Lua Minguante
“Nunca deixe se levar por falsos líderes/Todos eles se intitulam porta vozes da razão/Pouco importa o seu tráfico de influências/Pois os compromissos assumidos quase sempre ganham subdimensão/ O importante é você ver o grande líder que existe dentro de você” – Zé Geraldo
A próxima edição da Feijoada do Maranhão acontece no dia 27 de Agosto, das 13h às 18h, no badalado Hotel Dayrell em Belo Horizonte.
A Feijoada do Maranhão contará com a diversos convidados vips, além de representantes da Imprensa de São Luís e de Belo Horizonte entre TVs, revistas e jornais, blogs e sites.
Entre as atrações musicais, Banda Baianeiros, Henrique & Manoel e a Bateria de Escola de Samba para relembrar os 31 anos da Feijoada do Maranhão. As camisas levam assinatura do artista Thiago Ferreira. E já estão a venda no Buteco do Maranhão. A Feijoada do Maranhão em São Luís vai acontecer no dia 22 de outubro no Rio Poty Hotel com a presença de mineiros e maranhenses. Mais informações na Av. Bias Fortes, 541 Bairro de Lourdes, Tel: 31 99235-3540


“Um álbum pra você” é o primeiro álbum de estúdio da cantora maranhense Gabi Carvalho. Com uma sonoridade que mistura brasilidade e soul music, letras que flertam com “nossas fantasias diárias, porém românticas”, já está disponível nas plataformas digitais. O álbum possui 8 faixas autorais, com a produção musical assinada pelo músico Memel Nogueira. A identidade visual do álbum é dos artistas Gleno Rodrigues e Gustavo Rock, que idealizaram o projeto junto com Gabi. Cantando desde os seus 11 anos de idade, Gabi Carvalho segue compondo e caminhando passo a passo em direção aos objetivos e sonhos dessa nova fase de sua carreira musical. Sucesso!


Nesta quinta-feira, 21, inicia a nova temporada do Sarau Vinil & Poesia, a partir de 20h, no Soul Lounge SLZ – Av. Litorânea – Calhau. Para a ocasião, o jornalista, poeta e letrista maranhense, Fernando Abreu, é o convidado especial com canções e poemas revisitando a obra de Bob Dylan e Bob Marley, entre outros inéditos do “Esses são os dias”, seu próximo livro que será lançado ainda neste semestre. Fernando Abreu será acompanhado do guitarrista Lucas Ferreira nesta performance intitulada “Bob & Bob – I and I”. A noite contará ainda com a discotecagem da jornalista e DJ Vanessa Serra, idealizadora da iniciativa.
Fernando Abreu é maranhense de São Luís. Viveu na cidade de Grajaú, interior do estado, até os 13 anos. Durante cerca de dez anos editou a revista de poemas ‘Uns & Outros’, ao lado de outros integrantes da ‘Akademia dos Párias’, grupo que agitou a cena literária na capital maranhense entre o final dos 80 e meados dos 90. Tem cinco livros de poemas publicados. Como letrista, tem parcerias com Zeca Baleiro, Chico César, Marcos Magah, Aziz Jr e Nosly, entre outros.


A cidade Patrimônio Histórico da Humanidade, São Luís do Maranhão, foi escolhida para abrir a rota de um belíssimo festival que saúda o DNA musical de nossa nação brasileira. É o Choro, Samba, Frevo, Samba-Jazz e Bossa Nova, que ouviremos e apreciaremos durante três noites de espetáculos, do Festival Instrumental Nacional (FINA), nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2022, de sexta à domingo, aberto ao público, na Praça Maria Aragão. A programação é extensa, mas, por enquanto, foi divulgado apenas o primeiro grande nome nacional, o bandolinista Hamilton de Holanda, que fará a abertura do festival no dia 19 de agosto, sexta-feira, às 20h, com o show Hamilton de Holanda Trio em homenagem a Baden Powell. Além dos shows, farão parte da programação, workshop, palestras e ações de sustentabilidade, em parceria com organizações não governamentais de reciclagem de lixo e medição de carbono para plantio de árvores na própria praça Maria Aragão.
A produção local leva a assinatura do tarimbado Guilherme Frota. Para saber mais e acompanhar tudo é só seguir: @festivalfina. Imperdível!


O Arte em Cores, iniciativa que se dedica à valorização da arte urbana, vai levar a Alto Alegre do Pindaré a ação de encerramento da segunda edição do projeto. Após a avaliação das 49 obras produzidas em 11 municípios do Pará e do Maranhão e do Pará e realizadas pelos selecionados na primeira etapa do projeto, os 10 artistas que mais se destacaram, sendo cinco maranhenses e cinco paraenses, foram selecionados para participar da criação de dois murais coletivos durante eventos de encerramento do projeto. No Maranhão, o evento acontecerá nos dias 20 e 23 de julho. Além da criação do mural, haverá oficinas gratuitas de pintura. O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. No detalhe, A artista é a Kailany, de São Pedro d’água Branca.


O cantor, beatmaker e multiinstrumentista, formado em produção fonográfica, Ikaro, nasceu em São Luís, e foi criado Em Petrópolis – RJ. Traz em seu DNA a veia artística, pois é filho de César Nascimento e Renata Gaspar. E em temporada na capital maranhense, nesses meses de junho e julho, aproveitou a Fonte do Ribeirão para ser o cenário de seu novo clipe do single Aquela Ideia, que acabou de ser lançado junto ao seu canal do YouTube. O link para acesso é https://www.youtube.com/watch?v=0NuSqtCCVHc. Confiram!
Check In
*A ‘Noite do Vinil’ no Thai Restaurante – Golden Shopping – Calhau tem a discotecagem da jornalista e DJ Vanessa Serra. O melhor da bossa-nova, rock e clássicos internacionais direto da ponta da agulha como trilha sonora para seu jantar especial. De 19h às 24h. Couvert: R$ 15.
*Para assessoria de imprensa fale com VS Comunicação e Cultura. Contato: 98 99177 2593 (WhatsApp).
*Obrigada pela leitura! Seja nosso parceiro (a)! Sugestões: vanessaserra1974@gmail.com.
* Siga no Instagram: @diario_de_bordo_slz. Leiam www.diariodebordoslz.com.br.
*Salve a Cultura Brasileira! Salve o Jornalismo Cultural Independente! Saúde para todos!