhamento nas procissões. Nos largos dos templos, a comercialização de motivos religiosos (como terços e camisetas com estampas da santa) tem procura acentuada pelos participantes que os adquirem para si ou para presentarem parentes e amigos.
No domingo vindouro, assim, a Festa da Conceição do Monte Castelo terá seu apogeu com a missa campal, na tarde/noite, na Praça Aragão, e grande procissão com o andor da imagem glorificada de volta ao seu santuário. Na Festa da Conceição, no Anil, seu ponto culminante será o cortejo transportando o andor venerado pelas ruas do bairro com a chamada procissão luminosa. Nos dois concorridos eventos, diversas gerações se concentram em horas, realmente, de muita atenção pela participação em sua crença!
Tradição e devoção
A devoção a Nossa Senhora da Conceição é antiga em São Luís. Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, na capital maranhense, iniciaram em 1804. O primeiro altar dedicado à santa foi er[1]guido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos, na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal