“Abelha fazendo o mel/ Vale o tempo que não voou/ A estrela caiu do céu/ O pedido que se pensou/ O destino que se cumpriu/ De sentir seu calor/ E ser todo/ Todo dia é de viver/ Para ser o que for/ E ser tudo”
Beto Guedes


A cantora Alcione realizou esta semana uma ´live´ solidária que reuniu milhares de espectadores no Brasil e no Mundo, onde angariou doações para várias entidades beneficentes, inclusive, para o programa ‘Mães de Favela’, do projeto “CUFA Contra o Vírus” da Central Única das Favelas. Outros artistas maranhenses também estão apoiando essa campanha como as cantoras e compositoras Célia Leite, Dicy Rocha, e o DJ Marcos Vinicius. Direto do Rio de Janeiro, Rita Benneditto (foto) gravou uma mensagem especial para as ações do “Mães da Favela”, no Maranhão. No momento, 650 mães de quarenta comunidades maranhenses estão recebendo o auxílio (vale-mãe) de R$ 120, durante os meses de abril e maio). A meta é ampliar o número de mães para receber o benefício. Para apoiar a iniciativa e para quem quiser doar, seja pessoa física ou jurídica, pode entrar no site: www.maesdafavela.com.br. Para conhecer as ações no Maranhão acompanhe @cufama.br e www.cufa.tacadasfavelasma.com.


O Clube do Chico de São Luís (MA) vai realizar uma ´live’ neste sábado, 25, às 16h, pelo instagram @clubedochico. Marconi Rezende e Ana Marques irão cantar grandes clássicos de seu repertório marcante com interpretações da obra de Chico Buarque e outros autores brasileiros. Bom demais!


Pensando nos artistas independentes que estão sem trabalho por conta da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Ekloos, que trabalha com aceleração social, em parceria com a mineradora Vale, criou o Festival Up!, uma ação que vai remunerar músicos, atores, escritores, bailarinos e humoristas com um cachê de 300 reais para conteúdo em vídeo. Qualquer artista pode inscrever seu vídeo no site do Festival Up! e uma comissão julgadora vai selecionar os conteúdos aptos a participar da mostra. O Festival ficará no ar durante três meses, oferecendo os vídeos selecionados ao público em geral. Mais de mil artistas serão beneficiados. Serão cinco áreas contempladas no festival: música, teatro, dança, literatura e humor. Para consultar o edital e se inscrever, é só acessar o site do Festival Up! (https://www.festivalup.org/inscricao). Em click, o cantor e compositor Claudio Nucci (ex-Boca Livre) presente no Festival Up.
Foto: Reprodução/Paulo RegisO jamaicano Kenyatta Hill (filho de Joseph Hill da lendária banda Culture) veio ao Brasil como convidado especial da Tribo de Jah, durante o carnaval este ano, onde apresentou-se no Bloco da Tribo, em São Luís (MA). Durante a ocasião, Kenyatta gravou uma música de autoria de Fauzy Beydoun. Inclusive, a faixa “Man Of Babylon” (O Homem da Babilônia) teve lançamento essa semana, fazendo parte da agenda de 35 anos de carreira da Tribo de Jah, pioneira do reggae no Brasil.


Maranhenses e toda a imprensa do Estado lamentaram o falecimento do jornalista Roberto Fernandes, na última terça-feira (21). Ele faleceu por complicações causadas pela Covid-19, aos 61 anos. Natural de Vitória de Santo Antão (PE), Robert Fernandes era maranhense de coração; formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e marcou sua geração pela forma e personalidade de exercer a profissão, com passagens pela Rádio São Luís AM, TV Brasil e Rádio Educadora AM, e atuação no comando do programa “Ponto Final”, na Rádio Mirante AM por vinte anos. No detalhe, o jornalista vestindo a camisa do seu time preferido Moto Clube, numa homenagem do cartunista Nuna Gomes.


O documentário “Maio Oito Meia”, lançado em 2017, agora está disponível no Youtube no canal do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (TV.MAVAM). O Doc faz parte de um projeto multimídia que engloba também um CD, LP e um livro que conta a efervescência cultural e política da cena universitária da cidade de São Luís (MA). “Maio Oito Meia” foi idealizado pelo jornalista e escritor Félix Alberto Lima (foto).
CHECK IN
* A nova campanha do Boticário para o Dia das Mães lembra que é fácil enxergar beleza onde tem amor. As cenas, captadas pelos próprios filhos dentro de suas casas, contam rotinas de brincadeiras e alegria ao lado daquela que eles tanto amam.
*No filme as crianças relatam como tem sido a rotina com as mães em casa e como cada uma delas se supera – como sempre acontece – em transformar o dia a dia em momentos inesquecíveis para todos.
*O comercial encerra com a mensagem: “Uma homenagem às mães que, como sempre, estão se superando pelos seus filhos”, trazendo o reconhecimento do Boticário a todas as realizações dessa mulher que nem sempre se vê como a vitoriosa que realmente é, todos os dias.
*A Estância Bela Vista (@estanciabelavistama) realiza a campanha “Distantes agora, presentes sempre”, e mantém um serviço gratuito de atendimento de apoio psicológico através do 98 98537 7848.
*Através do instagram @vanessaserrah estamos realizando lives com discotecagem 100% vinil às segundas, “Segunda de Lei”, e as quartas, “Vinil & Poesia”. Sejam bem-vindos!
*Obrigada pela leitura! Email para sugestões e contatos: vanessaserra1974@gmail.com.
*Acesse www.vanessaserra.blogspot.com.br.
*E confiram: https://jpturismo.com.br/category/colunas/diario-de-bordo. Cuidem-se! Saúde para todas e todos!!