Lua Nova
“Você diz que poesia não dá ibope/pois meta seu dedo sem tato/na tomada da palavra/pra ver se ela não dá choque”, Lúcia Santos
************************************
Nesta quinta-feira, 11, o lendário compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal fará show, aberto ao público, em São Luís. A apresentação faz parte da primeira edição do 1º Festival de Música Universal (MUN Festival), que acontecerá na Casa Barrica – Madre Deus. Considerado gênio, bruxo, mago e o mais inventivo músico brasileiro de todos os tempos, Hermeto Pascoal fará 88 anos no próximo dia 22 de junho. E a última vez em que esteve em São Luís foi em 2002, na ocasião do Festival Internacional de Música.
************************************


Ideias, emoções, opiniões, eu lírico e corpo inteiro…O Vinil & Poesia recebe Lúcia Santos como convidada especial nesta sexta-feira, 12, de 18h30 às 23h, no Caçarola Bistrô- Rua de Nazaré – Centro Histórico (anexo ao Reviver Hostel). A saber, Lúcia Santos é poeta, escritora, atriz e letrista. Maranhense de Arari, Lúcia Santos (foto) tem cinco livros publicados, Quase Azul Quanto Blues, Batom Vermelho, Uma Gueixa para Bashô, Nu Frontal com Tarja e Quinta Sinfonia. Na música, Lúcia tem parcerias com artistas como Kléber Albuquerque, André Bedurê, Adolar Marin, Roberto Sampaio, Jorge Macau, Pedro Moreno, Tutuca Viana, Kana do Brasil e Clarisse Grova, além do irmão Zeca Baleiro. Entre os projetos para este ano, estão o lançamento do livro Macabéa Desvairada, e a gravação de um álbum com parte de sua extensa lista de parcerias musicais. O Vinil & Poesia tem criação, apresentação e discotecagem de Vanessa Serra. O Caçarola Bistrô tem arquitetura peculiar, ambiente climatizado, variada carta de vinhos e cardápio gastronômico. Couvert: R$10. Siga: @vinilepoesia, @cacarolabistro.
************************************


A cantora Regiane Araújo fará uma participação especial no show de lançamento do disco Em Direção à Luz, da banda Cena Roots, que acontece nesta sexta-feira, 12, a partir das 20h, no Reviver Hostel (Centro Histórico). Regiane gravou faixa que dá título ao álbum, dividindo os vocais com Marvin Dali e Victor Cena. Ela é uma potência da música no Maranhão, se destacando por sua atuação dentro do reggae, se tornando uma referência contemporânea da força feminina no cenário musical do Maranhão. A discotecagem é de Adriano Sound. Ingressos: www.revivereventos.com.br.
************************************


“Reverberando “pedras”: o poder simbólico das radiolas de reggae”. Esse é o título do novo livro do Professor Doutor Euclides Moreira Neto que terá lançamento no próximo dia 19 de abril, às 17h30, na livraria da AMEI, no São Luís Shopping. A obra integra o lançamento coletivo de publicações da Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) com a chancela do selo daquela Instituição de Ensino Superior. A publicação trata-se de uma versão da dissertação “O poder simbólico das radiolas de reggae na cultura maranhense”, apresentada no Mestrado Interinstitucional (MINTER), por meio de convênio entre a UFF, UFMA e UNIVIMA, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação desenvolvido entre os anos de 2008 a 2011 com a orientação do Professor Doutor Afonso de Albuquerque, integrante do quadro docente da UFF.
************************************


A Missa de Sétimo Dia em memória do músico, compositor e professor José Alves Costa, carinhosamente conhecido também como Zezé da Flauta, vai ocorrer nesta quinta-feira, 11, às 19h, na Igreja Nossa Senhora da Glória – Av. dos Franceses, Alemanha.
A perda súbita deste notável ser humano, entusiasta da música instrumental e da cultura popular do Maranhão, na semana passada, causou consternação em toda a classe artística. Muitos amigos e artistas manifestaram pesar pelas redes sociais, entre eles, Mestre Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Rosa Reis, César Nascimento, Betto Pereira e Zeca Baleiro, que publicou este emocionante depoimento: “Fui surpreendido com a triste notícia da partida repentina de Zezé Alves, músico amigo, parceiro desde os primeiros anos de música e boemia em São Luís do Maranhão. Zezé, ou “Zezé da Flauta”, como foi conhecido por anos, foi, por muito tempo, O flautista da cidade de São Luís, entre os anos 70 e 80, num tempo em que não havia a fartura que hoje há de instrumentistas, escolas de música e métodos vários propagados pela internet. De flautista acompanhante de todos (e compositor brilhante, embora bissexto), Zezé passou a mestre professor, mergulhando nos estudos com uma devoção de santo. O que mais me impressionava em Zezé era justo isso, essa sua devoção fervorosa à deusa música, o amor que transbordava de seu personagem aparentemente ranzinza e mal-humorado. Tudo teatro. Zezé era puro amor. Desde o início deste ano, intensificamos o convívio, com as gravações do Songbook de Sérgio Habibe, genial compositor da safra especial dos anos 60/70, que rendeu artistas igualmente imensos como Chico Maranhão, Josias Sobrinho, César Teixeira e Chico Saldanha. Zezé foi encarregado de escrever as partituras das canções e acompanhou algumas gravações nos divertindo com seu humor ácido e moleque ao mesmo tempo. (O projeto nasceu da cabeça e das mãos de outro querido e saudoso amigo, Celso Borges, que pilotou as primeiras gravações com o músico/arranjador Luiz Maranhão Jr., e eu me responsabilizei pela continuidade do tributo)… Aproveitando para citar Ziraldo, outro gênio criador que também nos deixou, Zezé era o nosso “menino maluquinho” predileto. Da flauta, do riso desbragado, do afeto disfarçado de fúria”. Siga em paz, Zezé.
************************************
Check In
*Todo domingo tem Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras, de 7h às 9h, na Rádio Timbira – 95.5FM. Apresentação e pesquisa musical: Vanessa Serra (@vanessaserrah). Acompanhe no Instagram @vanessaserrah, na www.twuitch.tv/djvanessa serra, no site da emissora (https://radiotimbira.ma.gov.br/).
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leia mais no www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!
************************************